janeiro 28, 2020

Deuses Hindus. As principais divindades do Hinduísmo

O Hinduísmo é uma tradição religiosa e uma filosofia de vida, originária da Índia, que preza por práticas espirituais como meditação, mantras e yoga para incrementar a conexão com seus deuses.

Hoje vamos apresentar alguns deuses hindus, os mais conhecidos, para que você (mesmo não praticando a religiosidade da Índia) também possa receber as bênçãos dessas divindades.

Vale lembrar que a população indiana é uma das mais antigas, portanto, os Deuses hindus possuem uma forte egrégora milenar, que auxilia aqueles que necessitam, por isso é importante conhecê-los para acessar essas forças.

Deuses Hindus – Trimurti e Tridevi.

Deuses Hindus. As principais divindades do Hinduísmo

Existe uma crença no hinduísmo de que Três Divindades Supremas cuidam do universo.

Essa crença é conhecida como “Trimurti”, é a Trindade Sagrada vista em muitas religiões, até mesmo no Cristianismo e Catolicismo, como “Pai, Filho e Espírito Santo”.

O número 3 é muito poderoso dentro da espiritualidade, pois é um número em que, através da união de uma força com outra, se dá à luz algo novo.

Na Trimurti existe um deus da Criação, outro da Manutenção ou Preservação e por último um deus da Destruição.

Como assim? Os hindus honram a destruição? Calma, calma, porque ao longo deste artigo eu explicarei tudo.

Existe também a “Tridevi”, que é a Trindade Sagrada com as deusas.

Naturalmente os hindus compreendem que o universo é dual, portanto para a maioria dos deuses masculinos existe a sua face feminina representada numa deusa.

Assim temos o equilíbrio entre os polos feminino e masculino, que existe também dentro de cada ser humano.

Deuses Hindus – Aspectos divinos.

No hinduísmo também se acredita que uma mesma divindade pode se manifestar em outra forma divina, com outras correspondências e símbolos, e atuar num plano astral diferente.

Por exemplo: o deus Shiva, que é uma divindade transformadora das energias, também possui um aspecto chamado “Shambo”.

Essa forma de Shiva é cultuada como o Senhor da felicidade, da plenitude interior, entre outros aspectos. O mesmo acontece com as deusas.

Forma-se assim uma grande união cósmica das forças que atuam na Terra e em todo o universo, para que desenvolvam seus diversos “cargos” espirituais e auxiliem nas necessidades humanas.

Deuses Hindus – Principais divindades masculinas.

Deuses Hindus. As principais divindades do Hinduísmo

Brahma: O Criador do Universo.

Brahma é o Senhor das canções, que nos concede a inspiração para criarmos algo novo em nossa vida.

Para os hindus, o universo foi gerado através do som, por isso a maioria dos mantras começa com o som do “OM”. Dentro da crença hindu, seria este o som do qual tudo se originou.

Como foi dito, a maioria dos deuses hindus masculinos possui uma contraparte feminina.

São suas deusas companheiras, que são as forças femininas daquele mesmo Deus. O complemento de Brahma é Saraswati, a Deusa da sabedoria, das artes e da música.

Vishnu: O Mantenedor.

 Vishnu sustenta o universo, é o deus da estabilidade e da manutenção. Auxilia-nos em tudo aquilo em que precisamos dar continuidade na vida, ou mesmo para que consigamos atingir o equilíbrio do nosso mundo interior.

Assim, estaremos numa melhor condição para trabalhar, manter bons relacionamentos, uma boa saúde e assim por diante. Estaremos prontos para desenvolver nossa missão, nossa função no mundo, que os hindus chamam dharma.

Sua companheira é Lakshmi, a deusa da fortuna.

Na cultura hindu, alguns deuses se encarnaram e se encarnarão na forma de um Avatar: ou seja, de um ser que também possui um nível espiritual elevado, com características divinas próprias, mas que carrega o poder, a essência e o dever de outro deus.

Um dos avatares mais conhecidos do deus Vishnu é Krishna (ao longo deste artigo, também falaremos sobre essa divindade).

