maio 20, 2021

Esperança: a virtude que nunca deve morrer

O ditado popular diz que a esperança é a última que morre.

Na verdade, deveríamos dizer que, para o nosso bem, ela nunca deveria morrer. E por quê?

É o que vamos ver neste texto.

Esperança: o que significa realmente?

esperança

É difícil dizer o que ela realmente significa, mas todos precisamos de esperança. Pode ser a esperança na mudança, na concretização de um objetivo, na confiança depositada em uma pessoa, no sucesso de um projeto, na possibilidade de encontrar o amor, na capacidade de sair dos problemas.

Mas a esperança é algo passivo, estático?

Poderia ser uma palavra tão cheia de sentido, tão grávida de significado, se apenas indicasse a predisposição ao otimismo de quem sempre vê o mundo virar rumo a um futuro brilhante?

Poderia ter intrigado filósofos, místicos, teólogos e psicólogos durante séculos, se fosse a atitude passiva de quem genericamente confia em uma sorte que magicamente faz as coisas darem certo ou errado?

É fácil falar em esperança para aquelas pessoas para as quais tudo se encaixa, enquanto que para as outras parece difícil ser esperançoso?

A esperança sempre foi um objeto de estudo e pesquisa, desde o primeiro momento em que o homem começou a pensar sobre si mesmo, primeiro com os mitos e as religiões, depois com a filosofia e agora com a psicologia.

Pode ser considerada um fenômeno positivo, uma característica do indivíduo, um estado de consciência, uma força interior, uma energia, uma força dinâmica da vida, um estado motivacional, uma virtude, alguns incluindo-a e outros não entre as emoções.

Para todos aqueles que refletem a respeito, um fato é evidente: a esperança é um componente fundamental e ativo da motivação para o sucesso nos processos de mudança.

De acordo com muitos estudiosos, as pessoas que nutrem de forma construtiva a esperança tendem a ser bem-sucedidas em algum momento e em alguns aspectos da vida, mesmo diante das piores previsões e de enormes dificuldades.

Não se trata, portanto, de um consolo superficial para os problemas e as dores da vida.

Esperança quais os benefícios e vantagens

vantagens-em-ter-esperança

A Psicologia Positiva e a Teoria da Esperança que alguns estudiosos desenvolveram demonstram a diferença fundamental entre uma atitude de otimismo genérico ou simples expectativa positiva e a esperança.

Uma expectativa positiva, de fato, está ligada a uma avaliação das possibilidades positivas e negativas em uma dada situação. E, portanto, são valorizadas as expectativas de concretizar as possibilidades positivas.

No entanto, se elas não se concretizarem, cairemos na decepção, na espera frustrada, de onde também podemos correr o risco de cair no abismo do desespero.

Do ponto de vista psicológico, para alguns, essas são as condições para se enroscar na espiral da depressão.

Em suma, a expectativa positiva, apesar de ser forte se você tem expectativas elevadas ao mesmo tempo que mantém um certo grau de controle sobre a realidade, não pode garantir seu sucesso e ainda pode tornar o fracasso catastrófico.

Por outro lado, pode conviver até com as situações mais negativas e nos permitir identificar melhor objetivos positivos e redentores, muito motivadores e, portanto, passíveis de sucesso.

Por exemplo, uma pessoa pode esperar permanecer saudável por toda a vida, mas se ficar doente, pode considerar ter falhado nessa expectativa e entrar em desespero e cair na depressão.

Por outro lado, quem souber cultivar a esperança pode buscar na condição da doença, ainda que grave, estratégias para uma melhora, na medida do possível, da qualidade de vida. Essa pessoa pode tentar organizar sua vida para viver esta situação “plenamente”, com os instrumentos que tem à disposição.

É por isso ela é fonte de felicidade e sucesso.

Mas ainda tem mais!

A esperança é uma aliada do nosso bem-estar e do nosso sucesso porque nos permite reagir de forma melhor às adversidades, obstáculos e ao estresse. Muitos são os estudos que mostram que pessoas animadas pela esperança são capazes de elaborar, de forma muito mais eficiente do que outras, tanto os objetivos quanto as estratégias para sair de situações em que projetos ou atividades são dificultados.

Ela conseguem reagir melhor a condições estressantes, preservando o próprio bem-estar físico e psicológico.

Podemos dizer que a esperança nos torna mais resistentes.

E se não temos esperança?

Esperança: a virtude que nunca deve morrer

Mas e se alguém não tem esperanças na vida, não vê perspectivas para nada?

Cultive-a!!!

Claro que é possível fazer crescer a esperança em nós e aumentar a nossa atitude positiva perante a vida.

Na verdade, podemos nos orientar para construir pensamentos positivos, treinando nossa mente para pensar com maior flexibilidade e, portanto, ampliar nossos horizontes, sem nos fixarmos sempre nos mesmos padrões.

Podemos tentar prestar mais atenção nas emoções positivas do que nas negativas, bem como confiar, em vez de desconfiar, nos amigos, nos membros da família, nas redes de relacionamentos que temos.

Quando um pensamento negativo surge, substitua-o com um positivo, mesmo que pareça algo pequeno.

Na verdade, é também uma boa aliada das relações sociais mais solidárias e aumenta o carisma pessoal, porque é sempre mais fácil seguir quem tem uma atitude positiva perante a vida do que quem está sempre em conflito com o mundo, sempre desanimado pelo pensamento crítico.

As ameaças à esperança

Podemos dizer que as ameaças à esperança são, por um lado, o desespero, ou seja, a perda de confiança em uma possibilidade de salvação e redenção, o pensamento em um futuro nefasto e, por outro lado, a presunção, que é aquele pensamento que estamos certos em tudo o que fazemos.

Aí, quando fracassamos ou nos dizem não, nos frustramos e a perdemos.

Essas atitudes são precisamente contrárias a certas atitudes que podemos treinar e que, em vez de nos levarem à desesperança, alimentam a esperança.

Essas atitudes positivas são: buscar pensamentos construtivos, emoções positivas e pensamentos flexíveis.

Esperança, portanto, é a capacidade de olhar além das dificuldades do presente e de construir as possibilidades para criar alternativas adequadas.

Coloque seu coração e mente em alerta. Descubra os brotos e sementes do bem.

Para que eles cresçam, eles precisam ser protegidos com o mesmo cuidado e obstinação que você costuma colocar ao criticar o que está errado ao seu redor e em sua vida.



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

outubro 21, 2021

outubro 12, 2021

outubro 5, 2021

>