outubro 13, 2021

Dimensões espirituais – O que é uma dimensão espiritual.

As dimensões espirituais da realidade podem até parecer com as dimensões definidas pela física, mas rapidamente percebemos que há mais a se dizer a respeito delas.

As duas dimensões mais comuns da realidade que as pessoas na Terra conhecem e vivenciam estão relacionadas ao estado de consciência de vigília e ao estado de consciência de sonho.

As experiências de vigília se dão principalmente na realidade da 3ª dimensão, enquanto que o que lembramos de nossos sonhos vem principalmente da 4ª dimensão.

Existem, no entanto, muitas outras dimensões da realidade. E isso pode ser experimentado por meio de meditação, hipnose, sonhos lúcidos, projeção de consciência, medicamentos, enteógenos e muitas outras modalidades.

O que é uma dimensão espiritual da realidade?

Cada dimensão da realidade tem um conjunto diferente de “leis” que governam o que geralmente pode e não pode ser feito por uma alma ou consciência individual nessa dimensão.

Algo importante que precisa ser entendido é que todas as dimensões espirituais existem ao mesmo tempo e ocupam exatamente o mesmo espaço, apenas em diferentes vibrações ou frequências de energia.

Nossa realidade de sonho, por exemplo, existe paralelamente à nossa realidade de vigília, e estamos presentes em cada uma delas simultaneamente.

A realidade em que nos encontramos em um determinado momento é, em parte, uma questão de onde focalizamos nossa atenção.

Mas também depende de quais faculdades ou “sentidos internos” somos capazes de usar para direcionar nossa atenção.

Como humanos, normalmente só podemos experimentar diretamente uma fração muito pequena da gama completa de frequências que estão presentes ao nosso redor o tempo todo.

As dimensões espirituais inferiores são normalmente descritas como densas, pesadas, rígidas e com vibrações ou energias mais baixas. As dimensões superiores são descritas como leves, de pouca densidade e formas maleáveis, transparentes, flexíveis e com frequências mais altas.

Dito isso, muitas das características da 1ª dimensão são semelhantes às da última dimensão ou dimensão superior, quase como se criassem um laço, como se tudo fosse um círculo.

Acima falamos de densidade: mas o que é exatamente densidade quando falamos de dimensões espirituais?

A densidade à qual nos referimos enfatiza a frequência específica que um ser ou objeto está gerando em algum momento.

As dimensões, por outro lado, são reinos compartilhados, dominados por uma gama de densidades semelhantes.

Um ser superior, no entanto, pode “descer” algumas dimensões para ser perceptível para seres de uma dimensão inferior.

Por exemplo, alguns dizem que Jesus foi um ser de sétima densidade durante seu período histórico em nossa Terra tridimensional.

Quantas dimensões espirituais existem?

Alguns médiuns que canalizam seres superiores afirmam que há 11 dimensões. Outros sustentam que podem ser 7, 9, 12.

Diferentes versões da teoria das cordas, na física, falam de 10, 11 e 26 dimensões, embora essas dimensões sejam derivadas da matemática tridimensional e não estejam diretamente relacionadas às dimensões espirituais discutidas aqui.

Ocasionalmente, uma entidade canalizada afirma ser da milésima ou mesmo da milionésima dimensão.

Já que estamos falando sobre transições suaves entre uma dimensão e outra e de dimensões espirituais que se sobrepõem, na verdade podemos dizer que não existe um número fixo. Além disso, como cada dimensão possui vários níveis, generalizá-los não é fácil e podem se dar diferentes interpretações.

Cada dimensão, por exemplo, tem uma região inferior, média e superior com características ligeiramente diferentes.

A terceira dimensão superior (Terra) é apenas ligeiramente diferente da quarta dimensão inferior (sonhos). É por isso que as descrições referentes à quantidade de dimensões espirituais podem variar.

A alma e as dimensões espirituais

alma e as dimensões espirituais

A alma ou consciência central de um ser humano, ou de qualquer outro ser ou entidade, está presente em todas as dimensões ao mesmo tempo.

