março 1, 2021

Diferenças entre Astrologia e Horóscopo

Astrologia vs Horóscopo

Astrologia e Horóscopo: O homem tem se interessado em conhecer seu futuro desde tempos muito antigos. Isso se deve ao seu desejo de melhorar e de se livrar de todos os problemas que o cercam no presente.

A astrologia trata dos movimentos e posições das estrelas e planetas. Acredita-se que esses corpos celestes afetam a vida dos seres humanos e conhecer os movimentos revela muito sobre o nosso futuro, assim como sobre o nosso presente e o passado (afinal há leituras de mapas astrais que podem nos levar a saber algo até sobre nossas vidas passadas, e sobre momentos que vivenciamos no passado, para que possamos relacionados com o momento e com o que virá).

Existe um conceito derivado da astrologia, que é o horóscopo, pelo qual a maioria de nós sempre se interessa bastante.

Existem jornais que publicam horóscopos diários baseados no signo do zodíaco de uma pessoa.

Qual é exatamente a relação entre astrologia e horóscopo e quais são suas diferenças? Este artigo tenta descobrir as diferenças entre essas duas ferramentas emparentadas entre si.

Astrologia e Horóscopo: A astrologia

Astrologia é um termo genérico que contém em si uma base de conhecimento de uma prática esotérica recorrente em diferentes partes do mundo.

astrologia

Portanto, aqui temos a astrologia ocidental, a astrologia indiana ou hindu e a astrologia chinesa. Em geral, podemos dizer que a astrologia é uma tentativa de encontrar algo significativo para o ser humano na posição das constelações e no movimento de diferentes planetas e estrelas, entre outras coisas e fenômenos do céu.

A astrologia tenta prever eventos futuros com base nos movimentos dos corpos celestes.

A astronomia, que é a ciência do estudo do espaço, dos planetas e estrelas e dos fenômenos relacionados a isso, já fez parte da astrologia, mas depois se tornou uma ciência exata.

A parte de predição da astrologia como a conhecemos hoje é algo que intriga muitos, enquanto muitos a rejeitam abertamente. Há mesmo quem defenda que, mais do que prever o futuro, a astrologia é melhor para descrer a pessoa e ajudar ela a se entender, e a partir daí construir seu futuro, em vez de estabelecer previsões.

Entre as várias teorias astrológicas do mundo que têm suas raízes em filosofias antigas, a astrologia hindu talvez seja a mais extensa e significativa, e a ela é dada grande importância na Índia até os dias de hoje.

A astrologia é considerada uma ciência na Índia, lá as pessoas a levam muito a sério na vida diária e em eventos importantes como nascimento, casamento e carreira.

Esta parte da astrologia, embora seja apenas uma parte dela, é muito importante para a maioria das pessoas, pois procura prever o que está reservado não apenas para os indivíduos, mas também para grupos, empresas e nações.

Pode-se por exemplo traçar o mapa astral de um país. O Brasil a partir do momento que foi “descoberto” em 1500 ou, alguns consideram algo mais exato, quando obteve sua independência.

O mapa pode dizer muito sobre o momento e o futuro de um país, e sobre períodos bons ou de turbulência que vai enfrentar.

Astrologia e Horóscopo: O mapa astral

O mapa astral é um documento que é elaborado pelos astrólogos com base na data e hora de nascimento de um indivíduo, pois cada momento é diferente em relação às posições e movimentos dos corpos celestes.

mapa astral

Em outras palavras, as posições do Sol, de Marte, da Lua e dos outros planetas (na astrologia mesmo o Sol e a Lua são considerados “planetas”, embora não o sejam astrologicamente falando) variam dependendo da hora do nascimento de cada indivíduo, razão pela qual cada pessoa (ou grupo, ou país, como dissemos antes, que no mapa serão analisados como indivíduos) tem um mapa único baseado na astrologia.

Acredita-se que o mapa de uma pessoa pode prever sua saúde, futuro e até mesmo o relacionamento com outras pessoas em um determinado momento de sua vida.

A posição de Vênus por exemplo tende a estar mais relacionada com os aspectos do amor.

A de Mercúrio com as questões do intelecto, do estudo.

A da Lua com as emoções, e assim por diante.

Astrologia e Horóscopo: O horóscopo

A maioria dos jornais e revistas trazem uma seção diária que busca fazer uma previsão geral para os eventos da vida de um indivíduo naquele dia, levando em conta apenas o seu signo solar, que é o signo da posição do Sol no mapa da pessoa. Quando perguntamos a alguém: “qual é seu signo?”, estamos fazendo referência ao signo solar.

horoscopo

Considerando as coisas dessa forma, cada pessoa “tem” um signo do zodíaco, também dependendo de sua data e hora de nascimento.

Os signos são ao todo doze: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Escorpião, Libra, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Qual afinal é então a diferença entre astrologia e horóscopo?

Resumindo:

• A astrologia é uma ciência esotérica baseada nas posições e movimentos dos corpos celestes e como eles afetam a vida dos seres humanos

• O mapa astral é um documento feito para um indivíduo com base em sua data e hora de nascimento, considerando a posição exata dos planetas e estrelas naquele momento

• Os horóscopos diários são publicados em jornais, sites e revistas e lidos por pessoas que acreditam neles

• Os horóscopos são feitos com a ajuda da astrologia e são apenas parte do tópico maior da astrologia

Há astrólogos que dão algum valor ao horóscopo diário, enquanto outros o desprezam e afirmam ser uma simplificação boba da astrologia, que não haveria como prever eventos da vida de um indivíduo em um dia apenas levando em conta seu signo solar, que é algo muito genérico e empobrecedor.

Já outros afirmam que o horóscopo pode fornecer uma visão geral do dia que de alguma forma pode ser útil.

Quem despreza e não acredita na astrologia às vezes tende a resumi-la ao horóscopo, como se fosse toda a astrologia, e não vendo as coisas acontecerem de acordo com o que está lá chega à conclusão que a astrologia não funciona. É também por isso que muitos astrólogos não gostam do horóscopo (e a própria qualidade de um horóscopo depende também da qualidade do astrólogo)

Portanto, se quer ver seu horóscopo, encare-o como uma simplificação, como uma orientação geral para o seu dia.

Mas não precisa levá-lo tão a sério, já que você terá uma visão muito mais rica e precisa da astrologia se estudar seu mapa astral em uma consulta com um astrólogo profissional.




Veja também...

dezembro 22, 2020

dezembro 21, 2020

dezembro 9, 2020

>