novembro 9, 2023

Exú do Ouro – Mestre da Prosperidade

1. Quem é Exú do Ouro?

Exú do Ouro

Exú do Ouro – Atualmente tem se ouvido falar muito sobre Exú do Ouro, mas pouco se tem explicado sobre ele. As informações mais compartilhadas de fontes confiáveis é de que esse Exú vibra a energia da prosperidade, Ele pode atuar juntamente com as falanges de Exú Chama Dinheiro, porém como toda a força de Exú, também é guardião e faz aberturas de caminhos, mas sua “área” mais especializada seria a da prosperidade material e a riqueza interior.

Em algumas culturas, está ligado a Orixá Oxum, Senhora do Ouro, além de atributos como: beleza, sensualidade, magia e maternidade. Há também alguns que fazem associações de Exú do Ouro com o Orixá Oxóssi, Senhor das Matas, da fartura e abundância e com Logun Edé, Orixá das Riquezas, Belezas da vida e Sucesso.

* Observação: Mais adiante nesse artigo, explicarei sobre a energia da prosperidade, como melhor compreendê-la e acessá-la, já que ela vai muito além da ligação com o dinheiro e é uma das grandes lições que Exú do Ouro tem a nos ensinar! *

2. Uma das histórias de Exú do Ouro

Sabe-se de uma história de Exú do Ouro, através de suas manifestações e incorporações em terreiros com ritualísticas e trabalhos amparados pelas entidades, que quando em vida Ele teria sido um ourives (pessoa que tem o conhecimento de fabricar materiais com joias preciosas e semi-joias).

Ao longo de sua vivência, Ele queria cada vez mais prosperar e expandir seus negócios nesse ramo de joias e dizia-se sempre ir em busca de coletar essas preciosidades, por isso Ele pode ter sido também um minerador.

Numa dessas aventuras em busca de joias preciosas, conta-se que teria ficado preso numa mina de ouro e que teria morrido em decorrência de uma catástrofe da força da natureza, com a queda d’água de uma cachoeira que havia próximo dessa mina.

Lá, teria ouvido uma voz feminina e doce como as águas da cachoeira, dizendo a Ele que se trabalha espiritualmente em prol do bem daqueles que desejam prosperar na vida, pois quando vivo, casais fortaleceram seus laços de amor com alianças que ele produziu, mulheres sentiram-se mais confiantes com sua autoestima, através das joias e acessórios de beleza que ele teria confeccionado.

Com o retorno financeiro do seu trabalho, Ele também fazia atos de caridade, ajudando os necessitados com dinheiro e comida, mas o amor-próprio dele se perdeu na ganância em querer mais e mais conquistas materiais, rumando para uma via de vício em materialidade e luxuosidade muito além do necessário, por isso morreu rodeado de ouro na mina, pois teria de aprender que aqui na terra se desfruta, mas nada se leva; um dia tudo fica, somente as pessoas se vão.

Assim teria nascido Exú do Ouro, mas as religiões que trabalham com entidades explicam que essa seria apenas uma das histórias de “um” Exú do Ouro, já que existem as falanges de espíritos que trabalham na força de uma entidade maior.

Os simbolismos do relato dessa história representariam sua ligação com a Orixá Oxum, que manifesta as águas das cachoeiras, ambiente em que ocorre movimentação e fluxo de águas claras e limpas.

3. O que a história de Exú do Ouro nos ensina?

Essa história pode nos ensinar sobre a realidade da prosperidade, que vai muito além do dinheiro!

Para se ter prosperidade, é necessário SER próspero, pensar próspero e sentir essa energia dentro de si mesmo (e não é exclusivo, TODOS nós possuímos essa força e capacidade).

Exú do Ouro

Exú do Ouro, assim como toda a força de Exú, em essência é o Orixá (força da natureza e força divina) que gera um custo de movimento, “custo” porque toda ação necessita de um “abastecimento” para acontecer; é como uma lâmpada que com os fios conectados, precisa de energia elétrica em funcionamento para assim emanar a corrente de força e finalmente fornecer a luz.

Ou seja, Exú nos ensina que todo movimento, seja ele interno ou externo, seja na sua ação própria ou da vida fluindo naturalmente, tudo tem um custo. Na linguagem de Exú, isso se chama “troca” e é Exú o próprio intermédio desse custo de movimento.

Há um ditado popular entre os estudos sobre Exú, que são como mistérios revelados a nós aqui encarnados para podermos aprender mais sobre nós, a vida e as divindades, que diz assim: “Sem Exú não se faz nada!”.

Pois é Ele quem se aproxima de nós, como guardião, protetor, como amigo, como um confidente ao ouvir nossas necessidades, medos, lamentos e é Ele quem faz toda essa movimentação para nos ajudar!

Mas Exú só ajuda quem realmente quer ser ajudado e quem faz a sua parte, quem também se movimenta, dá os seus passos, melhora seus pensamentos e vai em busca do que deseja.

Não adianta se acomodar e ficar só pedindo, essa é uma energia baixa que não funciona nas leis do Universo e do próprio Exú.

Reflita, você já viu pessoas ou você mesmo já se pegou desejando algo, mas lá no fundo, não tinha tanta fé de que conseguiria conquistar aquilo?

E como resultado, na sua descrença e falta de atitude em tentar conquistar aquilo, de fato não conseguiu?

Pois é, a prosperidade é uma ENERGIA e como citado, energia necessita de abastecimento, é necessário da sua parte ter a disposição de abrir a mente, eliminar crenças limitantes, trabalhar o seu amor-próprio e crer que você é merecedor daquilo que você deseja.

Esse é o segredo!

Exú do OuroConclusão:

Compreende agora, leitor, que o fluxo da prosperidade é um movimento que necessita ser gerado, cultivado, trabalhado, alimentado de alguma forma?

É como uma matemática: Desejo + Crença + Atitude =Merecimento e Realização.

É claro que receber oportunidades, ter caminhos abertos para tal e ter recursos são fundamentais, mas é aí que vêm o auxílio do Astral e Espiritual em trabalhar junto da gente, como nesse caso conectar-se ao Exu do Ouro; você com a sua fé, desejos e planejamentos e o Divino com o fluxo do movimento, refletindo aqui no plano material, aquilo que você crê para ser manifestado.

por Luara.


Luara vida tarot

Luara - Consultora VidaTarot


Olá Sou a Luara. Trabalho com os oráculos quase uma década. Utilizo Tarot, Cartas Ciganas, Baralho de Maria Padilha, entre outros. Também sou Terapeuta Holística e Numeróloga. Em meus atendimentos, eu priorizo as necessidades dos consulentes interpretando da melhor forma as mensagens dos oráculos, para proporcionar bem estar e trazer clareza às dúvidas que atrapalham o momento de vida. Sou Espiritualista, iniciada na arte da Bruxaria e os conhecimentos da magia Cigana, que fazem parte da minha ancestralidade. Estou disposta a te orientar no que for necessário, especialmente nas questões amorosas, financeiras e energéticas.


Veja também...

julho 6, 2021

março 22, 2021

janeiro 29, 2021


Já consultou nossas Tarólogas?

Faça sua consulta agora mesmo!

Consultas a partir de R$20,00 +  5 créditos grátis.*

consultoras vida tarot

*Na primeira compra