Há alguma discordância sobre sua relação com a Dimensão Última, em que “Tudo é o que É” (também conhecida como “Fonte”, “Atman / Brahman”, “Eu Sou”, e Deus ou Divindade).

Há os que afirmam que ela é uma centelha na essência idêntica à Fonte, à Divindade, apenas em menor escala, e que existe antes ou além de qualquer manifestação baseada na forma.

Ela seria também nosso Anjo da Guarda, que nada mais seria do que nós mesmos realizados em nossa forma mais pura, que já existe, que existe desde o começo da Criação, mas da qual não nos damos conta.

Para os humanos terrestres, seu corpo físico e sua consciência desperta são o ponto focal na 3ª dimensão.

Perspectivas multidimensionais

Com boas intenções e prática, podemos transferir nossa consciência para qualquer uma das outras dimensões. Isso pode nos permitir ver ou compreender objetos em nosso mundo tridimensional de uma maneira muito diferente da que estamos acostumados.

O que vemos como uma árvore, por exemplo, em nossa experiência normal de vigília, teria uma forma e inteligência diferentes em outra dimensão.

Além de mudar nossa consciência dessa forma, o corpo físico humano é considerado infinitamente inteligente e totalmente capaz de mudar dimensões, embora isso seja raro.

Quando um mestre ascensionado se manifesta, ele muda de dimensão para que possamos percebê-lo. E nós também podemos alcançar as dimensões superiores onde os mestres se encontram, mas para isso é preciso um grande empenho.

Cada dimensão é como todo um universo próprio. As dimensões espirituais estão sempre se expandindo e são muito vastas em seu conteúdo. No entanto, elas podem ser potencialmente acessadas por todos instantaneamente, a partir da mente ou da consciência superior.

Existem também cruzamentos não intencionais e acidentais entre as dimensões, que, por exemplo, às vezes permitem que os humanos da 3ª dimensão vejam naves e seres da 4ª e 5ª dimensões.

A Primeira Dimensão (1D)

A primeira dimensão é o primeiro nível de consciência. Tudo aqui é um ponto. Pense, por exemplo, em como pode ser uma consciência de rocha.

Além disso, a consciência da primeira dimensão não está ciente da separação ou dualidade: ela simplesmente existe, sem uma identidade individual. Nem mesmo há tempo: passado, presente e futuro estão todos presentes no momento.

Curiosamente, muitas dessas características são semelhantes às das dimensões superiores: e por isso dissemos acima que tudo se conecta como um círculo.

Diz-se também que a primeira dimensão está associada ao chakra raiz (elemento terra), que se concentra nas necessidades humanas básicas e na segurança.

Alguns seres canalizados dizem que a consciência de uma alma passa por muitas existências nas primeiras três dimensões antes de evoluir o suficiente para se tornar um humano físico.

A Segunda Dimensão (2D)

A segunda dimensão introduz um segundo ponto, o que permite a primeira consciência de separação, dualidade e polaridade.

Mas existem apenas duas dimensões (dois pontos), então você tem agora e não agora (em termos de tempo), eu e não eu (em termos de identidade), isso e aquilo (em termos de espaço).

Diz-se que ter dois braços, dois olhos e assim por diante é algo que vem de influências evolutivas de segunda dimensão.

Do ponto de vista da 3ª dimensão, a 2ª dimensão geralmente está associada ao reino vegetal e ao reino animal inferior.

Estes seres têm apenas consciência da identidade da espécie e vivem exclusivamente com a consciência do momento presente.

No entanto, das perspectivas da segunda e quarta dimensões, as plantas podem ser seres iluminados e espiritualmente muito poderosos. Os humanos podem se comunicar com as plantas conectando sua consciência e sentidos sutis na 2ª e 4ª dimensões.

A 2ª Dimensão também está associada ao chakra sacral (elemento água). Este chakra representa a nutrição, o crescimento e o nascimento de civilizações.

