março 31, 2021

Ejaculação precoce: como superar esse problema?

O que é sofrer de ejaculação precoce?

Em palavras simples, a ejaculação precoce é a incapacidade do homem de esperar o momento certo para ejacular.

Ejaculação precoce: como superar esse problema?

Mas como você pode entender que chegou a hora certa? Não há um critério preciso para definir quando podemos falar de ejaculação precoce real: não é uma medida objetiva, não podemos falar de quantos minutos de penetração são necessários e nem mesmo um número certo de “estocadas”.

Podemos dizer que o homem não tem ejaculação precoce se é capaz de esperar o “momento certo” para gozar, se a relação sexual durou um período de tempo suficiente para ser considerada satisfatória para ambos os parceiros.

Porém mesmo esse critério pode estar sujeito a grandes variações, dependendo do parceiro ou mesmo da situação específica que vivemos no relacionamento.

Em suma, assim como sobre o tamanho do pênis, há muita confusão e discussão sobre isso.

Em culturas diferentes da nossa, a ejaculação precoce nem mesmo é considerada um problema; e era assim em alguns outros períodos da história, em que ejacular rapidamente era considerado sinal de virilidade, de potência sexual.

A relação sexual mais duradoura é tipicamente associada ao prazer feminino, enquanto que o prazer masculino é comumente identificado com a ejaculação, embora se possa dizer que isso não seja totalmente verdadeiro. Portanto, em culturas e épocas onde o aspecto masculino predominava, a ejaculação precoce não era vista como um problema.

Atualmente, em uma época em que se busca mais igualdade entre os sexos, pelo menos no mundo ocidental, ai sim a ejaculação antes da hora passou a ser vista como algo problemático.

Na verdade, o fato de ejacular muito cedo interfere principalmente no prazer feminino, mas também o masculino está fortemente comprometido, se formos ver as coisas num sentido mais profundo.

O orgasmo não se expressa em todo o seu potencial. O orgasmo masculino é como uma mola que precisa ser tensionada antes de explodir: do contrário, a mola não vai atingir todo o seu potencial.

O problema da ejaculação precoce não deve ser buscado na duração em si, mas no nível de satisfação sexual que se sente após a relação sexual, tanto no aspecto pessoal individual como em relação ao parceiro.

Atenção, isso não significa deslocar o problema: é preciso identificá-lo e trabalhar para que dure mais.

Os dois parceiros devem então trabalhar juntos, colaborar, e este é um assunto que não só interessa a quem sofre do problema.

Afinal, ninguém sabe se no futuro não poderá ter que enfrentá-lo. Por que não se informar antes, para de alguma forma se prevenir e saber como reagir se acontecer?

As causas da ejaculação precoce.

Na grande maioria dos casos, as causas de disfunções sexuais, como é o caso da ejaculação precoce, são de natureza psicossomática, envolvendo corpo e mente portanto.

De acordo com alguns estudos na área, as principais causas da ejaculação precoce são:

1 –  Experiências anteriores que afetam o desempenho. Masturbação rápida, por medo de ser pego, ou sexo casual e rápido com prostitutas.

2 – Novo parceiro ou parceiro inadequado. Essa situação cria uma ansiedade de desempenho que então afeta o desempenho e determina um círculo vicioso, do qual é difícil sair.

3 – Incapacidade de perceber que o momento ejaculatório se aproxima para tentar controlá-lo.

4 – A questão da excitação sexual, que afeta a qualidade do desempenho tanto quando é baixa como quando está alta demais.

5 – Inexperiência. Geralmente a ejaculação precoce diz respeito às primeiras experiências sexuais e, portanto, deve-se, entre outras coisas, a um estado de ansiedade. A maioria dos homens aprende gradualmente a controlar seu orgasmo por meio da experiência.

6 – Pouca frequência das relações. Quanto mais tempo se passou desde a última ejaculação, mais rápido o tempo em que o orgasmo é alcançado.

7 – Juventude. Os muito jovens tendem a ejacular mais rápido do que os homens mais maduros, tanto por causas orgânicas quanto por falta de experiência.

Remédio caseiro para ejaculação precoce.

Você pode preparar uma bebida com açafrão, gengibre e leite: o leite serve mais como base para essa mistura, mas as duas especiarias têm funções que justificam elas serem apontadas como remédios caseiros para ejaculação precoce.

ejaculação precoce

O açafrão tem grande prestígio como estimulante sexual nos países do Oriente, pois tem efeito vasodilatador, além de supostamente promover aumento da sensibilidade da região genital. Já o gengibre também favorece a circulação do corpo, ajudando também a melhorar a qualidade das ereções.

Para preparar essa bebida, bata o leite com o açafrão (uma colher basta) e o gengibre (o quanto achar que deve colocar, pois algumas pessoas preferem a bebida mais forte, outras menos, só não exagere). Beba todas as manhãs até começar a sentir efeito.

Quando começar a sentir, pode ir reduzindo as quantidades de açafrão e gengibre.

Banhos contra ejaculação precoce

Banhos de assento com alecrim: O relaxamento é fundamental para quem sofre de ejaculação precoce, por isso os banhos de assento com alecrim podem ser um bom tratamento feito em casa.

O alecrim é bastante conhecido como revigorante e banhos de assento com alecrim fresco ajudam os órgãos genitais e promovem um relaxamento mental e físico.

Possíveis tratamentos disponíveis para o problema da ejaculação precoce.

Técnicas mais simples

Algumas medidas simples podem ser suficientes, como treinar com a masturbação para retardar a ejaculação durante o ato.

Quanto se estiver muito perto de ejacular, também se pode retirar o pênis por um tempo e explorar outras fontes de prazer sexual, como carícias no clítoris e sexo oral.

Técnica do aperto

A técnica do aperto consiste em estimular sexualmente o homem até que ele reconheça que está quase ejaculando.

Nesse momento, aperta-se suavemente a parte final do pênis (onde a glande se encontra com o eixo) por vários segundos.

Pare a estimulação sexual por cerca de 30 segundos e comece novamente.

A pessoa ou o casal pode repetir esse padrão até que o homem decida ejacular.

Na última vez, continue com a estimulação até que o homem atinja finalmente o orgasmo.

Método “parar e começar”

O método “parar e começar” é praticamente idêntico à técnica do aperto. Esse método consiste em estimular sexualmente o homem até que ele sinta que está quase atingindo o orgasmo. Pare a estimulação por cerca de 30 segundos e comece novamente.

Repita esse padrão até que o homem queira ejacular.

Na última vez, continue com a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.

Medicamentos

Antidepressivos podem ser úteis, porque um de seus efeitos colaterais é prolongar o tempo necessário para chegar à ejaculação.

No entanto, esses medicamentos devem ser receitados por especialistas, como urologistas ou psiquiatras.

Você também pode aplicar uma pomada anestésica local no pênis para reduzir o estímulo. A diminuição da sensibilidade no pênis pode retardar a ejaculação.

Usar preservativos também pode ter esse efeito em alguns homens. Se as técnicas de distração causarem dificuldades para manter a ereção, os medicamentos usados para a disfunção erétil podem ajudar. Claro que sempre sob supervisão.

Procure ajuda médica ou terapêutica

Conversar com um profissional sobre o problema também pode ajudar.

Algumas sessões de terapia podem ajudar o paciente a reduzir a ansiedade e a encontrar métodos eficientes de evitar o estresse e contornar problemas.

Se esses fatores forem solucionados, a atividade sexual do indivíduo pode melhor significativamente



VT-Post-Vanessa-Ramos
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.


Veja também...

maio 14, 2021

maio 12, 2021

abril 15, 2021

>