junho 21, 2021

Banho de Artemísia, florais e simpatia

A artemísia (Artemisia vulgaris) é uma planta perene da família Asteraceae, utilizada no tratamento da tosse por suas propriedades antissépticas e expectorantes.

Vamos descobrir isso melhor?

Propriedades da artemísia.

Propriedades da artemísia

As raízes da planta têm ação sedativa, capaz de relaxar o sistema nervoso, portanto são indicadas em casos de estresse excessivo e fadiga geral.

As flores contêm óleos essenciais e flavonoides, que conferem à planta ação antiespasmódica (atenua os espasmos musculares no caso de dor menstrual e dismenorreia) e ação de regulação do fluxo menstrual em caso de amenorreia e irregularidades do ciclo menstrual

Além disso, pode ser um eficaz remédio antisséptico e expectorante em casos de tosse e pode ser utilizada contra parasitas intestinais. Enquanto que pela ação eupéptica é utilizada em casos de digestão difícil.

Infusão de artemísia

Ingredientes: 1 colher de sopa de flores de artemísia, 1 xícara de água

Despeje a artemísia em água fervente e daí desligue o fogo. Cubra e deixe em infusão por 10 min.

Filtre a infusão e beba 2 xícaras por dia

Tintura de artemísia

Tome 30 gotas três vezes ao dia por cerca de dez dias antes do ciclo menstrual; em outros casos, doses variáveis 30-50 gotas 2-3 vezes ao dia, fora das refeições.

Se for o caso, peça a ajuda de um terapeuta para definir melhor as doses.

Contraindicações de artemísia

Contraindicações de artemísia

A artemísia pode ter alguns efeitos colaterais e é contraindicada na gravidez e na amamentação; em altas doses, pode ser venenosa e danificar o sistema nervoso. Em algumas pessoas, o contato com a pele pode causar dermatite.

O habitat da artemísia

É nativa das zonas temperadas da Europa, Ásia e Norte da África. Cresce da planície ao sopé das montanhas, ao longo dos rios e nas margens dos campos.

Um pouco de história

O nome deriva de Ártemis. Na religião da Grécia antiga, era a deusa da caça, dos bosques, do arco e flecha e da virgindade. Outros nomes são absinto selvagem e canapaccio, devido à vaga semelhança com o cânhamo.

Outras tradições derivam o nome Artemísia da palavra grega artemes. que significa “saudável”, “com boa saúde”. O termo específico vulgaris indica que é uma espécie comum.

O nome científico atualmente aceito, Artemisia vulgaris, foi proposto por Carl von Linné (1707 – 1778), biólogo e escritor sueco, considerado o pai da classificação científica moderna dos organismos vivos, na publicação Species Plantarum (“Espécies de plantas”).

A artemísia é usada na medicina tradicional chinesa e japonesa, para a preparação de moxa (do japonês moe kusa, que significa “erva ardente”), um medicamento obtido pela trituração da planta em um pilão para obter uma mistura lanosa, com a qual se preparam bolas ou cones que, uma vez colocados em pontos específicos da pele (correspondentes aos pontos de acupuntura), são postos para queimar e rendem diversos benefícios para a saúde.

Florais de artemísia

Na forma de florais, a artemísia contribui para a purificação do corpo, da mente e do espírito.

Podem ser usados principalmente para momentos de desespero e emergência, para trazer mais tranquilidade e atrair boas vibrações.

Incenso de artemísia

As folhas de artemísia podem ser queimadas na brasa com a finalidade de usá-las como incenso.

Ao fazer isso, você limpará energeticamente sua casa. Irá dissolver larvas e se libertar de ataques espirituais. É muito boa contra obsessões e trabalhos feitos contra você.

O banho de artemísia para que serve

banho de artemísia

O banho é especialmente benéfico para as mulheres, afinal se diz que é a erva feminina por excelência, até pela sua associação com a deusa Ártemis. Este vegetal possui os poderes místicos de ajudar a mulher a se reintegrar, a se reencontrar consigo mesma.

O banho de artemísia é indicado por exemplo para ajudar as mulheres durante o período de climatério.

O banho quente também contribui no alívio de dores na coluna e de cólicas menstruais.

Há também o escalda-pés feito com a Artemísia, que é excelente para espantar o cansaço e ter mais energia e vitalidade.

Quando há questões de desafio para as mulheres, também é especialmente benéfico no sentido de atrair energias positivas e proporcionar segurança.

Ajuda (no caso também os homens) a ver os problemas com maior objetividade.

O banho também serve para a limpeza energética e espiritual, para dissolver larvas, por ser uma planta com um elemental bastante forte.

A sua egrégora, depois de séculos e séculos sendo usado com a finalidade de limpeza da alma, foi fortalecida e age na purificação do campo energético da pessoa.

Para pessoas que atuam em ambientes carregados, com muita energia negativa, é um banho excelente.

Como preparar o banho de Artemísia

O banho de Artemísia pode ser realizado em uma banheira ou pode ser jogado sobre o corpo, para isso usando uma bacia.

Primeiro faça um chá com as folhas.

Adicione então essa mistura à água do banho.

Se preferir, pode adicionar sal grosso à água para aumentar a proteção.

Jogue a água da bacia do pescoço para baixo. E depois que tiver feito isso preferencialmente vá dormir para não mesclar energias e vibrações. A tendência é que acorde revitalizada (o).

Se quiser fortalecer os efeitos, enquanto toma o banho você pode visualizar a limpeza espiritual e as larvas sendo varridas do seu corpo e da sua aura.

Simpatia com o chá de artemísia

Banho de Artemísia, florais e simpatia

Primeiro escreva um desejo que quer que se realize em um papel (desde que seja algo que não prejudique nem interfira no livre-arbítrio alheio; pode ser conseguir um novo trabalho, encontrar um amor ou ter saúde, ou pedir pela saúde de alguém).

Depois dobre esse papel.

Então prepare seu chá.

Dosagem: em um copo, taça ou xícara com cerca de 250 ml de água quente (quase fervendo), adicione uma colher de chá de folhas secas de Artemísia.

Espere 10 minutos e filtre.

Quando tiver o chá pronto para beber, reabra o papel e leia em voz alta o seu desejo, imantando o chá com a sua intenção, para que o seu desejo se realize. Então jogue fora o papel e beba.



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

setembro 21, 2021

agosto 23, 2021

agosto 2, 2021

>