Comemoração Dia das Bruxas. Saiba mais sobre essa festa.

No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween – conhecido no Brasil como Dia das Bruxas. Com origem no Reino Unido, sua nomenclatura inicial era “AllHallows’ Eve” – que significa “noite anterior ao Dia de Todos os Santos” (celebrado em 1º de novembro). A palavra “halloween” é derivada da expressão inglesa “hallowevening”, que significa “noite sagrada”.

Faça agora mesmo uma consulta de tarot - Vida Tarot

A origem celta

O festival celta de Samhain, que ocorria, principalmente na Escócia e Irlanda, há mais de 2.500 anos atrás, para marcar o “fim do verão”, durava três dias a contar de 31 de outubro. Era uma festa pagã em homenagem ao Rei dos Mortos, com fogueiras e muita comida (uma vez que coincidia com a época de colheita das plantações).

Nesta data o povo celta acreditava que os mortos e espíritos malignos vinham atormentar os vivos e então para se proteger a população decorava as casas com ossos e caveiras.

No século VIII, o Papa Gregório, da Igreja Católica, alterou o Dia de Todos os Santos cristão de 13 de maio para 1º de novembro. Até hoje não está claro se a mudança ocorreu para tentar “cristianizar” a festa pagã do Samhain.

Embora muitos historiadores afirmem que sim. Além disso, a Igreja Católica também criou o Dia de Finados (2 de novembro) para que os vivos homenageassem aqueles que já haviam morrido.

ganhe 50% astrologia Vida Tarot

Perseguição a bruxaria

Durante a Idade Média passou-se a perseguir quem celebrava o Samhain. Seus adeptos eram acusados de bruxaria e magia negra e condenados à morte na fogueira. Por isso, houve um longo período em que a festa deixou de ser realizada da forma pagã.

O Dia das Bruxas da forma como conhecemos atualmente teve origem entre os anos de 1500 e 1800 d.C. Com a agricultura como principal fonte de renda de muitos povos, a festa, que coincidia com a época da colheita, era farta com muita variedade de comida. Comer era a principal atração para o povo.

Um dos hábitos mais famosos, que foi adaptado a cultura norte-americana nos dias atuais, é o das crianças baterem de porta em cantando rimas ou rezando pelas almas dos mortos. Em troca, elas recebiam bolos, representando o espírito que havia saído do purgatório (hoje as crianças pedem doces).

Além disso, o joio alimentava as fogueiras. Estas simbolizavam a indicação do caminho a ser percorrido pelas almas no purgatório e também era uma crendice para combater a bruxaria e a peste negra.

Jogos de adivinhação do futuro utilizando elementos da agricultura também faziam parte da tradição. Couves e repolhos eram utilizados para prever, por exemplo, a profissão e a personalidade do futuro marido/esposa. Paróquias católicas tocavam seus sinos a noite inteira.

A vinda para o continente americano

Essa tradição do Dia das Bruxas é tão forte que, em 1845, ela foi levada na bagagem dos imigrantes irlandeses que fugiam da fome em seu país e encontraram refúgio nos Estados Unidos.

Lá suas tradições se uniram aos rituais de colheita americanos e deram origem ao Halloween.

É comum ver luminárias com rostos sinistros, feitas com abóboras e velas, decorando as casas e as ruas. Esse enfeite teve origem baseado em uma lenda sobre um ferreiro chamado Jack. Conta-se que ele foi mais esperto que o diabo e vagava pelas ruas como um morto-vivo nessa época do ano.

Já o costume das pessoas se fantasiarem como fantasmas, mortos-vivos, bruxas e afins teve origem em 30 de outubro de 1938, quando foi transmitida, via rádio, a história “Guerra do Mundos”, do escritor inglês H.G. Wells.

Conheça nossas Tarologas

O Halloween e o Dia das Bruxas no Brasil

Atualmente o Halloween é o maior feriado pagão norte-americano e foi inserido na cultura de outros países. Aqui no Brasil, nesta mesma data, celebra-se também o Dia do Saci, uma figura do folclore brasileiro. O objetivo de comemorar esse dia é justamente o de valorizar as lendas da cultura brasileira, que estão se perdendo.

O Dia das Bruxas foi introduzido no Brasil por meio da importação de produtos da cultura norte-americana, como filmes, seriados e livros. As escolas e cursos de língua inglesa passaram a adotar pequenas celebrações no dia 31 de outubro para representar a cultura norte-americana.

No entanto, como o Brasil é um país com uma fé cristã muito forte, iniciaram-se movimentos para sufocar a realização dessas festas com o argumento de que ela promove o mal. Além disso, movimentos culturais nacionalistas tentam sufocar a festa com o argumento de que não faz parte das nossas tradições e que ofuscava a nossa identidade cultural. Por isso, após muita pressão, foi criado oficialmente o Dia do Saci.

veja os depoimentos Vida Tarot - Tarot online