agosto 27, 2020

As 7 Leis Herméticas ou os 7 Princípios do Hermetismo

COMPARTILHE

Conheça mais sobre os 7 princípios do hermetismo ou as 7 leis Herméticas: Mentalismo, Correspondência, Vibração, Polaridade, Ritmo, Causa e Efeito e Gênero.

As 7 leis Herméticas são atribuidas a Hermes Trismegisto. Um grande grupo de escritos iniciáticos e filosóficos foi atribuído a este notável iniciado.

Esses textos foram coletados na era bizantina, no que ficaria conhecido como Corpus Hermeticum, parte dos quais também foi encontrada entre os manuscritos de Nag Hammadi.

No início do século XX, foi lançado o livro “O Caibalion“, onde o autor conhecido apenas como ” Os Três inicidos ” descreve as 7 leis Herméticas ou 7 Princípios Herméticos em uma linguagem mais acessível ao público em geral.

A seguir uma a uma das 7 leis herméticas ou princípios Herméticos

1. O Princípio do Mentalismo. As 7 leis Herméticas.

A primeira das 7 leis Herméticas é a do Mentalismo.

O Todo é mente; o universo é mental.

Este primeiro princípio que vamos examinar incorpora a verdade de que “Tudo é Mente”. Ou seja, que o próprio Universo, em um nível mais profundo e fundamental, é Mental. Que todos os fenômenos da vida, da matéria e da energia do universo material são pensamentos de uma mente viva infinita e universal.

O que significa que todas as coisas compartilham uma conexão, pois existem na Mente do TODO.

Portanto, estão todas sujeitas às leis das coisas criadas.

Este universo mental poderia ser explicado como uma inteligência infinita, um campo de força inteligente e até como a natureza da própria consciência.

Como uma realidade, dimensão ou entidade superior que cria um diálogo infinitamente complexo, uma rede que dança com o pensamento.

O Princípio do Mentalismo explica a natureza de energia, poder e matéria como algo subordinado à Mente, exatamente como ocorre dentro de nós mesmos.

Quando você vê tudo o que pensa dentro de você, faz isso como uma interação do pensamento com ele mesmo. Sua visão interna é dirigida pela sua mente. Assim como suas reflexões.

Você desenvolve, ao observar o movimento da sua consciência, um entendimento do primeiro princípio do Mentalismo.

E uma vez que este foi compreendido, que você entendeu que o universo é Mental, você pode aplicar isso à sua vida, adotando uma atitude positiva para os seus pensamentos.

Sua mente, direcionada positivamente, irá contribuir a atrair bons resultados para seus projetos. Afinal, o que você pensa reverbera no cosmo, assim como o pensamento de tudo o que existe reverbera em você.

Você pode portanto aplicar a primeira lei hermética para seu bem-estar e promoção pessoal.

Assim como poderá usar o conhecimento do Princípio da Polaridade, que é o quarto princípio hermético, para entender que amor e ódio são a mesma intensidade de emoção, variando apenas na polaridade.

E através do poder da mente, pode-se passar de um polo ao outro. Tudo depende de uma escolha que deveria ser sempre consciente, mas não é o que ocorre em todas as ocasiões. Se entender o princípio do Mentalismo, procurará ser cada vez mais consciente.

No hermetismo, há muitas descrições de diferentes planos, níveis ou dimensões da existência que se sobrepõem. Eles são geralmente representados como camadas de um círculo concêntrico, onde as camadas internas são mais fundamentais e influenciam as camadas externas.

Nas camadas do plano mental, reverberam as vibrações da Mente. E num primeiro nível, a pessoa só consegue experimentar o plano mental como pensamento, insight, intuição e razão. Mas há muitos outros níveis, que revelam o universo inteiro como uma emanação mental.

Esse princípio do Mentalismo é o que permite ao buscador aplicar sua faculdade mental para entender todas as outras leis.

Ele pode chegar a quase perceber o pensamento como um sistema operacional, que nos permite interagir com outras camadas do ser.

