outubro 17, 2018

Comemoração Dia das Bruxas. Saiba mais sobre essa festa

COMPARTILHE

Comemoração Dia das Bruxas. Saiba mais sobre essa festa.

Comemoração Dia das Bruxas. Saiba mais sobre essa festa.

No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween – conhecido no Brasil como Dia das Bruxas. Com origem no Reino Unido, sua nomenclatura inicial era “AllHallows’ Eve” – que significa “noite anterior ao Dia de Todos os Santos” (celebrado em 1º de novembro). A palavra “halloween” é derivada da expressão inglesa “hallowevening”, que significa “noite sagrada”.

A origem celta

O festival celta de Samhain, que ocorria, principalmente na Escócia e Irlanda, há mais de 2.500 anos atrás, para marcar o “fim do verão”, durava três dias a contar de 31 de outubro. Era uma festa pagã em homenagem ao Rei dos Mortos, com fogueiras e muita comida (uma vez que coincidia com a época de colheita das plantações).

Nesta data o povo celta acreditava que os mortos e espíritos malignos vinham atormentar os vivos e então para se proteger a população decorava as casas com ossos e caveiras.

No século VIII, o Papa Gregório, da Igreja Católica, alterou o Dia de Todos os Santos cristão de 13 de maio para 1º de novembro. Até hoje não está claro se a mudança ocorreu para tentar “cristianizar” a festa pagã do Samhain.

Embora muitos historiadores afirmem que sim. Além disso, a Igreja Católica também criou o Dia de Finados (2 de novembro) para que os vivos homenageassem aqueles que já haviam morrido.

Perseguição a bruxaria

Durante a Idade Média passou-se a perseguir quem celebrava o Samhain. Seus adeptos eram acusados de bruxaria e magia negra e condenados à morte na fogueira. Por isso, houve um longo período em que a festa deixou de ser realizada da forma pagã.

O Dia das Bruxas da forma como conhecemos atualmente teve origem entre os anos de 1500 e 1800 d.C. Com a agricultura como principal fonte de renda de muitos povos, a festa, que coincidia com a época da colheita, era farta com muita variedade de comida. Comer era a principal atração para o povo.

Um dos hábitos mais famosos, que foi adaptado a cultura norte-americana nos dias atuais, é o das crianças baterem de porta em cantando rimas ou rezando pelas almas dos mortos. Em troca, elas recebiam bolos, representando o espírito que havia saído do purgatório (hoje as crianças pedem doces).

Além disso, o joio alimentava as fogueiras. Estas simbolizavam a indicação do caminho a ser percorrido pelas almas no purgatório e também era uma crendice para combater a bruxaria e a peste negra.

Jogos de adivinhação do futuro utilizando elementos da agricultura também faziam parte da tradição. Couves e repolhos eram utilizados para prever, por exemplo, a profissão e a personalidade do futuro marido/esposa. Paróquias católicas tocavam seus sinos a noite inteira.

A vinda para o continente americano

Essa tradição do Dia das Bruxas é tão forte que, em 1845, ela foi levada na bagagem dos imigrantes irlandeses que fugiam da fome em seu país e encontraram refúgio nos Estados Unidos.

Lá suas tradições se uniram aos rituais de colheita americanos e deram origem ao Halloween.

É comum ver luminárias com rostos sinistros, feitas com abóboras e velas, decorando as casas e as ruas. Esse enfeite teve origem baseado em uma lenda sobre um ferreiro chamado Jack. Conta-se que ele foi mais esperto que o diabo e vagava pelas ruas como um morto-vivo nessa época do ano.

Já o costume das pessoas se fantasiarem como fantasmas, mortos-vivos, bruxas e afins teve origem em 30 de outubro de 1938, quando foi transmitida, via rádio, a história “Guerra do Mundos”, do escritor inglês H.G. Wells.

O Halloween e o Dia das Bruxas no Brasil

Atualmente o Halloween é o maior feriado pagão norte-americano e foi inserido na cultura de outros países. Aqui no Brasil, nesta mesma data, celebra-se também o Dia do Saci, uma figura do folclore brasileiro. O objetivo de comemorar esse dia é justamente o de valorizar as lendas da cultura brasileira, que estão se perdendo.

O Dia das Bruxas foi introduzido no Brasil por meio da importação de produtos da cultura norte-americana, como filmes, seriados e livros. As escolas e cursos de língua inglesa passaram a adotar pequenas celebrações no dia 31 de outubro para representar a cultura norte-americana.

No entanto, como o Brasil é um país com uma fé cristã muito forte, iniciaram-se movimentos para sufocar a realização dessas festas com o argumento de que ela promove o mal. Além disso, movimentos culturais nacionalistas tentam sufocar a festa com o argumento de que não faz parte das nossas tradições e que ofuscava a nossa identidade cultural. Por isso, após muita pressão, foi criado oficialmente o Dia do Saci.


Compartilhe!



Veja também...

junho 11, 2020

maio 15, 2020

abril 2, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

  • […] última reflexão do mito do príncipe e o sapo. A ideia de que uma bruxa má encantou o príncipe é uma forma antiga de colocar as mulheres umas contra as […]

  • […] Wicca traz sua origem nas tradições e conhecimentos pagãos antigos. Quando falamos sobre bruxaria, normalmente associamos á idade média e um grupo de feiticeiras rodando em volta de uma […]

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >