maio 12, 2021

Desilusão amorosa: 6 dicas para superar?

É possível superar uma desilusão amorosa?

É possível superar uma desilusão amorosa? A resposta é sim. Certamente não é fácil, mas mesmo quando um grande amor termina é sempre possível começar novamente.

O amor verdadeiro é difícil de encontrar e por isso é muito duro perder um amor que julgamos que pudesse ser intenso e verdadeiro, mas devemos nos lembrar que o espírito humano pode lidar com muito mais do que imaginamos e é por isso que qualquer pessoa tem o poder de se levantar e continuar com sua vida.

A rejeição faz parte da vida, e só porque uma pessoa rejeita nosso amor não significa que por isso sejamos indignos do amor e do carinho de outras pessoas.

Superando a desilusão amorosa

Superando-a-desilusão-amorosa

Quando um amor termina, a pessoa precisa de tempo para se recuperar a desilusão amorosa.

Mas não se deve esquecer que se trata de uma ruptura que pode abrir as portas para diversos tipos de autoaperfeiçoamento e amor próprio, tornando-nos mais confiantes, experientes e consequentemente pessoas melhores.

Muitas vezes também algum tempo depois determinarmos um relacionamento ou de sofrermos com um amor não correspondido, passado o “luto”, encontramos uma pessoa que é ainda melhor para nós.

É doloroso desistir porque você entregou seu coração e sua alma. Você imaginou uma vida feliz, uma vida para compartilhar com quem ama, na qual você poderia desabafar com essa pessoa inclusive quando um dia ruim acaba.

Agora que acabou, você tem um grande medo de nunca encontrar alguém que possa substituir essa pessoa ou talvez você só esteja com medo de nunca ser feliz com outra pessoa. Você se sentirá perdido e se perguntará o que fazer.

O amor não correspondido é difícil de superar. E não existem curas milagrosas para superar uma desilusão amorosa, mas, dando a si mesmo tempo e se concentrando em suas necessidades, essa dor vai desaparecer.

Muitas pessoas enfrentam essa fase de separação de forma problemática, sem digerir a dor e experimentando sintomas de depressão, falta de autoestima, sensação persistente de ansiedade, ataques de pânico, emagrecimento (a pessoa não consegue mais se alimentar normalmente) ou o contrário, ganhando peso ao tentar afogar a dor na comida.

Quanto tempo dura uma desilusão amorosa?

Superar uma desilusão amorosa exige tempo e, mesmo entre pessoas mais velhas e teoricamente mais maduras, pode ser um processo demorado e difícil.

Os problemas de relacionamento podem ser enfrentados mesmo aos 40 ou 50 anos de uma forma muito dolorosa. A psicologia de uma separação é complicada e muda dependendo da situação e da pessoa.

Se você constantemente se pergunta “Quando isso vai passar?” e a dor não passar, isso significa que talvez os motivos certos para superar a desilusão amorosa ainda não tenham amadurecido.

Ela pode levar semanas, meses ou anos. Tudo depende da pessoa, da sua personalidade, e do nível da desilusão e da intensidade do relacionamento.

Como sair disso?

Perceba que em algum momento você terá que esquecer o ex ou a pessoa por quem está apaixonada (o).

A princípio vai doer tanto que você não vai se sentir mais capaz de ir adiante. Você vai pensar nas frases de amor dele/a e das lindas lembranças juntos, que irão absorver você completamente.

Você pode se pegar ouvindo músicas que lembram você dessa pessoa, ou acabar visitando lugares e assistindo filmes de quando vocês estavam juntos.

Pode até mesmo vir a ter uma profunda convicção de que os dois um dia voltarão a ficar juntos. Essa esperança pode durar muito tempo, mas no final você perceberá que realmente não quer voltar com essa pessoa.

Depois de perceber isso, será mais fácil esquecer as memórias dolorosas, reagir e seguir em frente.