A primeira revolução agrícola da humanidade moderna começou por volta de 5000 a.C. (mais ou menos dependendo da localidade) e foi causada por uma mudança de atenção do primeiro para o segundo chakra no homem e no planeta.

A Terceira Dimensão (3D) – Bem-vindo em casa!

A terceira dimensão introduz um terceiro ponto, que leva em consideração o espaço e o tempo (espaço-tempo) e, posteriormente, a causa e o efeito (karma).

Esta é a dimensão da realidade física da consciência humana normal desperta. Há uma forte consciência de um eu individual separado e da diversidade da vida.

Tudo, entretanto, é visto como uma coisa separada (espaço) e um evento separado (tempo). Devido às leis em jogo na 3ª dimensão, há muito pouca consciência da conexão e singularidade das coisas, ações e eventos.

Tornar-se consciente da unidade e da não dualidade de todos é uma lição importante a ser aprendida na 3ª dimensão.

Passado, presente e futuro são vistos como separados, criando a experiência do “tempo linear”.

Isso permite comparações e julgamentos, que levam a desejos, metas, esperanças, preocupações, medos e a todas as emoções (de alegria e felicidade a ansiedade e sofrimento).

Alguns seres canalizados dizem que nossa Terra é um dos mundos tridimensionais menos flexíveis (nível mais baixo) do universo, o que resulta em polaridades e emoções mais fortes do que em muitos outros lugares.

Isso pode tanto produzir conflitos e guerras como belos resultados nas artes e na espiritualidade.

Não por acaso a Terra é um lugar muito especial no universo e os seres que vivenciaram existências em nossa Terra estão entre os mais respeitados em todas as dimensões espirituais.

Embora nem todos concordem com essa ideia, muitos dizem que nascer em nossa Terra tridimensional é altamente desejado por seres de outras dimensões, pois oferece muitas oportunidades de aprendizado, conhecimento e progresso pessoal e espiritual.

Aparentemente, há uma longa fila de seres esperando por uma oportunidade de ter uma encarnação na Terra.

Diz-se também que a Terra fornece a outros seres a oportunidade de se desconectar das complexidades do universo (isolar-se; viver em seu próprio mundinho).

Isso ocorre porque a existência multidimensional é amplamente desconhecida na Terra, embora seja parte integrante de todas as dimensões superiores.

Por outro lado, outros dizem que devido à sua intensa polaridade, nossa Terra é um dos lugares mais perigosos do universo.

Por outro lado, existem outras versões paralelas da Terra que são mais flexíveis e mais leves em densidade e, portanto, estão presentes em densidades mais altas do que a 3ª dimensão.

Alguns dizem que também existem Terras paralelas de baixa densidade, embora esta não seja uma perspectiva muito comum.

As formas de comunicação que temos consciência de usar na 3ª dimensão são as palavras e as línguas faladas e escritas.

Como comparação, a telepatia é usada pela maioria dos outros seres complexos do universo.

Até usamos muitas outras formas de comunicação, incluindo a telepatia, mas não temos consciência delas.

A Quarta Dimensão – (também conhecida como plano astral) (4D)

Quarta Dimensão

A quarta dimensão é um lugar que oferece grande flexibilidade para criar novas realidades e experiências, mas que ainda apresenta um senso de fisicalidade, tempo e um forte ego individualizado, especialmente nos níveis mais baixos desta dimensão.

Nos sonhos, por exemplo, espaço, tempo e objetos existem, mas são menos fixos e podem, até certo ponto, ser criados ou manipulados à vontade.

No entanto, o medo e a ansiedade também estão presentes, tanto que a 4ª Dimensão inferior é provavelmente a fonte de nossas imagens religiosas do Inferno ou do Umbral.

Tempo e espaço tornam-se cada vez mais flexíveis nas partes superiores da 4ª dimensão e nas dimensões superiores.

Para os humanos que estão principalmente focados na 3ª dimensão, eles conhecem seu eu da 4ª dimensão através de seu subconsciente.

