maio 25, 2021

Exú Gira Mundo: quem é ele e quais são suas características.

A história do Exú Gira Mundo

Conta a história do Exú Gira Mundo que a sua primeira vida na Terra se deu quando os Atlantes ainda existiam. E depois disso, reencarnou diversas vezes em regiões onde a população sofria pela sua tirania. Sendo assim, dizem que ele reencarnou na Lemúria, no baixo Egito, na África e em Mu.

Exú Gira Mundo

Ao mesmo tempo que foi amado, foi muito odiado e, de tanto reencarnar, acabou se perdendo, com muita confusão espiritual por ter a vivência de tantas vidas, até que em uma delas encontrou o amor de uma mulher que vivia entre o povo Hebreu, fugido do Egito, sob o comando de Moisés.

Depois dessa encarnação, ele começou a reencarnar mais para o Oriente e, assim, passou pelo Hinduísmo e pelo Xintoísmo, ficando menos tirano.

Dizem também que sua última encarnação teria se dado na época de Buda e que ali conheceu a sua real filosofia de vida e resolveu mudar. E, assim, ao desencarnar, já tendo vivido a última vida de forma mais espiritual, ficou responsável por semear novos compromissos pelas terras por onde passou e, assim, conheceu o Cristianismo e o Islã, vindo, inclusive, a auxiliar Maomé.

Depois de cumprido esse compromisso, passou a atuar em todo o planeta, trabalhando com religiões nascentes e crescentes. Hoje atua na Umbanda, como um poderoso guia espiritual ativo na esquerda, como um Guardião da linha de Exus e Pombagiras.

Por ter passado por diversas esferas, atuando em muitos setores e dimensões espirituais, além de saber se deslocar no tempo e no espaço com extrema destreza, recebeu o nome de Exú Gira Mundo ou Giramundo.

Ou seja, esse importante Guardião, de fato, girou por todo o mundo à procura de soluções para os problemas e para questões não resolvidas.

Características do Exú Gira Mundo

Como conta a sua história, esse poderoso Guardião trabalha na vibração de Xangô, porém, devido a carregar uma forte ancestralidade e por ter vivido tantas vidas, é uma entidade que pode vir em qualquer médium, ou seja, dentro da irradiação das sete linhas da Umbanda.

Pertence, principalmente, à Linha Negativa de Xangô e também trabalha junto a Oxalá no pedido de misericórdia.

O Exú Gira Mundo é conhecido por ser forte na quebra de demandas, afastar obsessores ou espíritos negativos e por desmanchar trabalhos. Além disso, ele também atua com os eguns (entidades sem luz), ensinando-os e encaminhando-os para tratamento e evolução espiritual.

Como poder negativo de seus trabalhos, persegue e prende espíritos desencarnados que vagam pelo plano astral, sem reconhecerem sua condição de mortos ou que ainda estão presos ao material e ao sentimental.

Como poder positivo de seus trabalhos, atua no bom entendimento entre as pessoas, facilita a realização de acordos, atua na melhoria do raciocínio e da compreensão. Além disso, é muito procurado por quem procura por justiça ou auxílio em algo que esteja trazendo sofrimento. E também ajuda quem não se considera merecedor das coisas.

Ele é o chefe de falange das entidades que atuam na esquerda e trabalha muito no plano astral cortando trabalhos de baixa magia e comandando seus falangeiros. Por isso, é muito difícil encontrá-lo pelos terreiros.

Seus falangeiros são: Exú Giramundo das Almas, Exú Giramundo do Cemitério, Exú Giramundo das Sete Encruzilhadas, Exú Giramundo da Rua, Exú Giramundo do Inferno, Exu Giramundo das Matas, Exú Giramundo da Praia e, ainda, o Exú Viramundo, que também pertence a essa falange, mas não carrega o Gira no seu nome.

Muito exigente, o Exú Giramundo trabalha de forma séria e centrada, ele não admite brincadeiras e quer sempre dar o exemplo, chegando a ser até um pouco sisudo. Durante a incorporação, é nítido perceber que o médium fecha bastante a expressão e fala bem pouco com outras entidades que também estejam no salão trabalhando.

Dessa forma, ele nunca pode fazer o mal quando pedido, mas devolve o mal que foi feito para quem o fez, é o justiceiro de Xangô, é o seu machado, já que é a sua irradiação mais forte. Funciona como a grande máxima de que “aqui se faz, aqui se paga.”

Normalmente, quando trabalham, os membros de sua falange bebem cachaça, absinto, whisky ou vinho e podem ser vistos fumando charutos e até mesmo cachimbos. Manipulam a fumaça e defumam seus consulentes e até ambientes.

Costuma trabalhar com diversos elementos, não tendo um campo de força único de concentração. Assim, ele pedirá ao consulente o que for preciso na hora para poder fazer o seu trabalho. Desta forma, poderá pedir por velas, punhais, pemba, etc. Também trabalha com moedas e dinheiro.

Seus médiuns costumam usar guias nas cores preto e vermelho, preto e amarelo ou pretas por inteiro. Entretanto, todas elas apresentam uma cruz de prata fosca (escovada).

Arquétipos do Exú Gira Mundo

Arquétipos do Exú Gira Mundo

Esse Guardião possui três formas de apresentação, que são adotadas por seus comandados, que também se identificam com o mesmo nome do Chefe, ou seja: Exu Gira Mundo.

Primeira: Quando vibra na forma do Exu Calunga, sua apresentação se assemelha a um anão e, por isso, algumas interpretações dizem que ele seria um duende.

Segunda: Quando vibra na forma do Exu Gnomo, se apresenta tal e qual.

Terceira: Quando vibra na forma do Exu Calunguinha, se apresenta como um Exu em forma de adolescente (mas não é um Exú Mirim).

Muitos pensam que são entidades diferentes, só que com o mesmo nome e que, por terem esses arquétipos de anão, duende e adolescente, esse Exú não tem força suficiente. Para concluir isso, baseiam-se em seu tamanho.

Em sua incorporação, normalmente se ajoelham no chão e fecham os braços atrás em formato de cruz. Não gargalham nem fazem qualquer barulho. Após saudarem os quatro cantos do terreiro, cumprimentam as demais entidades em terra e em seguida se posicionam em um único lugar para poderem fazer seus trabalhos.

Saudação ao Exú Gira Mundo e seu significado

Laroyê Exú Giramundo! – o seu significado é: Salve o Exú Giramundo!

Ponto cantado do Exú Gira Mundo

Exú Gira Mundo

Quem gira o mundo é Deus

Só Deus pode girar

E abaixo da gira do mundo

Seu Gira-Mundo é quem pode girar

Eu vou fazer uma oração

Foi Exu-Rei quem me deu

Eu vou fazer uma oração

Foi Exu-Rei quem me deu

Minha oração tem mironga

Meus inimigos não me tombam

Minha oração tem mironga

Meus inimigos não me tombam



Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

agosto 13, 2021

julho 23, 2021

julho 9, 2021

>