abril 7, 2021

Caboclo 7 flechas: como ele pode te ajudar?

A história do Caboclo 7 flechas

Quando falamos de Umbanda, uma das linhas mais guerreiras é a linha dos caboclos. Isso se deve, e muito, à conexão direta com Oxóssi, o Orixá guerreiro das matas.

CABOCLO 7 FLECHAS

O Caboclo 7 Flechas, que vem irradiado na linha de Oxóssi, é uma entidade ou guia espiritual que tem uma de suas origens na Tribo dos Pataxós, entre os anos de 200 e 300. A região, de mata escura à época, hoje é o Estado da Bahia.

Apesar deste Caboclo vibrar na linha de Oxóssi, ele pode atuar em qualquer uma das sete linhas dos Orixás. Isso porque ele ganhou, por ordem de Oxalá, sete flechas, representando as sete linhas da Umbanda e suas energias. Ou seja, cada flecha representa um Orixá.

O que representam as suas 7 flechas

Como dito, por ordem de Oxalá, esse Caboclo recebeu uma flecha de cada Orixá, cada qual com uma representatividade.

Dessa forma, segue o significado de cada irradiação com as divindades:

A primeira flecha foi dada por Oxóssi, que foi colocada no seu braço direito, representando a saúde;

Por Ogum foi colocada uma flecha, no seu braço esquerdo, simbolizando a defesa das maldades materiais e espirituais;

Xangô  colocou em seu peito a flecha que representaria a defesa contra as injustiças do homem.

Já nas suas costas, foi Iansã que cruzou uma flecha, para que pudesse se defender das traições dos inimigos;

Em sua perna direita, foi a vez de Iemanjá colocar uma flecha, que representaria a abertura de caminhos materiais e espirituais;

Na sua perna esquerda, foi onde Oxum colocou a sua flecha, para que os caminhos fossem abertos e para proteção das forças contrárias à vontade de Deus.

A última flecha foi colocada por Obaluaiê / Omulu: em suas mãos, para haver a distribuição da força divina da fé e da verdade para a humanidade.

Características do Caboclo 7 flechas

Uma das suas principais características é o seu grande conhecimento sobre ervas e folhas de qualquer lugar do mundo e, por isso, esta entidade atua muito com a cura dos consulentes. É um caboclo de pena e seu cocar é grande.

CARACTERÍSTICAS DO CABOCLO 7 FLECHAS

Além do seu vasto saber relacionado à cura e aos métodos de ajuda a quem o procura, que se inserem no que chamamos de medicina natural, ele é muito conhecido por seu um caboclo mandingueiro, ou seja, trabalhando com as mandingas, ele consegue quebrar todas as demandas.

Por ser um caboclo que carrega o número sete consigo, o Caboclo 7 flechas é capaz de sustentar qualquer tipo de vibração e, com isso, atuar nas energias negativas sem que seja afetado ou prejudicado por elas.

Esse caboclo é muito forte e muito corajoso. Seus adversários não o intimidam e nunca foge de uma batalha, mesmo que saiba que não conseguirá vencê-la, pois, no final, sempre consegue dar a volta por cima.

Suas consultas , seus conselhos e seus passes  baseiam-se, principalmente, na ajuda daqueles que buscam sabedoria para entender melhor a própria vida e cultivar o autoconhecimento em busca de evolução. Ele gosta de respeito, não gosta muito de brincadeiras e foca-se bastante no trabalho em questão.

Esse caboclo costuma trabalhar com a indicação de banhos de ervas simples e de fácil acesso até mesmo para os iniciantes na Umbanda, o que complementa a sua consulta e o seu trabalho fora do terreiro.           

Quanto aos médiuns que trabalham com essa entidade, podemos vê-los trabalhando com o fumo em forma de charuto, de cachimbo e, em alguns casos, até mesmo usando um cigarro de palha. Este caboclo trabalha com a defumação de seus charutos.

Suas bebidas podem ser o vinho, a água de coco ou até mesmo a cerveja clara.

