julho 23, 2021

Exu do Lodo: quem é ele e como atua.

A história do Exu do Lodo

Exú do Lodo

É possível que o nome desse poderoso Exu soe desconhecido para você. De fato é difícil encontrá-lo em terreiros de Umbanda. Ainda assim, é extremamente importante nos trabalhos de transformação e transmutação, ou seja, naqueles em que a energia de um lugar ou pessoa é modificada para a melhor.

A história do Exu do Lodo é uma história antiga, que remonta ao século XVIII. Ele foi um médico bastante conhecido em sua época, um doutor célebre por salvar as vidas de outras pessoas. Mas que tipo de pessoas?

Cabe dizer aqui que apenas gente importante e rica, de considerável poder. Prestava auxílio à alta sociedade, aos nobres e aos burgueses de posses, e deixava de lado os humildes e os pobres.

Sua desculpa era que precisava do dinheiro que recebia para financiar suas pesquisas. Ignorava pedidos de ajuda que não tinham relação com o recebimento de um pagamento, portanto não exercia a caridade, e acabava levando um estilo de vida extravagante e cheio de futilidade. Não era um homem que valorizava a fé e a religião.

Com o dinheiro que recebia dos burgueses, construiu dois hospitais, mas estes não estavam acessíveis aos que não podiam pagar para receberem tratamento neles. Eram hospitais de elite.

Sua mãe, que era uma mulher caridosa, chegou a insistir com ele para que mudasse, para que ajudasse os pobres, mas ele continuou a se negar. Os desprovidos de bons recursos financeiros portanto que ficassem sem atendimento!

Era um homem interesseiro e mesquinho. E sua arrogância e ganância só pioraram após o falecimento da mãe.

Por conta então do modo como levava a vida, quando a morte chegou para ele, assim como chega para todos nós, ele desceu para as profundidades dos planos inferiores.

Passou a vivenciar uma grande e constante dor. Assim deveria pagar pelos pecados e erros cometidos durante sua existência na Terra.

Foi necessário um longo período de purificação, até que sua mãe foi autorizada a ajudá-lo. Ela desceu ao Umbral, onde ele andava e rastejava pelo lodo, e estendeu-lhe a mão. O orgulhoso médico no começo não desejava segurá-la, até pela vergonha que sentia pelas suas faltas, mas por fim atendeu às preces da mãe e a agarrou com firmeza.

Assim, foi puxado para fora daquele inferno. Todo o dinheiro e o orgulho não tinham servido de nada do outro lado da vida. Todas as posses tinham virado justamente lama e lodo, que eram de certa forma manifestações da sujeira que ele tinha por dentro e que havia espalhado ao seu redor.

Arrependido, recebeu uma nova chance para se redimir e reencarnou em uma família humilde, em uma tribo distante da civilização.

Nesse ambiente pobre, precisaria aprender a lidar com a precariedade.

O Exu do Lodo levou no entanto, uma vida curta ali, até porque em um tempo bastante breve já havia aprendido as lições necessárias. Faleceu com apenas oito anos, picado por uma serpente venenosa.

Voltou então ao plano espiritual, onde recebeu de novo a ajuda de sua mãe. Desta vez foi encaminhado a estudos extrafísicos e requisitou uma missão para realizar. Queria ajudar as pessoas, promover curas, fazer aquilo que na vida anterior como médico negligenciara.

No entanto, esse auxílio seria dado não aos encarnados, e sim aos espíritos feridos e doentes que vagam pelo mundo espiritual. Estava disposto a fornecer uma cura maior do que a física.
Em sinal de humilhação de si mesmo, de grande humildade, assumiu a forma de Exu do Lodo.

Aparecendo nela, estenderia sua mão sobretudo a todos que tivessem cometido erros e caído em tentações semelhantes às suas, ferindo e adoentando suas próprias almas.

Foi dessa forma que nasceu esse grande protetor e curador, o Exu do Lodo.

Uma história que inspira todos nós a pensar na importância de valores com a caridade e a humildade.

Características do Exu do Lodo

Temos aqui, na figura do Exu do Lodo, uma das sentinelas das almas. Sua energia mescla o telúrico e o aquoso. Até porque o lodo vem da mistura da terra com a água. Assim, provém da linha de Omolú, mas também está conectado a Nanã e a Iemanjá.

Quando na terra, o Exu do Lodo tende a ter uma apresentação em que se mostra curvado, com dificuldades para andar, para se movimentar, porque possui uma energia bastante densa e pesada.

Seu aspecto lembra um idoso bruxo, até por conta de sua linha, que abrange feiticeiros, bruxos, magos e também bispos e padres, que, ao lidarem com o sagrado, acabam lidando com o aspecto mágico da natureza também.

Por ser um Exu proveniente das almas e pela abrangência da sua sabedoria no campo médico, é um guardião capaz de curar doenças bastante severas.