Entender que o universo é mental pode nos ajudar a superar enormes conflitos. Pois a convicção que através da mente podemos vencer bloqueios e atrair o melhor para nossa existência nos torna capazes de alavancar nossa evolução espiritual e nosso entendimento da vida.

Através deste princípio, Davi pode derrubar Golias, o homem pode explorar a Lua e podemos raciocinar sobre todos os fenômenos do universo Mental.

2. O Princípio da Correspondência. As 7 leis Herméticas.

A segunda das 7 leis Herméticas é a da Correspondência.

O que está acima é como o que está embaixo. O que está dentro como o que está fora como dentro.

Esse princípio incorpora a verdade de que sempre existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos vários planos, que se manifestam como Ser e vida.

Compreender esse princípio é o que permite deduzir as soluções ocultas para os problemas.

É claro que existem planos e fenômenos que vão além do nosso conhecimento, pois estamos limitados aos espectros da luz visível e do som audível.

No entanto, ao observarmos os padrões que existem em nossa dimensão, podemos, através da Lei da Correspondência, deduzir o que pode existir nas dimensões superiores e inferiores.

O conhecimento da geometria permite medir o cosmo e mapear seus movimentos, como uma dança de esferas e espirais.

Da mesma forma, observando o Princípio da Correspondência, podemos conhecer todo o Universo, explorando a natureza superior e inferior das coisas que cercam o mistério.

E, é claro, também podemos descobrir mais de nós mesmos, experimentando e estudando o mundo do qual somos parte integrante. Que é para nós como um reflexo muito ampliado.

O micro está na macro e vice-versa.

3. O Princípio da Vibração. As 7 leis Herméticas.

A terceira das 7 leis Herméticas é a da Vibração.

Nada descansa; tudo se move; tudo vibra.

Esse princípio incorpora as verdades de que nada repousa, de que tudo está em movimento e que tudo vibra. Explica que matéria, energia e até espírito são simplesmente diferentes faixas de vibração.

Um exemplo clássico disso é a frequência na qual as sete oitavas da música, sintonizadas em 44 oitavas, milagrosamente se tornam o espectro da luz visível (passando por estados como o zumbido dos insetos, o ultrassom, o plasma, o éter e até as oitavas de calor.)

Enquanto mudam de manifestação, as vibrações mantêm a mesma correspondência, a diferença estando apenas no que diz respeito a medição e energia, à medida que as frequências deslizam pelo espectro eletromagnético.

Nas faixas mais altas de vibração, há uma velocidade tão intensa que essas faixas parecem estar imóveis, como uma roda girando parecendo estável. E nos níveis mais baixos de vibração, os objetos se movem tão lentamente que parecem estar totalmente em repouso.

Entre esses dois, existem infinitas manifestações que ocorrem em variadas oitavas de vibração, cada uma com seus próprios fenômenos.

Sabendo disso, os hermetistas acreditam que até os pensamentos têm sua própria taxa de vibração e podem ser controlados como se afina um instrumento.

Isso para produzir vários resultados com o objetivo de dominar o eu e o ambiente.

À medida que sua compreensão de conceitos como vibração, frequência, harmonia e ressonância aumenta, também aumenta seu poder sobre você e seu mundo.

4. O Princípio da Polaridade. As 7 leis Herméticas.

A quarta das 7 leis Herméticas é a da Polaridade.

polaridae- lei-do-hermetismo

Tudo é dual. Tudo tem polos. Tudo tem seu par de opostos. O igual e o diferente são o mesmo. Os opostos são de natureza idêntica, mas diferentes em grau. Os extremos se encontram. Todas as verdades são apenas meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados.

O quarto princípio incorpora a verdade de que “tudo tem seu par de opostos”, de que tudo tem dois polos” e existe em um estado de dualidade. Mas a verdadeira natureza desse princípio é que os opostos são iguais, apenas variando em grau e polaridade.

Este princípio explica que existem dois polos em tudo e que os opostos são realmente apenas dois extremos da mesma coisa, a diferença existindo somente em grau.

Um exemplo óbvio são quente e frio – ambos sendo temperatura, variando apenas em grau.

E não há um momento claro de transição quando o calor deixa de ser quente e começa a se tornar frio e vice-versa.

