outubro 13, 2020

Como reconquistar meu ex e manter a relação saudável

COMPARTILHE

Às vezes, depois de uma separação, você percebe que ainda tem sentimentos pelo seu ex e quer estar com ele novamente. Você se pergunta: como reconquistar meu ex?

Pedir ao seu ex para voltar a ficarem juntos pode ser assustador, mas se você dedicar um tempo e aprender com o passado, há uma chance de ele dizer sim e de vocês conseguirem levar adiante um relacionamento saudável.

Entenda a separação

Entenda-a-separação

O que cada um de vocês fez para contribuir para a separação? A maioria dos problemas de relacionamento não surge inesperadamente, mas aumenta com o tempo.

As chances são boas de que não era um problema de um lado só e de que havia sinais de que o fim estava chegando. Tire um tempo e pense nas causas antes de tentar recuperar seu ex. Você quer ter certeza de que não está desperdiçando seu tempo ou energia em algo fútil.

Segundo muitas pesquisas, a principal causa do rompimento dos relacionamentos românticos é a falta de comunicação.

Esse problema pode ser resolvido estabelecendo expectativas claras e discutindo abertamente as frustrações antes que as coisas explodam em uma grande luta.

Outras questões podem ser mais difíceis de superar, como infidelidade ou ciúmes.

No entanto, com trabalho e aconselhamento, mesmo problemas desse tipo são possíveis de resolver se os dois quiserem..

Lembre-se de quem pediu a separação. Foi você? Em caso afirmativo, você fez isso após uma reflexão cuidadosa ou depois de um ataque de raiva do qual agora se arrepende? Ou então foi seu ex que quis terminar e ele ou ela tinha motivos específicos? Ou foi uma decisão mútua?

É vital que você entenda quem quis o rompimento e por que isso aconteceu em primeiro lugar.

Se foi você, e seu ex era contra a separação, voltar a ficar juntos se torna mais fácil do que se o pedido de término partiu do ex.

Interprete bem suas emoções.

Na dor e confusão de um rompimento, pode ser fácil confundir suas emoções, interpretando sentimentos de solidão e mágoa como evidência de que você precisa do seu ex-marido ou ex-namorado em sua vida (ou da ex-esposa ou ex-namorada).

De fato, quase todo mundo que experimenta uma separação inicialmente sente tristeza pelo relacionamento perdido, juntamente com sentimentos de ansiedade, culpa, depressão e solidão.

Geralmente, quanto mais sério o relacionamento, mais graves esses sentimentos tendem a ser; casais que são casados ou que moram juntos tendem a ter os piores rompimentos, enquanto aqueles que namoram morando separados tendem a lidar de forma mais fácil com um rompimento.

Mas a intensidade dos seus sentimentos não significa automaticamente que você deve voltar com seu ex.

Tente responder a estas perguntas: você sente falta do seu ex ou sente falta de um namorado ou namorada? Ele ou ela fez você se sentir melhor consigo mesmo, mais seguro no mundo e mais feliz?

Você se imagina com essa pessoa a longo prazo, mesmo quando a emoção de se apaixonar se esvai e você fica presa/o nas rotinas diárias da vida?

Se você está apenas querendo ter alguém, pode encontrar essas coisas com outra pessoa em um relacionamento mais saudável e estável.

Tire um tempo sozinha/o e pense bem. Concentre-se em si mesma/o. Saia com seus amigos. Jogue-se no trabalho e em outras atividades.

O que você pode fazer para reconquistar seu ex

O-que-você-pode-fazer-para-reconquistar-seu-ex

Como reconquistar meu ex? Voltamos à dúvida inicial.

Se você realmente está decidida a isso, há diversas formas de tentar.

Em primeiro lugar, trabalhe sua autoestima e confiança. Não se comporte de forma muito carente. Pessoas carentes demais tendem a desgastar o relacionamento e a afastar os parceiros, não a aproximá-los.

Seja a pessoa por quem seu ex se apaixonou. Tente pensar em quando vocês dois se conheceram, na magia que havia entre vocês. Nas piadas internas e apelidos do casal. Nos gostos em comum.

Tente reacender o fogo da mesma maneira como a chama começou. Convide-o para sair e vocês podem ir em um lugar marcante para os dois.

Lembre-se que seu ex se sentiu atraído por você, que vocês se sentiam bem um com outro e que você estava atendendo às necessidades emocionais deles.

O que mudou? Corrija maus hábitos e erros Seja uma pessoa positiva. Ria e sorria. Sempre fique positiva/o para se sentir bem consigo mesma/o e se tornar atraente de novo.