Sabe aquelas doenças que não aparentam ter solução, que não têm nenhum remédio adequado? Aquelas em que o paciente já está desenganado? É nelas que ele procura trabalhar, e as pessoas vêm a ele para obter esse tipo de auxílio.

Sendo ligado a Omolú, o Exu do Lodo aparece ostentando o preto, esta é sua cor, e seu trabalho envolve o transmutar das forças espirituais, fazendo com que o negativo rume para o positivo. Assim como ele deixou as trevas para seguir pelo caminho da luz, busca agora trazer claridade às sombras e assim dissipá-las.

O Exu do Lodo mexe também com as energias estagnadas. Se há pessoas que apresentam uma vida que não anda, parada, e necessitam seguir em frente, mas algo as puxa para baixo, ele é de grande ajuda.

Exerce com muita força seu poder em trabalhos de descarrego e faz com que aquele que está sem esperanças, como um dia ele esteve, possa reencontrá-las.

Características da Incorporação do Exu do Lodo

Características da Incorporação do Exú do Lodo

Esse é um Exu especial, que pode assustar um pouco em sua apresentação, mas não há o que temer, ele vem sempre para fazer o bem.

Sua energia é pesada, densa, isso sem dúvidas, até pelo fato que ele começa trabalhando do inferior para chegar ao superior. Mas é por isso que não são poucos os médiuns que sofrem para incorporá-lo.

Há os que até ficam um pouco atordoados depois de recebê-lo, devido à quantidade de energia mais densa que ele manifesta. Eles chegam a sentir efeitos bem físicos.

O médium que o incorpora costuma ficar agachado ou curvado, que é sua forma característica de se manifestar corporalmente. O Exu do Lodo também não é de muitas palavras. Prefere olhar atentamente, prestar atenção nos detalhes, e trabalhar, agir, do que falar.

Mesmo que no começo ele pareça um grande mistério para você, não tenha medo e deixe-o atuar. Se aparentar ser um espírito arredio, pouco loquaz, pode ter certeza que ele tem seus bons motivos para isso.

Deixe-se surpreender e não se arrependerá.

Características dos Filhos do Exú do Lodo

Os filhos do Exu do Lodo costumam ter uma presença muito marcante e irradiar uma energia intensa. Você com toda a certeza não ficará indiferente a um filho do Exu do Lodo.

Temos aqui indivíduos que em geral gostam de ciências, até por todas as questões ligadas à medicina e à alquimia que envolvem esse Exu. Podemos ter aqui professores, médicos, químicos, matemáticos e também, é claro, magos e alquimistas de grande qualidade.

São pessoas que gostam de cultivar a caridade, em paralelo com o aprendizado que o Exu do Lodo teve (às vezes podem também ter mudado e passado de mais tacanhos a caridosos) e não medem esforços para ajudar quem quer que seja.

Saudação e Significado           

Laroyê Exú do Lodo! – o significado desta saudação é: Salve o Exú do Lodo!

Ponto cantado do Exú do Lodo

Laroiê, seu Lodo

Salve ele!

Ponto cantado do Exú do Lodo

Chuva fria na calunga faz lembrar

O meu senhor que me protege e me faz ver

Que a caridade, a humildade e a bonança

De nada valem se são vaidade ou prazer.

Um dia, filho, ele me disse, eu fui doutor,

Fiz mal ao escravo, à sinhá e ao senhor.

Hoje na umbanda aprendi que a caridade

Transforma as trevas, o feitiço e a maldade.

Hoje eu te louvo, oh meu guardião

Sentinela das almas, me dê proteção!

Foi Omulu quem te coroou,

Sua energia e vida transformou.

Ele é exu, exu mojubá!

Exú do Lodo vem me ajudar.

Ele é exú, é meu protetor,

Leva pro lodo a minha dor.

Chuva fria na calunga faz lembrar

O meu senhor que me protege e me faz ver

Que a caridade, a humildade e a bonança

De nada valem se são vaidade ou prazer.

Um dia, filho, ele me disse, eu fui doutor,

Fiz mal ao escravo, à sinhá e ao senhor.

Hoje na umbanda aprendi que a caridade

Transforma as trevas, o feitiço e a maldade.

Hoje eu te louvo, oh meu guardião,

Sentinela das almas, me dê proteção!

Foi Omulu quem te coroou,

Sua energia e vida transformou.

Ele é exu, exu mojubá.

Exú do Lodo vem me ajudar!

Ele é exú, é meu protetor,

Leva pro lodo a minha dor.

Ele é exu, exu mojubá.

Exú do Lodo vem me ajudar!

Ele é exú, é meu protetor,

Leva pro lodo a minha dor.

Salve, ele,

Salve, Exú do Lodo!

Axé

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário e compartilhe em suas redes sociais!



Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

agosto 13, 2021

julho 9, 2021

julho 2, 2021

>