Tomar banho de rosas é equilibrador por ser uma erva morna. Podemos tomar o banho todos os dias, e lavar a cabeça, atingindo assim os chakras coronário e frontal sem que haja nenhum risco.
Quando pensamos em banho de rosas, só nos vem à mente as rosas brancas. Aposto que a maioria pensou em brancas ou vermelhas.
No entanto, saibam que podemos tomar banho de rosas brancas, amarelas, vermelhas e cor-de-rosa. O tipo de rosa e a cor vão depender da necessidade e para quem será o banho.
Por exemplo, se o banho for para Oxalá, a rosa será branca. Se for para Iemanjá, também será branca. Para Oxum e Obaluaiê, idem. Mas se for apenas para Oxum, ela aceita as rosas cor de rosa e amarelas, além das brancas.
Agora se o banho de rosas for para Pombo Gira, a cor será vermelha e no lugar da água usaremos champanhe ou espumante.
Isto porque cada banho é indicado para uma necessidade especifica, para um caso especifico. O que foi recomendado para uma pessoa não serve para outra, porque cada indivíduo é único.
Mesmo se o pedido de ervas for igual, a utilização e canalização das energias será diferente.
Por isso, sempre pergunte a uma entidade o que pode e deve ser feito para o seu caso em especial.
Banho de rosas para trazer paz e serenidade
Se você está precisando encontrar a paz, está cansado, ou já caminhando para a depressão, um banho de rosas brancas por alguns dias poderá ajudá-lo (a).
Quem dirá quantas rosas e por quantos dias será a entidade que está lhe atendendo.
Geralmente a quantidade de rosas é em número ímpar, mas a quantidade de dias pode variar.
A rosa branca simboliza a paz. Não é à toa que ela é a rosa de nosso Pai Oxalá que representa o trono da paz na Umbanda, sincretizado na religião católica com Jesus Cristo.
Banho de rosas brancas de Pai Oxalá
O banho de rosas brancas é associado na Umbanda ao nosso Pai Oxalá.
As essências vivas e a força vital que habitam nas flores são catalisadores e veículos de propagação de boas energias que acalmam, tranquilizam e curam.
Quando falamos “essa flor e (ou) erva é de tal orixá”, isso quer dizer que tal flor ou erva está cheia do magnetismo e da vibração do orixá, beneficiando não só as pessoas que as utilizam, mas também os ambientes.
O banho de rosas brancas é um banho de limpeza e também de energização.
Os efeitos esperados do banho de rosa branca são: relaxamento; ação como calmante; e purificação, pois limpa a aura e os pensamentos repetitivos, afasta larvas astrais e combate inveja e fofocas.
Além disso, melhora as relações entres as pessoas, sejam estas as relações amorosas, as familiares ou as profissionais.
Para preparar o banho de rosas brancas serão necessários 2 litros de água e 9 rosas brancas com botão aberto (usar só as pétalas)
Ferva 2 litros de água, apague o fogo, coloque as pétalas de rosa branca e tampe a panela.
Após o banho de higiene, faça uma oração de coração e nessa oração faça seus pedidos. Coloque o seu propósito.
Com tranquilidade, despeje do pescoço para baixo a água do banho de rosas brancas.
Jogue-a lentamente e ajude-a a banhar, espalhando-a com a mão nos lugares onde a água do banho não alcança. Não deixe nenhuma parte do seu corpo sem banhar ( a cabeça pode ser banhada se desejar, mas tenha cuidado com os olhos).
Não use toalha para se secar.
Quando fazer?
Os dias de força para esse banho são sexta-feira e domingo.
Lua nova e cheia quando o propósito é a expansão de algo.
Lua minguante quando o propósito for eliminar, banir.
Banho de rosas para o amor
Gostaria de deixar claro que este banho não é para atrair o amor, é para equilibrar as energias de quem toma, para encontrar a melhor solução com relação ao amor que está vivendo.
Neste caso, podemos usar as rosas brancas, amarelas e as que são cor-de-rosa para Mamãe Oxum, senhora do trono do amor e da fortuna.
