fevereiro 11, 2021

Cabocla Jurema, quem é ela?

A história da Cabocla Jurema

A palavra Jurema vem da língua Tupi Guarani e significa espinho de cheiro ruim” que faz referência a árvore da Jurema. A árvore que, segundo a história, foi onde a mãe da Cabocla, em vida, teria lhe abandonado, quando ela tinha apenas sete meses de vida, vindo a ser resgatada e criada pelo Caboclo Tupinambá, tornando-se irmã de Jupira e Jandira.

Cabocla Jurema se tornou a primeira guerreira e cacique de sua tribo e conta a história que, por conta de um amor proibido, foi perseguida pela sua própria tribo e morreu quando foi acertada, no peito, pela flecha que havia sido direcionada ao seu amado, o Caboclo Huascar.

Após sua morte, seu amado teria voltado para a terra do sol e teria fundado um império nas montanhas andinas, em homenagem a Jurema e lá todas as mulheres aprenderiam a ser guerreiras, como a mulher que salvou a sua vida.

Conta-se ainda que no local em que Jurema morreu nasceu uma bela planta, forte e resistente, que dá flor o ano todo. Essa flor está sempre virada para o Sol, o astro maior, e assim ficou conhecida como Girassol.

Essa divindade é evocada tanto por indígenas, como pelos Umbandistas e pelos herdeiros do Catimbó (o mundo encantado da Jurema).  Por conta disso, pode se apresentar de três formas de personificações todas com notável beleza: como uma jovem negra, como uma jovem índia ou como uma jovem mulher branca, com traços indígenas

As falangeiras da Cabocla Jurema

Como todo caboclo, Jurema é uma entidade que trabalha na linha de Oxóssi. Entretanto, sabe-se que a maioria dos médiuns, que incorporam essa entidade são filhos de Iansã, pois essa é sua vibração original. A Cabocla Jurema trabalha na energia de vários Orixás, independe da coroa daqueles que trabalham com ela, dando origem as suas falangeiras, que explicaremos a seguir:

Cabocla jurema da Praia – são falangeiras ligadas diretamente a Iemanjá e Xangô, que tem sua irradiação junto ao Caboclo 7 Pedreiras. São entidades que trabalham no acolhimento de aflitos através do equilíbrio do mental e dos sentimentos.

Cabocla Jurema da Cachoeira – possui ligação direta com Oxum e sua irradiação ao Caboclo Lírio. Trabalham auxiliando os consulentes nas suas relações pessoais, no seu convívio social e com problemas financeiros.

Cabocla Jurema da Mata – sua ligação é direta com Oxóssi e Ogum e irradia no Caboclo Rompe Mato. Atua na abertura de caminhos e quebra de demandas. É uma das mais vistas em terreiros de Umbanda.

Cabocla Jurema Flecheira – ligada diretamente a Xangô, Oxóssi e Oxalá, ela irradia no Caboclo 7 Flechas. Tem profundo conhecimento de ervas e de folhas, trabalhando na cura e na quebra de demanda.

Cabocla Jurema do Oriente – Sua ligação direta vem de Xangô e Oxumaré e irradia no Caboclo Cobra Coral. Possui profundo conhecimento das magias e das curas através dos segredos dos répteis e animais peçonhentos, bem como trabalha atuando na elevação do espiritual e mental dos consulentes.

Cabocla Jurema Rainha – Ligada diretamente a Oxalá e Obaluaê, sua irradiação é junto ao Caboclo Girassol. Atua com cura e passes energéticos, muito poderosos. É uma falange que costuma trazer nela antigos Xamãs, médicos e cientistas e, por isso atuam na evolução e no desenvolvimento dos consulentes.

Cabocla Jurema Preta – Sua ligação é com Omolu/Obaluaê e Iansã e sua irradiação é junto ao Caboclo Arranca Toco. Essa falange é composta por feiticeiros poderosos, com capacidade de drenar energias ruins e filtrá-las dos lugares. Trabalha auxiliando no caminho de evolução dos consulentes. Tem o poder de transformar e estabilizar o que existe de ruim, bem como multiplicam o que existe de bom.

Cabocla Jurema da Lua – Possui ligação direta com Ogum e Xangô e sua irradiação é junto ao caboclo 7 montanhas. Possuem conhecimento das leis kármicas e, por isso, mostram aos consulentes seus caminhos e o que está por trás da trilha caminhada.

