junho 15, 2021

Banho de Gengibre e os seus múltiplos usos.

Características da planta

Características da planta

Rico em propriedades nutricionais, o gengibre é uma planta herbácea perene, com cerca de 90 cm de altura.

A planta tem um caule subterrâneo, formado por um rizoma ramificado do qual nascem os caules vegetativos. O rizoma, caso não saiba, é um tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções expostas ao ar.

A parte medicinal é justamente o rizoma (que a maioria das pessoas erroneamente chama de raiz), rico em óleo essencial, zingerona, resinas e mucilagens.

O Habitat

Nativo da Índia e da Malásia, o gengibre se desenvolve melhor em lugares tropicais (com altas temperaturas e alta umidade), mas cultivar não é tão difícil em climas menos quentes, tanto na terra como em vasos (mas o vaso deve ser grande porque a planta se desenvolve em largura).

Para cultivar dentro de casa, você pode pegar o rizoma e plantá-lo alguns centímetros debaixo do solo. Regue frequentemente mas com pouca água (também é bom borrifar com água para recriar a umidade típica dos países de origem, caso você more em um local mais frio).

No inverno, é preciso ter cuidado com as baixas temperaturas que podem danificar a planta.

O uso do gengibre na história

oleo essencial de gengibre

O rizoma do gengibre é rico em óleos essenciais e gingerol, e por suas propriedades benéficas é utilizado há muitos anos na medicina oriental.

Até a medicina européia sempre reconheceu as propriedades curativas dessa planta, que está listada entre as usadas e estudadas por Galeno e mais tarde também pelos romanos, como mostram os escritos de Plínio, o Velho.

Posteriormente, os benefícios trazidos pelo consumo continuaram a fascinar e, nos últimos anos, vários estudos foram realizados para destacar todas as suas potencialidades de uma forma mais específica.

Ele é cada vez mais consumido também nas cozinhas ocidentais e o encontramos facilmente em todos os nossos supermercados.

Pode ser adquirido fresco ou ralado e seco, em pó.

No primeiro caso, as propriedades benéficas da planta são mais bem mantidas; no segundo caso existe a vantagem de poder conservar o produto por mais tempo.

As propriedades nutricionais do gengibre

Essa planta é rica em vários minerais benéficos como magnésio, ferro, zinco e algumas vitaminas do complexo B e vitamina E.

Além desses nutrientes fundamentais, é rico de alguns polifenóis essenciais, que garantem ao tempero as inúmeras propriedades curativas de que goza.

O gengibre contra náuseas e cólicas

Entre as muitas virtudes, é usado para reduzir as náuseas. Graças às suas propriedades, é tradicionalmente utilizado como um tônico digestivo.

Existem vários estudos que demonstraram uma eficácia real contra as náuseas.

Em especial é muito apreciado no caso de cólicas da gravidez (em que o consumo diminuiu estatisticamente a sensação de vômito) e de enjoos persistentes.

Para atuar nisso, basta uma infusão com 5 gramas de gengibre em 1/2 litro de água. A planta mastigada, se aguentar comer, também é muito eficaz contra as náuseas.

Gengibre para o bem-estar do estômago

Como se pode deduzir do tópico anterior, o gengibre é bom para todo o sistema digestivo graças às suas propriedades gastroprotetoras.

Também é muito útil (se usado em doses baixas), mesmo contra gastrite e úlceras intestinais.

Os princípios ativos são muito eficazes contra o Helicobacter pylori, a bactéria responsável pelas úlceras estomacais.

Além disso, estimula a digestão, combate a diarreia e ajuda na eliminação dos gases intestinais.

O gengibre em caso de gripe

Estimulante do sistema imunológico, tem sido usado pela população asiática há milhares de anos para combater resfriados e febre.

Também é uma grande ajuda contra tosse e catarro.

Graças às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, o gengibre também é de grande ajuda no caso de inflamações da garganta (faringite, laringite, etc.).

Chá de gengibre para gripes e resfriados

Chá de gengibre

Aproveitando o tópico acima, recomendamos o chá de gengibre com limão para sintomas de gripes e resfriados.

Ponha de 5 a 10 gramas de gengibre em 1/2 litro de água, e ferva de cinco a dez minutos. Depois interrompa a fervura e adicione o suco de meio limão. Adoce à vontade e mexa antes de tomar.