O mesmo pode ser dito de luz e escuridão, dureza e suavidade, grande e pequeno, e até de amor e ódio.

No amor e no ódio, não há um ponto claro em que uma emoção se torna outra, nem que defina quando ela passa de “gostar” para a antipatia ou a indiferença.

Todas essas emoções são meramente percepções de graus entre uma polaridade extrema e outra. E para entendes essas duas polaridades, recorremos ao estudo deste princípio, que é muito importante para os hermetistas, pois sugere que podemos mudar uma emoção de uma polaridade para a outra, escolhendo o grau que for melhor para nós. O grau que melhor se adapta às nossas necessidades.

Assim como podemos experimentar transições involuntárias e rápidas em nossa psique entre o amor e o ódio, gostar e não gostar, você pode optar por experimentar essas transições usando sua força de vontade para melhorar sua vida e as de outras pessoas.

A diferença se torna não um obstáculo a ser superado, mas uma expressão alternativa da mesma coisa, diferindo apenas em grau.

Cabe a você fazer as escolhas certas. Trata-se de uma prática que pode ser definida como uma alquimia mental, através da qual você transmuta seus sentimentos.

5. O Princípio do Ritmo. As 7 leis Herméticas.

A quinta das 7 leis Herméticas é a do Ritmo.

Tudo flui, para dentro e para fora. Tudo tem suas marés. Todas as coisas sobem e descem. O balanço do pêndulo se manifesta em tudo. A medida do balanço para a direita é a medida do balanço para a esquerda. O ritmo compensa todas as coisas, conduzindo ao equilíbrio.

ritmo-hermetismo

Entre os polos opostos do princípio da polaridade, está o balanço do pêndulo do princípio do ritmo. Este princípio incorpora a verdade de que tudo existe em um movimento medido, de um lado para o outro, entrando e saindo, balançando para a frente e para trás. Assim funcionam as marés, civilizações ascendem e decaem, as coisas do mundo vão diminuindo e fluindo e nunca ficam realmente paradas. Nada para, tudo sempre muda.

Esse princípio controla os ciclos de vida e morte, criação e destruição, ascensão e queda e, é claro, se manifesta em nossos estados mentais.

Quando você está em sintonia com o princípio do ritmo e entende que todo estado mental existe no ritmo, que as coisas vêm e vão, você pode aprender a usar esse princípio a seu favor. Você começa a fluir no ritmo que desejar, na direção que desejar.

Então, através da consciência desse princípio e de como ele se manifesta, você preferencialmente pode se manter no meio, para impedir que o pêndulo balance demais para trás ou demais para a frente.

Imagine ir a um evento que você sabe que tem muito significado emocional para você. Você pode estar agitado demais, emocionado demais.

Nesse caso, se esse estado se tornar insustentável, é bom que reserve um tempo para se equilibrar, para estabelecer um ritmo do coração mais tranquilo, e vá observando a transição de uma condição para outra.

Quando for a hora, poderá “subir” novamente, de uma forma mais equilibrada, já estando pronto para aquele momento alto.

Ser capaz de tirar proveito das transições de um polo para o outro de forma suave pode fazer a diferença. Suavidade é uma palavra-chave abrangida pelo princípio do ritmo.

Outra é a transitoriedade: o princípio do ritmo também ensina a você que tudo é transitório, que tudo é passageiro.

Saiba que as coisas que você perde, voltarão para você. E as coisas que você possui agora, desaparecerão mais tarde. É como o ritmo das marés.

Você sempre terá dias de recuperação (mental, física e emocional) e períodos suaves de graça entre os períodos de intensidade.

Em seus dias de recuperação, procure repousar, e se preciso revise atitudes e projetos: aprender a recuar e voltar atrás é uma das muitas chaves para o domínio de si mesmo.

Por meio da conscientização aumentada que é obtida através da compreensão desse princípio, você pode experimentar estados transcendentais de consciência que o elevarão acima do balanço das ondas.

O ritmo afetará você de um jeito ou de outro, mas com consciência, você pode usá-lo para se impulsionar para a frente e se recuperar quando preciso.