Claro que nem tudo se resume a aparência, mas tente dar uma reciclada ou se cuide melhor. Talvez você tenha parado de cuidar de si mesmo/a, se acomodado no relacionamento e deixado de ser interessante.

Compre algumas roupas novas, altere seu penteado, vá à academia. Destaque-se e pareça renovada/o.

Você não quer mudar quem você é para recuperar seu ex. Não estamos dizendo isso. Até porque ele pode partir novamente e você ficar só com você mesma como companhia.

A questão é que é sempre bom dar o melhor que você pode ser. Seu ex foi atraído por você e você pode tentar recuperar essa atração. Dê o melhor de si!

Uma boa estratégia para reencontrar o ex e reconquistar

“Como reconquistar meu ex se ele fica longe de mim?” Você pode já ter se perguntado.

Uma boa estratégia pode ser contar com a ajuda de amigos em comum. Eles podem convidá-lo a ir a um determinado lugar e você “por acaso” pode reencontrá-lo por lá.

Ou você pode ir a um lugar que sabe que ele frequenta e, quando reencontrá-lo, puxar uma conversa leve. Nada de assuntos pesados sobre o relacionamento que terminou. Conversem sobre as coisas corriqueiras da vida.

Convide-o então depois a qualquer dia irem ao cinema. Divirtam-se. Nada de conversas sérias por enquanto.

Se acontecer um beijo, deixe fluir naturalmente, mas não demonstre entusiasmo demais, não mostre estar carente. Deixe os encontros irem acontecendo naturalmente e vá reconquistando-o aos poucos.

Depois de algum tempo, quando perceber que vocês estão se dando bem de novo, aí sim é hora de ter uma conversa honesta sobre sua história juntos e se poderão ou não retomar um futuro romântico.

Embora enviar mensagens de texto e falar pelo computador seja uma maneira comum de se comunicar em um relacionamento estabelecido, discussões íntimas como essa devem ser realizadas pessoalmente. Convide seu ex para jantar ou vocês podem ir juntos tomar um café.

Tenham uma conversa madura. Desculpe-se por erros que você possa ter cometido. Deixe claro através de ações que você mudou.

Se foi o parceiro que errou, diga que está disposta/o a dar seu perdão.

Outro detalhe: use o passado a seu favor. Se seu ex realmente gostou de uma roupa sua, use-a novamente. Compartilhe uma memória feliz que vocês tem juntos.

Se ele comprou alguma joia especial para você, considere usá-la quando se encontrarem para conversar. Isso enviará uma mensagem bastante clara de que você ainda tem sentimentos por ele ou ela (a joia aqui é apenas um exemplo, pode ser qualquer presente visível).

Não deu certo antes, como fazer dar certo agora?

Não-deu-certo-antes-como-fazer-dar-certo-agora

Se aconteciam muitas brigas, independentemente das razões, procure melhorar o diálogo. Tenha mais paciência. Entenda que cada pessoa tem seu jeito, por mais parecidas que algumas possam ser. Sempre vai existir algo nele/nela que não vai te agradar. Ninguém é perfeito.

Portanto, trabalhe melhor o entendimento, a compreensão e a conversa. “Como reconquistar meu ex se critico ele o tempo todo?” Você pode até já ter se perguntado. Seja menos dura/o com o parceiro. Claro que ele/a tem defeitos que podem ser corrigidos, mas isso será conseguido com calma e diálogo, não colocando o carro na frente dos bois.

Reconquistei meu ex e agora?

Continua valendo o princípio do diálogo. Não brigue sem motivos. Caprichem na comunicação.

Também mantenha a chama viva. Não se acomodem. Saiam, viajem juntos. Divirtam-se. Saiam com os amigos também. Não se isolem no mundinho de vocês.

Claro que mesmo a rotina faz parte de um relacionamento. Mas não se deixe dominar por ela. Pensem sempre em coisas diferentes para fazer de vez em quando.

Considere também um aconselhamento. Principalmente se você era casada/o ou tinha um relacionamento muito sério e deseja retomá-lo, é provável que vocês precisem de terapia de casal para descobrirem a raiz dos seus problemas e garantirem que vocês possam superá-los.

Lembre-se de que os relacionamentos cíclicos (aqueles que ficam indo e voltando, que algumas pessoas chamam de “relacionamento ioiô”) tendem a apresentar uma maior taxa de insatisfação e falta de confiança.

Portanto, esteja preparada/o para ter trabalho extra em seu novo e ao mesmo tempo antigo relacionamento. Para que vocês não fiquem indo e voltando, mas, uma vez tendo voltado, fiquem juntos até o fim de suas vidas.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.


Compartilhe!


VT-Post-Vanessa-Ramos
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.


Veja também...

outubro 1, 2020

setembro 24, 2020

setembro 21, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>