O banho poderá ser feito com as três cores ou apenas uma delas, em uma quantidade impar que será decidida pela entidade que lhe atenderá.
O processo será o mesmo. Ferver a água, desligar o fogo, colocar as pétalas de rosas, abafar, e depois do banho normal, usar este banho para harmonizar.
Banho de rosa vermelha
Este é um banho para Pombo Gira, e não é para atrair o amor.
As Pombo Giras são guardiãs, responsáveis pelo desejo e pela vontade, e quando me refiro a desejo e vontade não é apenas sexual.
Em alguns casos o sexo pode até ser uma necessidade do consulente, mas a raiz do problema pode ser física ou espiritual.
A vontade e o desejo de que falamos aqui é para se movimentar na vida, para que as coisas boas aconteçam, para você não ficar parado (a) e estagnado (a) no mesmo lugar por muito tempo.
Eu poderia chamar essa energia de energia de movimentação. As Pombo Giras movimentam nossas vidas, não deixam nada parado, para elas não existe desânimo.
Algumas pessoas ainda não conhecem o papel da Pombo Gira na Umbanda nem no Candomblé, por isto estão sempre associando a sua imagem e a sua presença às de prostitutas.
O que não é uma verdade.
Se for pedido para tomar um banho de rosas vermelhas por qualquer entidade e não necessariamente por um Pombo Gira, ele deve ser feito com champanhe ou espumante.
O champanhe precisa ser aquecido e não fervido.
Depois que desligar o fogo, coloque as pétalas e abafe. Toda a cor da rosa vermelha ficará no banho, as pétalas vão ficar quase brancas.
Este banho, por ter bebida alcoólica, não pode ser tomado da cabeça aos pés para não ferir os chacras coronário e frontal. Tome-o apenas do pescoço para baixo.
Banho de rosas brancas: proteção para crianças
Para proteger uma criança de ataques espirituais, ou até mesmo fisicamente, podemos banhá-la com rosas brancas.
Para este banho usaremos 8 rosas brancas (só as pétalas) e 3 litros de água pura.
Neste caso em especial, podemos colocar a água e as pétalas juntas e aquecer a água e não ferver.
Depois do banho normal, jogue este banho da cabeça aos pés da criança. É bom para acalmar, trazer paz e serenidade.
Conclusão
Cada orixá possui uma rosa ou uma flor que os representa. Não existe apenas o banho de rosas. Existem banhos de várias flores, como por exemplo:
Oxalá, além das rosas brancas, também aceita lírios, cravos, crisântemos, palmas e copo-de-leite.
Oxum, além das rosas brancas, amarelas e rosas cor-de-rosa, aceita também flores do campo e vitória-régia.
Iansã, além das rosas amarelas, aceita também margaridas, palmas e crisântemos.
Iemanjá, além das rosas brancas, aceita também palmas brancas e jasmim.
Estes são apenas alguns exemplos. Xangô, por exemplo, usa várias flores.
Todo orixá tem suas ervas e flores, mas pode utilizar as ervas e flores de todos os outros orixás se for necessário para ajudar uma pessoa.
Não existe limite para a utilização das ervas e dos recursos da natureza para a Umbanda. Tudo é utilizado e aproveitado na busca de se usufruir do máximo de suas propriedades. E da natureza usamos muitas coisas.
O importante é saber como e para que usar, caso contrário poderemos arrumar um problema ainda maior.
Por isso o indicado é sempre passar por uma entidade, que saberá auxiliá-lo e indicar o que for melhor para a sua necessidade e momento.
O que se busca com um banho de rosas ou de ervas é sempre a harmonização dos chakras e com isto o equilíbrio emocional.
A partir deste equilíbrio, todo o resto acontece, como a atração de coisas boas.
Gostou do artigo?
Se sim, compartilhe em suas redes sociais.
Ficou com alguma dúvida, ou quer fazer algum comentário ou sugestão?
Mande-nos um e-mail e teremos o maior prazer em responder.
Até o próximo artigo.