A artemísia (Artemisia vulgaris) é uma planta perene da família Asteraceae, utilizada no tratamento da tosse por suas propriedades antissépticas e expectorantes.
Vamos descobrir isso melhor?
Propriedades da artemísia.
As raízes da planta têm ação sedativa, capaz de relaxar o sistema nervoso, portanto são indicadas em casos de estresse excessivo e fadiga geral.
As flores contêm óleos essenciais e flavonoides, que conferem à planta ação antiespasmódica (atenua os espasmos musculares no caso de dor menstrual e dismenorreia) e ação de regulação do fluxo menstrual em caso de amenorreia e irregularidades do ciclo menstrual
Além disso, pode ser um eficaz remédio antisséptico e expectorante em casos de tosse e pode ser utilizada contra parasitas intestinais. Enquanto que pela ação eupéptica é utilizada em casos de digestão difícil.
Infusão de artemísia
Ingredientes: 1 colher de sopa de flores de artemísia, 1 xícara de água
Despeje a artemísia em água fervente e daí desligue o fogo. Cubra e deixe em infusão por 10 min.
Filtre a infusão e beba 2 xícaras por dia
Tintura de artemísia
Tome 30 gotas três vezes ao dia por cerca de dez dias antes do ciclo menstrual; em outros casos, doses variáveis 30-50 gotas 2-3 vezes ao dia, fora das refeições.
Se for o caso, peça a ajuda de um terapeuta para definir melhor as doses.
Contraindicações de artemísia
A artemísia pode ter alguns efeitos colaterais e é contraindicada na gravidez e na amamentação; em altas doses, pode ser venenosa e danificar o sistema nervoso. Em algumas pessoas, o contato com a pele pode causar dermatite.
O habitat da artemísia
É nativa das zonas temperadas da Europa, Ásia e Norte da África. Cresce da planície ao sopé das montanhas, ao longo dos rios e nas margens dos campos.
Um pouco de história
O nome deriva de Ártemis. Na religião da Grécia antiga, era a deusa da caça, dos bosques, do arco e flecha e da virgindade. Outros nomes são absinto selvagem e canapaccio, devido à vaga semelhança com o cânhamo.
Outras tradições derivam o nome Artemísia da palavra grega artemes. que significa “saudável”, “com boa saúde”. O termo específico vulgaris indica que é uma espécie comum.
O nome científico atualmente aceito, Artemisia vulgaris, foi proposto por Carl von Linné (1707 – 1778), biólogo e escritor sueco, considerado o pai da classificação científica moderna dos organismos vivos, na publicação Species Plantarum (“Espécies de plantas”).
A artemísia é usada na medicina tradicional chinesa e japonesa, para a preparação de moxa (do japonês moe kusa, que significa “erva ardente”), um medicamento obtido pela trituração da planta em um pilão para obter uma mistura lanosa, com a qual se preparam bolas ou cones que, uma vez colocados em pontos específicos da pele (correspondentes aos pontos de acupuntura), são postos para queimar e rendem diversos benefícios para a saúde.
Florais de artemísia
Na forma de florais, a artemísia contribui para a purificação do corpo, da mente e do espírito.
Podem ser usados principalmente para momentos de desespero e emergência, para trazer mais tranquilidade e atrair boas vibrações.
Incenso de artemísia
As folhas de artemísia podem ser queimadas na brasa com a finalidade de usá-las como incenso.
Ao fazer isso, você limpará energeticamente sua casa. Irá dissolver larvas e se libertar de ataques espirituais. É muito boa contra obsessões e trabalhos feitos contra você.
O banho de artemísia para que serve
O banho é especialmente benéfico para as mulheres, afinal se diz que é a erva feminina por excelência, até pela sua associação com a deusa Ártemis. Este vegetal possui os poderes místicos de ajudar a mulher a se reintegrar, a se reencontrar consigo mesma.
O banho de artemísia é indicado por exemplo para ajudar as mulheres durante o período de climatério.
O banho quente também contribui no alívio de dores na coluna e de cólicas menstruais.
Há também o escalda-pés feito com a Artemísia, que é excelente para espantar o cansaço e ter mais energia e vitalidade.
Quando há questões de desafio para as mulheres, também é especialmente benéfico no sentido de atrair energias positivas e proporcionar segurança.
Ajuda (no caso também os homens) a ver os problemas com maior objetividade.
O banho também serve para a limpeza energética e espiritual, para dissolver larvas, por ser uma planta com um elemental bastante forte.
A sua egrégora, depois de séculos e séculos sendo usado com a finalidade de limpeza da alma, foi fortalecida e age na purificação do campo energético da pessoa.
Para pessoas que atuam em ambientes carregados, com muita energia negativa, é um banho excelente.
Como preparar o banho de Artemísia
O banho de Artemísia pode ser realizado em uma banheira ou pode ser jogado sobre o corpo, para isso usando uma bacia.
Primeiro faça um chá com as folhas.
Adicione então essa mistura à água do banho.
Se preferir, pode adicionar sal grosso à água para aumentar a proteção.
Jogue a água da bacia do pescoço para baixo. E depois que tiver feito isso preferencialmente vá dormir para não mesclar energias e vibrações. A tendência é que acorde revitalizada (o).
Se quiser fortalecer os efeitos, enquanto toma o banho você pode visualizar a limpeza espiritual e as larvas sendo varridas do seu corpo e da sua aura.
Simpatia com o chá de artemísia
Primeiro escreva um desejo que quer que se realize em um papel (desde que seja algo que não prejudique nem interfira no livre-arbítrio alheio; pode ser conseguir um novo trabalho, encontrar um amor ou ter saúde, ou pedir pela saúde de alguém).
Depois dobre esse papel.
Então prepare seu chá.
Dosagem: em um copo, taça ou xícara com cerca de 250 ml de água quente (quase fervendo), adicione uma colher de chá de folhas secas de Artemísia.
Espere 10 minutos e filtre.
Quando tiver o chá pronto para beber, reabra o papel e leia em voz alta o seu desejo, imantando o chá com a sua intenção, para que o seu desejo se realize. Então jogue fora o papel e beba.