Para os hindus o universo é cíclico. Por isso, enquanto Brahma cria, Vishnu mantém e preserva o que for realmente importante.

Quanto ao que se torna desnecessário, Shiva destrói.

Shiva: o Transformador.

Um dos deuses mais polêmicos aos olhos daqueles que não conhecem o hinduísmo, Shiva é mal compreendido por carregar o aspecto de divindade da destruição.

No entanto, a destruição de Shiva é para um bem maior, assim como para se ter fogo é necessário queimar lenha. Se destrói a madeira, mas obtemos luz, calor e podemos cozinhar alimentos.

Acontece aqui toda uma alquimia. Por isso, eu particularmente prefiro chamá-lo de “Transformador” em lugar de Destruidor.

No ciclo de criação e manutenção, é Shiva quem cuida da purificação do universo. Esse deus nos ajuda em processos de desapego e destrói medos e tudo o que atrapalha em algum processo de evolução.

É uma divindade de muita sabedoria, pois Shiva também é o deus do yoga e da meditação. Durante a sua prática espiritual, destrói a ignorância da mente, do ego e proporciona sabedoria através da verdade.

A companheira de Shiva é Parvati, a deusa do casamento.

Ganesha: O removedor de obstáculos.

Ganesha é filho de Shiva com Parvati. Muito popular e honrado, Ganesha nos abençoa com a alegria de viver, com a prosperidade em todas as áreas da vida e também é o que cuida dos nossos caminhos.

Os hindus têm tanto respeito por Ganesha que, antes de cultuar qualquer divindade, honra-se a ele, já que é o que retira os obstáculos dos caminhos para que possamos atingir os nossos objetivos. Ele também abençoa os comércios para que possamos ter bons negócios.

Temos aqui um artigo específico sobre ele.

Krishna: O Senhor da paz.

O oitavo e mais famoso avatar de Vishnu, Krishna, surgiu para eliminar tudo o que veio fazer o mal neste mundo. É esta a função de um avatar, reencarnar com o dever de causar um bem maior na Terra.

Krishna pode ser visto como uma criança, por suas regências de pureza e alegria, ou então como um jovem que toca sua flauta, levando tranquilidade aos corações e jovialidade por onde for.

É o senhor do movimento “Hare Krishna”, em que seus devotos prezam por não praticar nenhum tipo de violência, pregando os ensinamentos de Krishna, buscando atingirpaz a interior através de práticas espirituais.

Deuses Hindus – Principais divindades femininas.

Deuses Hindus. As principais divindades do Hinduísmo

Sarawati: A Senhora das Artes.

Saraswati é a esposa de Brahma.

Assim como seu marido, ela traz inspiração através da música e para os artistas em geral. Também é a deusa da sabedoria, dos pensamentos bem formados e objetivos. Auxilia-nos nos estudos e aprendizados de modo geral, e no desenvolvimento de alguma arte/artesanato.

Lakshmi: A Mãe da fortuna.

Lakshmi é considerada a personificação da riqueza. Riqueza esta que também se manifesta dentro de nós, ajudando-nos a sermos pessoas “ricas” espiritualmente.

Entre os deuses hindus, ela é a Mãe da generosidade e fertilidade, é a esposa de Vishnu e, junto a ele, são vistos como forças que dão vida e fluidez a tudo.

Parvati: A Companheira fiel.

Parvati é a deusa do amor, do casamento e da fidelidade. Ao lado de seu marido, o deus Shiva, e do seu filho, Ganesha, forma a família ideal, nutrindo um relacionamento de amor verdadeiro e lealdade. Parvati também ajuda muitas mulheres a engravidarem, pois é uma mãe dedicada e acolhedora.

Durga: A Guerreira.

Durga é uma Deusa com aspecto de guerreira. Ela é uma transcendência de Parvati. Em Durga, a serenidade de Parvati dá lugar ao empoderamento, ajudando-nos a impor respeito e a batalhar em busca do que queremos conquistar na vida.

Kali: A Ceifadora.

