dezembro 14, 2021

Ervas na Bruxaria: O Poder e a Magia das Ervas na Bruxaria

Ervas na Bruxaria: Dando continuidade ao artigo sobre ervas na Bruxaria, citarei algumas informações a mais, curiosidades desde o uso na antiguidade aos dias atuais, entre plantas e flores.

O poder e a magia das Ervas na Bruxaria, é um mundo de infinitas possibilidades, com elas obtemos aromas, chás, refeições, banhos, óleos, pós, tanto medicinais, quanto para atingir objetivos durante os feitiços, rituais e as práticas diárias da Bruxaria Natural.

  • Observação: algumas ervas são altamente tóxicas e contra indicadas para determinadas pessoas, como alérgicos e gestantes, por exemplo. Portanto, não faça chás, infusões ou tente criar remédios sem conhecimento profissional. O intuito desse artigo é trazer informações sobre o uso e a magia das ervas na antiguidade.
  • Indicação: caso queira utilizar dos benefícios das ervas descritas no artigo, você pode juntar os ramos, folhas e flores, amarrar em barbante e queimá-las como incenso natural para atrair boas energias e purificar os ambientes ou colocá-las dentro de um frasco com borrifador e água quente, para utilizar como spray aromático.

O Poder e a Magia das Ervas na Bruxaria – Louro

Essa erva foi muito famosa nas antigas Roma e Grécia, quando vencedores de jogos olímpicos da época e imperadores eram coroados com folhas de Louro. Portanto, o Louro passou a ser popularmente um símbolo de vitória, sorte e prosperidade.

Os gregos associaram o Louro ao Deus Apollo, irmão gêmeo da Deusa Ártemis (citada no artigo anterior, associada a erva Artemísia).

Louro

Apollo é a divindade que recebe e doa a energia e luz do Sol, que promovem vitalidade, racionalidade, expansão, prosperidade e cura. Ele também é um Deus ligado as profecias, em seu Templo no “Oráculo de Delfos” (uma instituição que recebia figuras importantes como Alexandre, o Grande e a população em geral, para consultarem a “Pítia” ou “Pitonisa” a sacerdotisa suprema de Apollo, que utilizava métodos para atingir o estado de transe e fazer previsões); essas mensagens eram vistas com grande respeito, pois acreditavam que as palavras da Pitonisa seriam inspirações canalizadas do próprio Deus Apollo.

O método utilizado pela sacerdotisa para entrar em estado de transe, seria de inalar gases que subiam das fendas e rachaduras do solo do templo, no qual expandiriam sua consciência.

Ao longo dos anos, as Bruxas utilizaram folhas de Louro para suas práticas oraculares e obterem sucesso e realização em seus intentos, como acredita-se que colocar algumas folhas de Louro debaixo do travesseiro ao deitar-se para dormir, pode-se receber orientações do mundo astral, respostas para questionamentos e sonhos proféticos.

Assim como escrever um desejo numa folha de Louro ou mentalizar um pedido e queimar a erva, seria uma forma simbólica de levar a mensagem ao mundo divino através da fumaça da queima do Louro, como antigamente os gases que exalavam do solo e eram inalados pela Pitonisa para fazer suas profecias.

Antigamente, os povos também mascavam folhas frescas de louro para entrarem em estados meditativos e alterarem suas percepções em práticas ritualísticas.

Atualmente é muito utilizado na culinária por seu agradável aroma e sabor, além de trazer benefícios a saúde, através do seu chá que é utilizado para regular o fluxo menstrual, controlar níveis de açúcar no sangue, colesterol, amenizar dores estomacais entre outros diversos benefícios e finalidades.

Na Bruxaria existem muitos feitiços para prosperidade financeira, sucesso profissional e cura, com as folhas do Louro ou reduzido em pó, jogados dentro do caldeirão em dias ensolarados.

São métodos modernos para dar continuidade aos cultos antigos, em relação ao poder e magia das ervas, nesse caso especificamente o Louro, com a regência do Sol e conexão com a divindade Apollo.

O Poder e a Magia das Ervas na Bruxaria – Melissa

Somente o som desse nome já nos encanta, não é mesmo?

Na antiguidade, para os gregos a Melissa era a planta do mel das abelhas, significado que deu origem ao seu nome, pelo fato de atrair esse inseto que é símbolo de amor, cuidado e doçura, igualmente o poder dessa erva.

Ervas na Bruxaria: O Poder e a Magia das Ervas na Bruxaria

A Melissa é considerada a “Erva-Cidreira verdadeira” e não deve ser confundida com “Capim-Cidreira”, são ervas diferentes.

Outros nomes que recebe são: bálsamo doce, bálsamo de abelha, Cidreira.

Foi difundida por toda Europa, por seus benefícios (principalmente através de chá), como: calmante, anti-inflamatório, contra infecções virais, resfriados, problemas digestivos, dores de cabeça e muito mais.

Em certas regiões do mundo sua seiva é misturada em produtos de limpeza para dar brilho aos móveis e na Malásia por exemplo, é muito utilizada para fabricação de perfumes.

Todas essas propriedades também estão presentes em seus poderes na magia das ervas, pois a Melissa é ligada ao amor (para diversas finalidades), como em feitiços para harmonizar casais, trabalhar o amor próprio, o encanto e a fascinação para seduzir.

Mas também pode ser utilizada para trazer doçura a quem estiver muito estressado, acalmar brigas em família, promover esperança e estimular a nossa jovialidade.

