setembro 11, 2020

Falsidade: como se proteger?

COMPARTILHE

A falsidade está em todos os lugares

A falsidade é um problema que pode atingir todos nós. Acreditamos que aquela pessoa é legal e sincera conosco, mas de repente se revela outra coisa!

O que fazer quando isso acontece? Quebrar o pau? Armar um barraco?

A melhor solução nunca é arrumar briga e agir com agressividade. Até porque diante disso muita gente acabará dando razão à pessoa falsa, que irá de novo dissimular e se fazer de vítima. Por isso tome muito cuidado ao ser enérgica/o demais quando reagir à falsidade.

Falsidade na família

falsidade-na-familia

Temos as famosas reuniões de família em que todos conversam e parecem se adorar. Mas quando um está ausente, pode haver alguém que se aproveita da situação para falar mal dessa pessoa pelas costas.

“Fulano gosta de se aparecer”, “Sicrano é folgado, não gosta de trabalhar”, “Fulana era bonita, mas engordou demais”, coisas que nunca dizem na cara de ninguém.

Difícil não conhecermos pelo menos uma prima ou um tio que se comportam com falsidade. Que muitas vezes são pessoas que pregam uma coisa nos seus ideais, mas na vida prática fazem coisas completamente diferentes.

Na família o melhor a fazer costuma ser ignorar essas pessoas, não ficar muito perto delas mesmo que sejam nossos parentes. Até porque não vale a pena. Para elas vale o ditado “parente é serpente”.

Seja breve quando conversar com elas. Não precisa ser grosseira/o nem nada do tipo. Tenha classe. Fique acima dessas pessoas. Só fale o menos possível de sua vida para elas, prefira conversar trivialidades, para que não tenham material para depois falarem de você pelas costas.

Falsidade no trabalho

falsidade-no-trabalho

Outro lugar que costuma estar cheio de pessoas falsas é o ambiente de trabalho.

Temos aquela pessoa que pela frente é seu “amigo”, te agrada, e quando você menos espera vai falar mal de você para o seu chefe.

Em vez de te dizer que está insatisfeito/a com algum aspecto do seu trabalho para você, vai tratar disso com o chefe. Fala que você é “mole” ou preguiçoso pelas costas, quando muitas vezes não é.o que ele quer é parecer mais dedicado para o chefe.

Ou então é aquela pessoa que vai fofocar com o chefe por exemplo que você conversa muito com tal colega X. Sendo que essa pessoa fica o tempo todo de conversa com o colega Y.

Infelizmente pessoas assim são muito comuns e o ideal é não termos proximidade com elas.

Falsidade em relacionamentos

Podemos também dar azar com relacionamentos amorosos com parceiros falsos. Que uma hora dizem que te amam e na outra estão flertando com outras pessoas.

Mesmo que não cheguem de fato à traição, esse é um problema que pode trazer raiva, desentendimentos e abalar sua autoestima.

Temos também aqueles parceiros que mentem o tempo todo. E que te elogiam pela frente mas te criticam pelas costas, dizendo aos amigos que você está gorda/o ou que é chata/o.

Nesse caso, se a pessoa não mudar, e você descobrir falsidades dela, o melhor é terminar

Falsidade na amizade

Na amizade vale o mesmo que em um relacionamento.

Quem é falso com você não é seu amigo. De que adianta ter um amigo falso?

É melhor cortar relações do que ter “amizade” com alguém que diz estar ao seu lado e na verdade está contra você, fazendo fofocas e mentindo.

Falsidade e máscaras

falsidade-mascaras

O que são máscaras?

Máscaras podem não ser exatamente algo negativo, e sim posturas que adotamos em cada ambiente.

Não somos exatamente a mesma pessoa em casa ou no trabalho. Com um amigo de infância ou com simples conhecidos. Em cada uma dessas ocasiões, podemos adotar uma “máscara” que serve para quele contexto.

O que não significa ser falso. Sua máscara no trabalho por exemplo é ter uma postura mais formal. Mas isso não é falsidade, falsidade é você fofocar de uma forma que pode prejudicar seu colega.

As máscaras de falsidade são aquelas que têm duas caras. De um lado uma sorridente, do outro uma amarga e maldosa.

Como lidar com a falsidade?

Em primeiro lugar, procure manter uma certa distância de pessoas que você sabe que são falsas.

Não fale muito sobre sua vida com essas pessoas, não se exponha.

Evite sair com elas, a não ser quando for necessário, como em confraternizações do trabalho.

Seja sempre superior. Evite dar razão a quem é falso perdendo a cabeça.

A falsidade é uma das coisas que mais nos fazem perder a cabeça.

Quando confrontados com pessoas falsas, podemos nos sentir desarmados pela capacidade dessas pessoas de mentir e ter mais de um rosto: uma máscara de duas faces, como mencionamos antes.

O mesmo vale para a hipocrisia, porque todos algum dia já lidaram com hipócritas, que também são pessoas falsas, inclusive consigo mesmas.

Pessoas assim não merecem a nossa atenção e nossa dor de cabeça.

Salmo 23: o melhor salmo para afastar a falsidade e pessoas falsas

“O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Este é um salmo que destaca o quanto é importante viver nossas vidas com consciência de Deus estar presente conosco. Ressalta o quanto é importante viver sem medo, e com segurança que não seremos afetados pelo mal.

Que Deus nos proteja da falsidade!

Simpatia para afastar pessoas falsas da sua vida:

Se você conhece uma pessoa falsa e fofoqueira que está atormentando a sua vida, coloque em prática a seguinte simpatia.

Pegue um copo ou recipiente branco e coloque um pouco de água nele.

Deixe no sereno por uma noite.

Pela manhã, pegue o copo ou recipiente em suas mãos e diga: “Que (nome da pessoa) saia da minha vida. Que viva feliz, mas bem longe de mim”.

Então jogue a água em um vaso em que irá plantar uma flor, simbolizando sua vida florescendo sem a presença dessa pessoa.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em nossas redes sociais.

Gratidão, Paz e Luz


Compartilhe!


VT-Post-Vanessa-Ramos
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.


Veja também...

outubro 26, 2020

outubro 13, 2020

outubro 1, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >