abril 19, 2021

Chakra básico ou chakra-raiz: como ele afeta sua vida

Características gerais do chackra básico:

Características gerais

Localização: no períneo, entre o ânus e os órgãos genitais, na base da coluna vertebral

Função: Estabilidade, segurança, autoconfiança

Cor: Vermelho

Elemento: Terra

Sentido: Olfato

Cristais e pedras: Rubi, coral vermelho, granada, jaspe, ônix preto, obsidiana

Mantra: Lam

Nota: Do

Animais associados: Boi, touro, elefante (associados à terra)

Mūlādhāra é o nome do primeiro chakra, também conhecido como chakra-raiz ou chakra-base ou chakra básico, localizado no períneo entre os órgãos genitais e o ânus.

É o chakra que representa o apoio ou sustento de todo o corpo (seu nome significa “o sustento da base”) e é descrito como uma flor de lótus com pétalas escarlates, às quais a cor vermelha está associada.

Seu elemento é a terra e a fase da vida a ele associada é a da primeira infância, fortemente ligada a emoções como a segurança e a alegria de viver. Quando nascemos nos movemos principalmente nesse chakra.

A principal característica deste chakra é sua dureza, e é por isso que os exercícios do chakra-raiz promovem o fortalecimento e a estabilidade de todo o organismo, tanto física quanto emocionalmente.

O chakra básico como assento da kundalini

Este chakra também é considerado o assento da kundalini, o local onde dorme a milagrosa energia latente em todo ser humano.

Isso costuma ser representado da seguinte forma: no centro de um quadrado, debaixo da sílaba do mantra Lam, há um triângulo invertido vermelho-escuro.

Diz-se que a kundalini shakti dorme ali, esperando para ser despertada e levada de volta a Brahman, a fonte de todas as coisas da qual se originou.

É representada como uma cobra enrolada três vezes e meia.

Poderes ou dons proporcionados pela abertura plena do chakra básico

abertura plena do chakra básico

Segundo os tratados de yoga, todo chakra quando plenamente desenvolvido desperta poderes que antes estavam adormecidos no ser humano. Esses poderes são chamados de siddhis.

Isso ocorre quando a kundalini desperta, sobe e se estabiliza em determinado chakra.

No caso do chakra básico, os poderes ou dons da kundalini são os seguintes:

Ele ou ela experimenta o Darduri Siddhi (o ser humano adquire uma agilidade muito maior, consegue saltar muito alto)

Ele ou ela ganha conhecimento do Presente, do Passado e do Futuro.

Ele ou ela tem controle sobre o elemento terra. Até porque é o elemento ligado a este chakra.

Sinais de problemas no chakra básico

Quando o primeiro chakra está bloqueado, as consequências são uma forte insegurança e apatia, juntamente com uma perda de autoestima que pode nos levar a uma atitude desanimada nas atividades cotidianas.

Como é um chakra que governa a vitalidade, a pessoa com esse chakra enfraquecido pode notar muita falta de vontade, fraqueza, apatia, falta de motivação, de vigor físico, de motivação para fazer as coisas e perseguir os próprios sonhos.

Muita atividade desse chakra, por outro lado, também não traz consequências positivas: temos rigidez mental, hostilidade a mudanças, agressividade e um apego excessivo ao dinheiro.

Isso porque é um chakra relacionado à preservação da vida, aos aspectos mais animais. Mudanças podem estar associadas a situações novos que, no inconsciente, nos levam a achar que nossa vida ou nossa segurança financeira ou pessoal estão em perigo.

O dinheiro também tem a ver com sobrevivência, já que sem ele podemos passar necessidades. É uma energia da terra. E por isso o apego a ele indica um desequilíbrio no chakra básico. Que pode acontecer mesmo em pessoas ricas ou prósperas quando se tornam avarentas.

Devemos prestar atenção especial ao chakra Muladhara quando passamos por períodos de fortes mudanças, como por exemplo em uma separação, durante uma mudança de casa, no início de um novo negócio ou trabalho e, em geral, durante todos os eventos que envolvem nosso senso de segurança e estabilidade.

Sintomas que o chakra básico está equilibrado

Sintomas que o chakra básico está equilibrado

Nesse caso, você deve se sentir seguro/a consigo mesmo, ter vitalidade, autoestima. Se você acorda já com boa disposição, esse é um bom sinal que a energia desde chakra está fluindo bem.

Se você tem vigor físico, pratica esportes e se sente bem, se não fica excessivamente cansado, é outro bom indício.

Bom sono também é um indicativo que o chakra não está nem acelerado demais e nem muito lento, o que poderia causar insônia em um caso ou aquela preguiça que porém não leva a um sono profundo no outro.

Exercícios para reequilibrar o chakra básico

1 – Ashvini mudra

É um exercício muito eficaz para trazer ao consciente o que está nos bloqueando a um nível subconsciente.

Ashva em sânscrito significa cavalo e os mudras são posturas corporais. O exercício consiste simplesmente em contrair e relaxar os músculos anais repetidamente. De certa forma como um cavalo no ato de evacuar as fazes, daí o nome.

2- Mahamudra

Posição inicial: sentado no chão. Uma perna está reta e a outra perna é dobrada de forma que o calcanhar fique embaixo da nádega.

Expire, incline-se para a frente e agarre os dedos da perna reta com as duas mãos.

Levante a cabeça e olhe para cima. Fique nessa posição por uns dois minutos enquanto respira normalmente.

Quando mais conseguir ficar na posição, melhor.

3 – Mandukī mudra (também conhecido como Bhadrāsana)

Posição inicial: vajrasana (sente-se sobre os calcanhares). Separe as pernas até que suas nádegas possam descansar no chão.

Expire e mantenha as costas retas, coloque as mãos no chão entre os joelhos. Os braços podem ficar estendidos ou dobrados de acordo com o seu conforto.

Os dedos apontam para fora e seu olhar deve estar voltado para a ponta do nariz. Fique nessa posição por alguns minutos enquanto respira normalmente.

Este exercício nos protege contra emissões nocivas, desintoxica o corpo e tem um efeito de aterramento, além de melhorar o sentido do olfato e da concentração.

Além dessas posições de yoga, algumas práticas mais simples podem ajudar no chakra básico, como por exemplo dançar movendo a base da coluna, liberando um pouco a energia que geralmente fica muito estática ali.

O importante também é, psicologicamente, não se deixar nunca levar pelo desânimo. E se alimentar bem para manter a vitalidade alta. Evitando também o apego aos bens materiais, o que pode desenvolver aspectos negativos do chakra.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

junho 1, 2021

maio 24, 2021

maio 17, 2021

>