Kali também é um complemento feminino de Shiva e, assim como esse deus, ela é a deusa da destruição. É uma transcendência de Durga, que deixa de lado a simples guerreira para se tornar a senhora que aniquila os inimigos.

Kali nos ajuda a destruir nossas maiores dificuldades, nossos “demônios internos”, que são traumas, limitações, autossabotagens. Pode nos ajudar até a solucionar problemas com pessoas inimigas.

Deuses Hindus – Criando uma Conexão Espiritual.

Mantras são palavras sagradas que dão força a um decreto, visando receber bênçãos divinas.

Então recomento que diariamente, de 5 a 10 minutos, entoe algum mantra. Pratique e note sua vida mudar a cada instante.

Esteja num ambiente calmo, em que você não seja incomodado, acenda algum incenso que proporcione relaxamento e conexão espiritual (sândalo, lótus e lavanda são excelentes), acenda velas se gostar; este é seu momento sagrado, então sinta em seu coração como deve organizá-lo.

Sente-se confortavelmente, com as pernas cruzadas no chão, ou se preferir numa cadeira.

Alguns mantras você pode encontrar em vídeos na internet ou apps para celular, mas o ideal é que você mesmo pronuncie os mantras.

Repita o mantra no mínimo 9 vezes. O ideal são 108 vezes, que é um cálculo de potência espiritual elevada, mas se você não tem o hábito de mantrar, de início comece com 9 vezes, depois aumente mais 9 vezes e assim por diante.

Você pode usar um rosário de 9 contas para se concentrar, ou então um Japamala (terço meditativo), para não perder o cálculo.

Lembre-se de ter pensamentos positivos nesse momento e de respirar tranquilamente.

Deuses Hindus- Poderosos Mantras.

Deuses Hindus. As principais divindades do Hinduísmo

Mantra para elevar a vibração energética:

OM MANI PADME HUM

Mantra para abrir caminhos:

OM GAN GANAPATAYE NAMAHA

Mantra para desapego e transformação:

OM NAMAH SHIVAYA

Mantra para Inspiração:

OM AIM SARASWATIYE NAMAHA

Mantra para prosperidade:

OM SHREEM MAHA LAKSHMIYE NAMAHA

Mantra para coragem e determinação:

OM DHUM DURGAYE NAMAHA

Mantra para proteção e superação:

KALI DURGE NAMO NAMAH

Mantra para felicidade:

HARE KRISHNA, HARE KRISHNA,

KRISHNA KRISHNA, HARE HARE,

HARE RAMA, HARE RAMA,

RAMA RAMA, HARE HARE.

Deuses Hindus – Conclusão:

Às vezes, necessitamos de uma força extra em certas situações de vida, de um reequilíbrio energético, de um sentimento de paz no coração, de proteção.

Para isso, podemos recorrer aos deuses, que são seres elevados atuantes do plano espiritual, que olham por nós. Na verdade, eles não estão separados de nós, eles vivem também dentro de nós, mas é necessário conhecer essas forças, aprender seus simbolismos e regências, para despertarmos uma conexão espiritual com eles.

Vale lembrar que não devemos implorar para que o divino nos ajude somente quando precisamos, devemos criar o hábito de conviver com ele, através de praticas meditativas, para que diariamente estejamos protegidos e recebendo as suas bênçãos.

Eleve a sua vibração com essas práticas espirituais, para que você estabeleça em sua vida uma ligação íntima com deuses que há milênios acolhem milhões de pessoas.

Esse é o caminho do autoconhecimento e da expansão de consciência!

Namastê!

Gostou do artigo sobre os deuses Hindus? Comente aqui embaixo e compartilhe em suas redes sociais!



Vanessa Ramos

Vanessa Ramos


Praticante de Bruxaria, terapeuta holística, apaixonada por esoterismo. Minha ligação com a espiritualidade trouxe magia à minha vida, na escolha da área profissional e nos hábitos do dia a dia. Adoro ler, escrever e estudar os mistérios ocultos.

terapeuta vanessa ramos

Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

fevereiro 24, 2020

fevereiro 10, 2020

>