abril 16, 2021

Banho de Eucalipto para que serve e seus benefícios.

Conheça o banho de Eucalipto e seus benefícios para o corpo e para a alma.

O eucalipto (Eucalyptus globulus) é uma planta da família Myrtaceae. O óleo essencial obtido a partir dele é útil para tosses, resfriados e sinusite, mas também é amplamente utilizado em cosméticos.

Vamos descobrir isso melhor!

Propriedades do eucalipto

Propriedades do eucalipto

As folhas do eucalipto contêm um óleo essencial, particularmente rico em eucaliptol, terpenos (pineno, canfeno, felandreno); aldeídos; polifenóis (ácido gálico, ácido ferúlico, ácido gentísico); flavonóides e taninos.

Esses princípios ativos conferem à planta uma ação balsâmica, fluidificante e expectorante das secreções catarrais do trato respiratório. Por esse motivo, é utilizado na fitoterapia em inflamações e congestionamentos, como tosses, resfriados e no tratamento de sinusites.

Além disso, devido à presença do óleo essencial, o eucalipto tem uma ação antibacteriana e antisséptica muito eficaz para doenças do trato urogenital em caso de cistite, leucorreia e candidíase, para as quais também é recomendado em virtude de sua ação desodorante.

Para uso cosmético, os preparados de eucalipto exercem uma boa ação antisséptica e cicatrizante em infecções purulentas da pele. Servem como calmantes em queimaduras.

É muito indicado para limpar o couro cabeludo e cabelos oleosos, aos quais devolve o brilho.

Uso interno

Sua ação balsâmica pode ser irritante para a mucosa gástrica, se tomada isoladamente. Por isso é sempre melhor utilizá-lo em misturas com plantas protetoras das mucosas como a malva.

Além disso, devido à ação hipoglicemiante, não administre ao mesmo tempo que os hipoglicemiantes orais.

Chá de Eucalipto

chá de eucalipto

Você vai precisar de:

1/2 colher de chá de folhas de eucalipto, em uma colher de sopa de malva para 1 xícara de água

Despeje o eucalipto e as folhas de malva na água fervente e desligue o fogo. Cubra e deixe em infusão por 10 min.

Filtre a infusão e beba em caso de inflamação do aparelho respiratório, pois dissolve o catarro e melhora a respiração. Ou então use na presença de infecções do trato urinário.

Tintura mãe de eucalipto

30 a 40 gotas, 2 a 3 vezes ao diam em caso de doenças do trato respiratório e diabetes.

Contraindicações do Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto, quando usado em grandes quantidades, pode causar náuseas, vômitos e diarreia. Portanto, não é recomendado para uso durante a gravidez e a amamentação. No caso de pessoas sensíveis, também pode causar dermatite e irritação na pele.

Descrição da planta

Árvore perene de rápido crescimento (chega a 20 m em 6-7 anos), na Austrália, sua terra natal, pode até ultrapassar 90 m. O tronco tem casca lisa, de cor acinzentada, que se desprende em placas finas e alongadas. A madeira é avermelhada.

As flores se agrupam geralmente em botões de flores, mais ou menos numerosos. O fruto é uma cápsula amadeirada, dura, enrugada e coberta de cera. As sementes são numerosas e muito pequenas. Toda a planta tem um cheiro aromático e um sabor meio amargo.

O habitat do eucalipto

Nativa da Oceania (especialmente Tasmânia, Austrália e Nova Guiné), geralmente cresce em áreas temperadas. Na Itália, é comum no centro e no sul e, em particular, na Ilha de Elba e na Sicília.

Foi introduzido na Europa em meados do século XIX, vindo da Austrália e da Tasmânia.

O eucalipto cresce rapidamente e absorve grande quantidade de água do solo, por isso é utilizado para drenar solos pantanosos, ajudando a prevenir o desenvolvimento dos mosquitos portadores da malária.

O banho de eucalipto é bom para a saúde?

O banho de eucalipto pode ser feito de diversas formas, para diversos objetivos e trazer inúmeros benefícios, tanto para a saúde física como para a espiritual.

Alguns dos benefícios dos banhos de eucalipto são:

Fazer crescer a energia vital;

Traz proteção;

Fortalece a vontade;

Afasta vibrações e energias ruins;

Melhora o humor;

Eleva a autoestima;

Fortalece a pessoa contra ataques espirituais.

Em resumo, independentemente da finalidade que você busca, o banho de eucalipto irá fazer bem a você!

Banho de eucalipto para se energizar e se sentir melhor.

banho de eucalipto

Nosso campo energético com frequência se desequilibra, e então atraímos doenças, mal-estar e perdemos vitalidade.

O banho de eucalipto irá ajudar você a se sentir mais vivo e energizado, a equilibrar seu espírito e a fortalecer sua vontade e a determinação de sua alma.

Você vai precisar de:

Um punhado de folhas de eucalipto (secas ou verdes).

Dois litros de água.

Modo de preparar:

Numa segunda-feira, coloque a água em um recipiente sobre o fogo e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, jogue as folhas de eucalipto e faça uma espécie de chá.

Algo relevante é que só deve jogar as folhas no momento em que a água já estiver fervendo. Não permita que a planta ferva ao mesmo tempo que a água, porque o fogo danifica o elemental do eucalipto e corta os efeitos esperados para o banho de eucalipto.

Mas enfim, feito o “chá”, apague o as chamas e deixe que a preparação fique numa temperatura mais morna, coe e leve para o banheiro.

Esta água deverá ter uma coloração verde-acastanhada, embora as tonalidades possam variar dependendo das folhas que você usou na preparação.

As folhas restantes depois que você coou, você irá devolvê-las à natureza.

Pode deixá-las em um jardim, um parque ou em uma mata.

E como eu tomo o banho de eucalipto?

Antes de tomar o banho de eucalipto, tome seu banho normal de todo dia. Esfregue-se e limpe-se bem.

Depois disso, jogue o que preparou do pescoço para baixo e, enquanto faz isso, mentalize sua energia vital se estabelecendo, sua alma se limpando e se fortalecendo e faça uma prece.

Tome seu banho higiênico normalmente. Ao finalizar seu banho, jogue a água do banho de eucalipto do pescoço para baixo.

Respire profundamente enquanto se limpa, isso irá ajudar tanto na purificação como na percepção que você poderá ter das energias.

Ao terminar, não se seque com uma toalha, deixe que o ar seque você, para que o eucalipto possa agir profundamente no seu interior.

Então vá dormir ou, se estiver sem sono, faça uma meditação. Visualize uma luz limpando seus chakras. De preferência uma luz branca ou dourada, bem intensa e pura.

Como em outros banhos, não é recomendável que veja TV, jogue ou faça sexo depois deste banho, misturando vibrações.

Assim, no dia seguinte você já acordará com a energia renovada.

Gostou do artigo Banho de eucalipto? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.

Gratidão, Paz e Luz



Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

agosto 23, 2021

agosto 2, 2021

julho 16, 2021

>