Como superar a desilusão amorosa

1 Corte toda a comunicação com seu ex

Corte-toda-a-comunicação-com-seu-ex

É difícil, mas é uma cura que funciona. Superar uma desilusão amorosa é difícil e você provavelmente sentirá como se estivesse perdendo a melhor pessoa que já conheceu, a única pessoa que realmente era válida.

Vai doer no começo, mas depois será mais fácil se recuperar e vai melhorar.

Se você precisa se comunicar, tente escrever uma carta descrevendo como você se sente, quais são suas emoções e use-a para desabafar e liberar suas emoções.

2 Não saia com seu ex

Se você fizer isso, poderá voltar à estaca zero e todo o trabalho que teve terá sido inútil. Lembre-se que se o olho não vê, o coração não dói!

Quando as coisas ficarem difíceis, lembre-se do motivo pelo qual você está longe dele ou dela.

Lembre-se do que você odiava no seu ex. Em tempos de tristeza, tendemos a nos lembrar apenas das coisas positivas e das lembranças mais felizes que tivemos juntos.

E você deixa de reconhecer todas as dúvidas, hábitos irritantes, palavras raivosas e decepções.

Se você sofreu uma traição de seu parceiro, pare de justificar essa traição e perceba que você pode encontrar alguém que te ama e que nunca será infiel.

Use a experiência para aprender como identificar tipos infiéis e para evitar de entrar em contato com eles no futuro.

Você tem que se perguntar: você quer passar o resto da sua vida pensando nisso e se sentindo mal, ou quer deixar essa história para trás e seguir em frente?

Perceba que só porque esse relacionamento acabou, não significa que você nunca mais poderá encontrar o amor.

Pergunte a seus amigos ou pais como eles lidaram com uma situação semelhante. Muitas pessoas se lembram de como foi difícil, mas muitas admitem que mais tarde encontraram em suas vidas uma capacidade maior de amar e ser amadas.

Se você algum dia você voltar a ser amiga/o do seu ex, faça isso só quando tiver superado totalmente, ou já tiver encontrado um outro amor e ele ou ela não te afetar mais em nada.

3 Cuide-se e ame-se

Cuide-se-e-ame-se

Você pode estar sofrendo de insônia e talvez esteja acordando no meio da noite.

Quando está escuro e todos ao seu redor estão dormindo, pode ser muito solitário.

Exercite-se. Durante o dia, os exercícios e as longas caminhadas farão com que você se sinta exausto ao ir para a cama.

Os exercícios físicos também são excelentes para a depressão, especialmente por serem uma boa maneira de eliminar os pensamentos que atormentam sua mente.

Meditação também pode ser uma ótima pedida.

4 Não tente superar isso sozinho (a).

Seus amigos são muito importantes. Eles o ajudarão a se curar ouvindo, apoiando e também com bons conselhos.

Se você os negligenciou pelo seu ex, peça a eles que perdoem você.

Se eles forem amigos verdadeiros, vão perdoá-lo e querer ajudá-lo. Saia com amigos e familiares com mais frequência. Eles ajudarão você a se recuperar e não deixarão que você fique pensando muito no/a ex.

5 Seja honesto sobre como você se sente.

Não finja para si mesmo ou para os outros que está bem, se não estiver. Não há necessidade de se sentir triste o tempo todo, ou nem mesmo ficar triste.

Pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes aos rompimentos, e você tem o direito de se sentir e ser mais emocional do que o normal. Fale com as pessoas em vez de manter tudo dentro de si.

Você se sentirá mal-humorado, deprimido e ansioso. Algumas pessoas podem apoiá-lo se realmente souberem o que está acontecendo. Lembre-se de que existem pessoas que cuidam de você. Existem pessoas ao seu redor que te entendem e podem ajudar você.

Tudo bem chorar. Chorar pode ajudar a liberar suas emoções. Depois de fazer isso, você se sentirá muito melhor.

E então, quando estiver mais tranquilo/a, ligue para seus melhores amigos para ter conversas otimistas e engraçadas.