Propriedades antivirais e antimicrobianas do gengibre

Também tem um efeito antiviral e antimicrobiano bem documentado.

Seu consumo pode, portanto, ajudar no caso de infecções de vários tipos. Por exemplo, o efeito foi demonstrado em 2013 no caso de infecção pelo vírus sincicial respiratório humano: o gengibre fresco (e não desidratado) é capaz de inibir a adesão do vírus às células humanas.

Anti-inflamatório e analgésico

Estudos recentes demonstraram que o gengibre, graças às suas fortes propriedades anti-inflamatórias, alivia as dores de cabeça, reduz bastante as dores articulares e musculares e alivia a inflamação do estômago e do esófago.

Gengibre: aliado do coração

O rizoma do gengibre é um bom anticoagulante e, como tal, ajuda a tornar o sangue mais fluido e a reduzir o risco de formação de coágulos.

Além disso, é um aliado do coração, pois reduz os níveis de colesterol. Em particular, o consumo mostrou uma melhora nos níveis sanguíneos de colesterol total e colesterol LDL. Consequentemente, graças também ao efeito anti-inflamatório, o consumo é capaz de prevenir a formação de placas ateroscleróticas e subsequentes doenças cardiovasculares.

Finalmente, de acordo com alguns estudos científicos, diminui a pressão arterial por atuar como vasodilatador e, como acabamos de ver, reduz a coagulação do sangue.

Gengibre e diabetes tipo 2

Várias evidências destacam o efeito positivo do consumo sobre a glicemia.

Em um estudo conduzido com 88 participantes, o consumo de 3 gramas de dessa planta por dia durante 8 semanas resultou em uma redução de 10% no açúcar no sangue.

O gengibre é útil contra dores menstruais

O uso de gengibre durante os primeiros dias do ciclo menstrual pode ajudar a aliviar a dor associada ao próprio ciclo.

Também neste caso, tem um efeito anti-inflamatório e, segundo estudos, os benefícios desta planta são comparáveis aos dos medicamentos comuns em uso.

O banho de gengibre faz bem?

banho de gengibre

Um banho de gengibre tende a aliviar peles muito ressecadas, queimaduras de frio, combate a fadiga e dores musculares.

Segundo algumas pessoas, também deixa o coração mais leve.

Efeitos do banho de gengibre: Estimulante; livra o corpo de toxinas; alivia dores musculares; gera transpiração; relaxa a tensão; aquece (uma boa em dias frios)

Contraindicações: Não é recomendado para peles muito sensíveis.

Pode ser muito bom se você está precisando dar uma energizada na sua vida, varrer energias negativas que te deixam para baixo e sem vitalidade.

Como preparo o banho de gengibre?

É bem simples!

Ferva a água primeiro, depois desligue o fogo e coloque o gengibre.

Tampe por dez ou quinze minutos, coe, e então leve para seu banheiro.

Tome seu banho de higiene normal e depois disso jogue a água do banho de gengibre do pescoço para baixo.

Deixe que o corpo se seque naturalmente, evitando usar toalha, para que a energia fique no seu corpo e na sua aura por mais tempo.

Você pode também, uma vez tomado o banho, fazer uma meditação.

Sente-se e concentre-se na energia subindo dourada e luminosa pela coluna. O banho de gengibre terá dado uma boa revitalizada, então provavelmente você vai sentir a energia com mais facilidade.

Você pode também visualizar uma luz dourada descendo do seu chakra coronário, logo acima da sua cabeça.

Pode visualizá-las ao mesmo tempo ou uma de cada vez, cinco minutos uma e cinco minutos a outra.

Relaxe e a energia irá fluir!

Simpatia com gengibre para dor de cabeça

Para fazer essa simpatia, você vai pegar um pedaço de gengibre e descascá-lo. Ponha-o então em um copo d’água e espere uma meia hora para despejar a água do corpo.

Com o gengibre umedecido, você irá colocá-lo debaixo de um pano e se deitar com esse pano bem próximo da sua cabeça.

Descanse ali por uma meia-hora ou um pouco mais.

Com essa simpatia você vai resolver ou aliviar sua dor de cabeça, e se ela voltar vá repetindo, até ela desaparecer, assim esperamos!



Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

setembro 21, 2021

agosto 23, 2021

agosto 2, 2021

>