Cabocla Jurema Mestra – Tem ligação direta com Nanã Buruquê e Oxóssi e sua irradiação é com o Caboclo Araúna. Possui um arquétipo parecido com o de um preto velho, no que diz respeito ao seu semblante e a sua postura. São conhecedoras de magias e ervas, além disso, possuem experiência de várias reencarnações, o que lhe torna uma excelente contadora de histórias, conduzindo seus consulentes, de maneira simples, a refletirem sobre seus conselhos morais e éticos, trazendo equilíbrio e sabedoria aos que necessitam.

Características da Cabocla Jurema.

A Cabocla Jurema tem um semblante sério e fechado, quando são incorporadas. Quando estão em terra são guias que não conversam muito, sendo mais ouvintes, porém dando bons conselhos. Sempre com uma palavra de conforto tem muito carinho pelos seus consulentes.

Suas principais áreas de atuação, quando trabalhando dentro de um terreiro de Umbanda, são o fortalecimento do espírito, o aconselhamento aos aflitos, a prosperidade, a atuação na área da saúde e a quebra de demandas.

Seus passes são potentes e trabalham afastando as energias negativas e na retirada de larvas astrais (ideias projetadas pela mente humana e materializadas no mundo astral, que se mantém pela força de nossos pensamentos).

Como todo Caboclo, ela come frutas diversas. Já em relação a sua bebida, essa entidade poderá ser vista consumindo água de coco, vinho e até mesmo cerveja clara.

Já com relação ao fumo utilizado para seu trabalho, a maioria utiliza o charuto, mas isso não impede de serem vistas manipulando outro tipo de fumo.

Seus médiuns trabalham com guias de cor predominantemente verde, podendo existir também detalhes em vermelho, branco ou até mesmo amarelo que podem vir acompanhado de adereços como penas e símbolos ligados ao orixá ou que remeta flechas ou algo das matas.

Com relação aos adereços, por ser uma cabocla de pena, Jurema se apresenta portando um Cocar geralmente nas cores verde, vermelha e branca, podendo variar de acordo com a vontade da sua falangeiras.

Características da incorporação da Cabocla Jurema

Jurema ao chegar em terra ajoelha-se sobre um dos joelhos e com seus braços, em um movimento de lançamento de arco e flechas, mira para o alto, em saudação ao astro maior. Seu brado é forte e longo e sua movimentação é ponderada e cadenciada.

Características dos filhos da Cabocla Jurema.

Os filhos ou médiuns incorporadoras da Cabocla Jurema são muito lutadores. Não deixam que nada nem ninguém os impeçam de alcançar seus objetivos. Lutam com todas as suas forças, dia após dia, noite após noite, mesmo que fiquem completamente esgotados.

Além disso, são pessoas que respeitam muito a pessoa amada, preservando o relacionamento e valorizando o amor que os une. Apenas se juntam com alguém quando veem que realmente gostam dessa pessoa… Mas após isso não a largam por nada!

Também são pessoas muito boas e caridosas. Não podem ver ninguém em apuros que oferecem logo a sua ajuda. Não importa se isso os vai prejudicar ou tomar algum do seu tempo, eles simplesmente ajudam quem precisa. Odeiam ver injustiças e alguém vivendo mal injustamente.

SAUDAÇÃO E SEU SIGNIFICADO

A linha das caboclas possuí apenas uma saudação, incluindo a Cabocla Jurema:

Okê Cabocla Jurema, significa: Salve aquele que grita, que brada!

ORAÇÃO DA CABOCLA JUREMA

Saravá a Cabocla Jurema!

Jurema, recebi o teu recado

Aqui me tens atendendo o teu chamado

Diante de ti, de joelho a teus pés, Rainha da Mata Virgem Jurema, eu sei que és.

Irmã de Oxalá, Filha de Tupã,

Da linha de Oxossi,

E da legião de Utubatã.

Jupira, Jandira, Janaina e Iracema.

É a falange suprema.

Da linda cabocla Jurema.

Eu encontrei em Jurema,

A redenção e a luz.

A beleza do poema,

Nasmáximas de Jesus.

Amai vós tanto na vida, tanto quanto eu vos amei

Nesta Umbanda querida

Esta é a nossa lei.

Quem nesta tenda chegou,

O nosso Mestre é o Senhor.

Estamensagem é fraterna,

Estamensagem é de amor.

Salve o reino de Oxossi,

OndeJurema é rainha,

Pois um homem sem amor é um morto que caminha.

Saravá Cabocla Linda!

Okê Cabocla Jurema!

Ponto cantado Cabocla Jurema

Ô Jureminha
Ô Juremá
Suas folhas caiu sereno
Ô Jurema
Dentro desse congá.
Salve São Jorge guerreiro
Salve São Sebastião
Salve a Cabocla Jurema
Que nos deu a proteção

Okê Cabocla Jurema!



Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

julho 23, 2021

julho 9, 2021

julho 2, 2021

>