6 Enfrente a dor e a solidão com coragem.

Com o tempo, a dor vai passar. Você é uma pessoa forte que pode superar isso.

Não ceda à fraqueza, cultive o amor próprio e mantenha sua cabeça erguida. Lembre-se sempre de que você estará melhor sem ele, porque era alguém que você pensava que te amava, mas que te abandonou ou não correspondeu ao seu sentimento.

Essa pessoa não vale suas lágrimas ou sua dor.

Nunca chore por alguém que nunca chorará por você.

Com o tempo e a maturidade, sua capacidade de amar outra pessoa aumentará. Você será grato pela experiência e reconhecerá que tem o poder de escolha em sua vida.

Nenhum relacionamento é um erro se você puder tirar algo dele, como aprender algo novo sobre si mesma/o.

Você pode descobrir que é uma pessoa muito teimosa, então esta pode ser uma oportunidade de mudar para melhor e se tornar uma pessoa mais aberta.

Você também pode descobrir que sente muito ciúme e, nesse caso, pode tomar medidas para se tornar um namorado ou namorada menos ciumento. O tempo vai curar você, mas não vai acontecer do dia para a noite.

Lembre-se: tudo está superado, você só tem que se dar tempo!

Oração para a cura de uma desilusão amorosa

Oração-para-a-cura-de-uma-desilusão-amorosa

Faça o sinal da cruz, invocando a presença de Deus, e pronuncie a seguinte oração:

“Eu te louvo, Senhor, pelo dom da minha vida. Senhor Jesus, eu (diga seu nome), por intercessão de Maria Santíssima, apresento todo o meu ser a vós: alma, corpo e espírito. Me consagro plenamente ao Senhor, sem reservas, confiando-me totalmente em seu amor.

Senhor, pela graça de seu Espírito Santo, toque em todas as áreas do meu coração, principalmente onde há feridas, decepções, mágoas, tristezas que por acaso surgiram de um amor não correspondido, de um relacionamento ruim, de um namoro desfeito (aqui você pode falar um pouco do seu relacionamento se quiser, desabafando com Deus).

Senhor, eu (diga seu nome) quero renunciar toda e qualquer forma de desamor que possa estar em meu coração, se houver falta de perdão a exemplo do senhor na cruz, quero perdoar (nome da pessoa), por ter causado sofrimento, tristeza, raiva, ódio e tantas outras coisas nocivas ao meu coração, principalmente surgidas de uma decepção.

Jesus, se humanamente é difícil perdoar, dai-me a graça do perdão que jorra de seu lado transvasado pela lança, onde a misericórdia se faz presente a todos que dele se achegam, restaurando assim minha afetividade.

Jesus Cristo, manso e humilde de coração fazei meu coração semelhante ao vosso, sem pecados, feridas, decepções, mágoas, ódio e todo e qualquer tipo de coisa que não provém do vosso coração.

Eu (diga seu nome) apresento minha mente consciente, subconsciente, inconsciente e lembranças para que fiquem cheias de seu senhorio, serenidade, paz e harmonia, e peço a vós que eu não esteja preso a lembranças dolorosas, a imagens tristes e as mesmas, se forem lembradas, que sejam encaradas com tranquilidade.

Eu (diga seu nome) renuncio a qualquer tipo de juramento que eu tenha feito no momento de extrema angústia e sofrimento, afirmando que não amaria mais ninguém, impedindo assim de ser feliz e amar outra pessoa.

Senhor Jesus Cristo, fonte e manancial de amor, derrame sobre mim, sem medida, toda a graça do teu amor, curando-me as feridas provocadas pelo desamor, suprindo toda carência afetiva, emocional, restaurando as minhas emoções e sentimentos, preenche todo o vazio da solidão com o seu infinito amor, o Senhor que conhece todas as minhas necessidades, atendei-me!”2



Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

agosto 20, 2021

agosto 6, 2021

julho 20, 2021

>