Eles podem interagir com a 4ª dimensão por meio de sonhos, intuição, imaginação, meditação, habilidades psíquicas, magia, criatividade, sonhos lúcidos, experiências fora do corpo, regressões a vidas passadas, experiências de escrita automática, de canalização de eus superiores e outros seres e da comunicação e contato com ETs.

A quarta dimensão é extremamente diversa até porque nela se manifestam diversas formas de pensamento. E formas de pensamento, como sugere seu nome, requerem apenas o pensamento para serem criadas.

Universos inteiros podem e são criados simplesmente pensando que eles existem. Várias versões da Terra e do passado, e versões paralelas e futuras de nós mesmos, podem ser vistas e visitadas nesta dimensão.

Segundo alguns médiuns e pesquisadores, raças extraterrestres podem se comunicar e viajar pelo universo usando propriedades, habilidades e tecnologias da 4ª dimensão.

Para os humanos na Terra, o corpo astral é nosso eu quadridimensional. Alguns dizem que este corpo é ligeiramente maior do que o corpo físico, estendendo-se de 5 a 15 centímetros da pele.

Há quem diga que a quarta dimensão seria o tempo e a quinta o astral, mas aqui estamos falando de dimensões espirituais e o tempo continua presente na quarta dimensão, apenas atua e se move de forma diferente da que estamos acostumados a perceber na terceira.

A Quinta Dimensão – (também conhecida como Plano Mental)

A quinta dimensão é o reino das formas de pensamento de nível superior.

Quinta Dimensão

Ela abriga os melhores e mais elevados ideais da 4ª dimensão e contém as versões mais elevadas dos seres da 4ª dimensão.

O eu superior, os anjos, os extraterrestres benéficos, os mestres ascensos e outros guias espirituais para humanos da 3ª dimensão provêm principalmente da 5ª dimensão em diante.

A maioria dos seres na 5ª dimensão não possui corpos físicos. Eles têm apenas corpos de energia emocional (astral) e mental, que podem adensar quando desejam se manifestar no físico.

Pensamentos, universos e eus alternativos materializam-se instantaneamente na 5ª dimensão (muito mais do que na 4ª dimensão, embora menos do que nas dimensões superiores).

Quando na quinta dimensão, viajar no tempo seria fácil, pois o conceito de passado, presente e futuro é frágil.

Isso também significa que desejos e medos são muito menos pronunciados, especialmente nos níveis mais elevados desta dimensão.

Nos níveis mais elevados da 5ª dimensão, nossas linhas do tempo pessoais individuais (passado, presente e futuro) e nossas diferentes reencarnações são todas experimentadas simultaneamente. Por isso, nossos eus presentes e futuros podem interagir entre si e aprender um com o outro.

Conclusão

Ao falarmos de dimensões espirituais superiores à quinta, as palavras começam a ser insuficientes. Apenas a experiência pessoal pode abranger o sentido e a profundidade dessas realidades.

Concluímos então falando um pouco sobre a nossa Terra.

Há quem afirme que o planeta Terra está atualmente passando ou ascendendo da 3ª dimensão para a 4ª ou 5ª dimensões.

Essa transição teria começado na década de 1960 (a Revolução do Amor) ou em 2012 (o fim do Calendário Maia).

Ela teria se consolidado nos últimos anos, mas especialmente em 2020, com alguns considerando que a transição chegará ao fim em 2021.

Outros acreditam que ela será mais plenamente realizada nas décadas de 2030, 2040, ou daqui a cem anos ou 1.000 anos.

A pandemia do coronavírus e outros sofrimentos podem ser o início dessa transformação, como um parto que não ocorre sem dor.

Muitos dizem que não temos escolha a não ser subir. E no processo iremos nos reconectar com seres inteligentes de outros planetas.

Você o que acha disso? Acha que estamos prontos para mudar de dimensão?



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

outubro 18, 2021

outubro 15, 2021

outubro 14, 2021

>