Quanto às suas cores, na maioria das ocasiões ele utilizará uma guia verde, mas você poderá testemunhar também o uso das cores branca e vermelha e, muitas das vezes, de dentes de animais nos fios de conta, bem como de flechas e lanças.

Falanges do Caboclo 7 flechas

O Caboclo 7 Flechas é dono de uma enorme falange. Segue o nome de alguns falangeiros:

  • 7 Flechas Caveira
  • De Angola
  • Mata Virgem
  • Urucaia
  • Pena Branca
  • Montanhas
  • Matas
  • das Almas
  • Pedreira
  • de Oxóssi
  • Ogum

Lembrando que todos estes também são chefes de falange e por isso têm mais uma enorme variedade de nomes de falangeiros.

Incorporação do Caboclo 7 flechas

Por ser um caboclo de Oxóssi, sua incorporação possui movimentos rápidos, sendo bem ágil. Ao chegar à terra, ele se ajoelha sobre um dos joelhos e estica seu braço, simbolizando o lançamento de uma flecha. Seu brado é forte e  enérgico.

Saudação ao Caboclo 7 flechas

A linha dos caboclos possuí apenas uma saudação, incluindo o Caboclo Sete Flechas:

Okê Caboclo, significa: Salve o caboclo!

Oração ao Caboclo 7 flechas

ORAÇÃO AO CABOCLO 7 FLECHAS

Salve Deus Pai, criador de todo o Universo!

Salve São Sebastião, rei da mata e chefe de todos os Caboclos!

Salve Pai Sete Flechas e sua falange guerreira!

Pai Sete Flechas, baixai sobre nós um jato de vossa divina luz, iluminando os nossos espíritos, para que possamos entrar em comunhão com esta centelha de luz divina que emana de vossas sagradas flechas, nos defendendo e amparando neste mundo terreno.

Salve as sete flechas que vos foram dadas, espiritualmente, para nos defender de todas as provas que não vêm de Deus.

Bendito seja São Sebastião, que botou sobre o vosso braço direito a flecha da saúde, para que derrame sobre nós os bálsamos curadores;

bendito seja São Jorge, que botou sobre vosso braço esquerdo a flecha da defesa, para que sejamos defendidos de todas as maldades materiais;

bendito seja São Jerônimo, que vos cruzou uma flecha em vosso peito para defender-nos das injustiças da humanidade;

bendita seja a grande mãe, Senhora da Conceição, que botou uma flecha em vossas costas, para nos defender de todas as traições de nossos inimigos;

bendito seja o Senhor do Bonfim, que vos botou uma flecha sobre a perna direita para abrir os nossos caminhos materiais e na senda da Espiritualidade;

bendita seja Nossa Senhora dos Navegantes, que botou uma flecha sobre vossa perna esquerda, para lavar os nossos caminhos, iluminando os nossos espíritos e defendendo-nos de todas as forças contrárias à vontade de Deus;

bendito seja São João Batista, que entregou em vossas sagradas mãos a flecha da força astral superior, para o bem da humanidade, com a divina força da fé e da verdade.

Deus Pai foi quem ordenou e os santos as flechas lhe entregaram;

com as forças das sete flechas, Pai Sete Flechas me abençoou …

Amém!’

Ponto cantado do Caboclo 7 flechas

Lê, lelelere, lerelerelere lerá

Lê, lerelere, lê, lerelere, Caboclo Sete Flechas no congá

Saravá Seu Sete Flechas, ele é o rei da mata

O seu bodoque atira, ô paranga

A sua flecha mata

Saravá Seu Sete Flechas, ele é o rei da mata

O seu bodoque atira, ô paranga

A sua flecha mata

Lê, lele, lê lerelerelere lerá

Lê, lele, Caboclo Sete Flechas no congá

Saravá Seu Sete Flechas, ele é o rei da mata

O seu bodoque atira, ô paranga

A sua flecha mata

Saravá Seu Sete Flechas, ele é o rei da mata

O seu bodoque atira, ô paranga

A sua flecha mata

Gostou do nosso texto sobre o Caboclo 7 flechas? Deixe aqui embaixo seu comentário!




Veja também...

maio 13, 2021

maio 4, 2021

abril 27, 2021

>