O Poder e a Magia das Ervas na Bruxaria – Lírio do vento

Sabemos que existem muitas espécies de Lírios e diferentes nomes. De modo geral, o Lírio desde a antiguidade sempre foi símbolo de amor e felicidade (podemos vê-los em muitos arranjos de casamento, enfeitando o ambiente), também proporciona paz, proteção e bênçãos divinas já que possui forte ligação com Arcanjos.

Lírio do vento

Em algumas culturas o Lírio também é uma flor muito utilizada em respeito e honra aos mortos, por representar a imortalidade e o infinito, na ideia de que ainda existe vida após a morte, tudo flui e continua fluindo.

Por falar em fluidez, essa é uma das flores também associadas à Orixá das águas doces, Oxum.

Em um de seus pontos é cantado que se pode ver a Deusa da sensualidade, riqueza, equilíbrio emocional e amor, colhendo lírios na beira do rio.

Mas em especial, cito aqui o Lírio do Vento, também conhecido como “Lírio do Zéfiro”, que possui esse nome associado o Elemental da natureza (na mitologia grega) que controla os ventos do Oeste, Zéfiro.

Já citamos aqui no Blog, artigos sobre os elementos da natureza e seus elementais. Eu recomendo, caso não tenha lido ainda.

Por todas essas regências, o Lírio é adicionado nessa nossa listagem de poder e magia das ervas. Independente do nome (existe até uma espécie chamada “Lírio das Fadas”), ele nos traz proteção, segurança, amor e conexão com seres de vibrações elevadas.

O Poder e a Magia das Ervas na Bruxaria – Calêndula

Ela é conhecida por embelezar jardins e abrir suas flores junto com o nascer do sol e fechá-las igualmente quando o sol se põe. Por esse aspecto, pode ser associada aos ciclos da vida e utilizada em feitiços de renovação, resolução, êxitos e dar um basta em alguma situação ou necessidade.

Calêndula

Esse movimento da Calêndula de “abrir e fechar”, também está presente nas Terapias Holísticas que recomendam o uso do seu floral para pessoas que possuem dificuldades em expressar a sua sensibilidade, contribuindo para a abertura do campo emocional.

Percorrendo por diversas culturas antigas como os egípcios, hindús e gregos, foi muito utilizada para o embelezamento de altares ritualísticos e até tintura natural para dar brilho aos cabelos, usada por mulheres.

Como decoração de pratos e nas comidas como uma forma de açafrão mais acessível a população carente.

Por ter essa forte ligação com a energia solar, é uma erva com o poder de revigorar a saúde, trazer raciocínio lógico para a mente e por eras sendo utilizada para embelezar, pode ser associada com Amaterasu, a Deusa do Sol e da beleza na mitologia japonesa.

Numa das passagens do mito, Amaterasu entristeceu-se com as brincadeiras maldosas de um dos seus irmãos e escondeu-se dentro de uma caverna.

Como Deusa da luz solar (sendo considerada o próprio Sol), o povo passou a viver na escuridão, os alimentos pereceram, não havia mais a beleza da vida.

A população resolveu se unir junto a Uzume, a Deusa do riso (outra irmã de Amaterasu), para criar uma festa, atiçando a curiosidade de Amaterasu ao ouvir os sons do festejo.

A Deusa do Sol resolve sair da caverna e a sua frente colocaram um espelho enorme, para que ela reluzisse a sua beleza, como o nascer do sol outra vez.

Portanto, na Bruxaria a Calêndula tem o poder e a magia das ervas que auxiliam em feitiços de beleza, despertar da consciência, alegria, fé e esperança.

 Existem milhares de outras ervas, entre elas as plantas, flores, raízes, arbustos e afins.

Mas nesse artigo foram citadas ervas mais populares, outras com informações menos conhecidas, curiosidades históricas e associações com divindades, para poderem compreender como a magia está presente em tudo e tudo está interligado desde tempos antigos, até a nossa era atual.

  • Ervas na Bruxaria: No próximo artigo:

Trarei o tema “Bruxaria na Cozinha”, citando mais algumas ervas, temperos e alimentos que são utilizados nessa prática deliciosa e cheia de magia.

Aguarde! ????

Ervas na Bruxaria: Conclusão

Desde os primórdios, as ervas possuem suas propriedades curativas, como também venenosas, por isso é importante saber a sua correta utilização, para fins benéficos da saúde.

Mas falando de magia, vamos muito mais além, assim como os antigos povos já faziam e deixaram seus rastros para seguirmos acessando seus conhecimentos.

Ervas podem também ser utilizadas para feitiços, rituais, culinária mágica, incensos e mais.

A magia verde abre amplos e variados caminhos, em que acima de tudo, nos coloca em conexão com a Mãe Natureza e a nossa essência interior.

Essa é a jornada dos praticantes da Bruxaria natural.

Vanessa Ramos

Vanessa Ramos


Praticante de Bruxaria, terapeuta holística, apaixonada por esoterismo. Minha ligação com a espiritualidade trouxe magia à minha vida, na escolha da área profissional e nos hábitos do dia a dia. Adoro ler, escrever e estudar os mistérios ocultos.


Veja também...

março 5, 2024

fevereiro 29, 2024

fevereiro 26, 2024

Já consultou nossas Tarólogas?

Faça sua consulta agora mesmo!

Consultas a partir de R$20,00 +  5 créditos grátis.*

consultoras vida tarot

*Na primeira compra