Todas as pessoas que experimentam o autodomínio fazem isso de certo modo. São capazes de agir sempre de forma proposital, conduzindo suas vidas com um direcionamento preciso.

Elas não ficam simplesmente reagindo ao balanço do pêndulo. Procuram regulá-lo.

6. O princípio de Causa e Efeito. As 7 leis Herméticas.

A sexta das 7 leis Herméticas é a da Causa e Efeito.

Toda causa tem seu efeito. Todo efeito tem sua causa. Tudo acontece de acordo com a lei. Sorte é apenas uma palavra inadequada para explicar uma causa desconhecida. Existem muitos planos causais, mas nada escapa à lei.

Esse princípio incorpora o fato de que existe uma “causa para todo efeito” e um “efeito para toda causa”. Significa que nada simplesmente “acontece sem motivo” e que não existe o ‘acaso”.

Em harmonia com o princípio da Correspondência, existem planos superiores dominando os planos inferiores e nada escapa ao Princípio de Causa e Efeito. Nada acontece sem explicação.

O uso empoderador desse princípio é fazer com que a escolha consciente suba acima do plano de pensamento que você ocupa atualmente para se tornar sua própria causa, e não apenas um efeito gerado pelos outros e pelas situações em que você se encontra.

Isto é, seja seu próprio primeiro motor em oposição a alguém que apenas reage às circunstâncias.

Você sabe que está desalinhado com esse princípio quando se sente reativo, estressado e cansado. Você acorda apenas para lidar com as coisas que surgem no seu caminho, sem ter voz ativa. Em vez disso, deveria seguir seu próprio caminho para determinar e criar o que deseja experimentar. Para colocar em prática o primeiro passo, que com o tempo, somado a outros passos, lhe trará o resultado do seu desejo não como uma surpresa, mas como um produto de cálculo e planejamento.

Então, eu sei que, se eu quiser ser um escritor melhor, eu claramente preciso escrever todos os dias e ler com mais frequência.

Se quero ser um bom ilustrador, tenho que desenhar todos dias.

Se quero ser um bom terapeuta, estudar a respeito sempre e empatizar mais com as pessoas. E assim por diante.

Caso contrário, estarei me resignando a meramente reagir às conseqüências de não ter feito o trabalho necessário, e experimentarei os problemas que inevitavelmente surgem quando não se persegue nosso mais alto chamado.

Obviamente, quando você estiver em busca de se tornar alguém que domine a si próprio, para conseguir controlar seus humores, seu caráter e entender melhor o ambiente ao seu redor, naturalmente terá que obedecer à causação dos planos superiores em acordo com esse princípio. Não poderá ir contra o que foi decidido pelo alto sem arcar também com as consequências disso.

Uma distinção importante é que ter consciência sempre lhe dará a capacidade de se governar em seu próprio plano, sem se resignar ao papel de vítima.

7. O Princípio do Gênero. As 7 leis Herméticas.

A sétima das 7 leis Herméticas é a do Gênero..

Este princípio incorpora o fato de que tanto o masculino quanto o feminino existem em todas as coisas. Não apenas no sexo, mas na natureza criativa de todas as coisas, em todos os planos.

principio-do-genero-hermetismo

Em harmonia com o princípio da Correspondência, isso significa que o masculino e o feminino existem não apenas no plano físico, mas também no mental e no espiritual. O princípio do Gênero desempenha um papel em todas as coisas, na geração, na criação e na regeneração. Nada pode surgir sem o uso desse princípio.

O masculino é a energia penetrante, assertiva, conquistadora e exploradora que impulsiona o progresso. O feminino é a energia receptiva, nutridora, preservadora e protetora, que mantém a tradição e honra a prioridade do que é mais importante, enquanto nutre o que é mais essencial à vida.

Muita energia masculina, sem equilíbrio do feminino, leva a um crescimento excessivo da impulsividade. Perdemos a perspectiva do que é mais importante e vital para nós. Deixamos de preservar e acolher.

Já muita energia feminina, sem o equilíbrio do masculino, leve a uma vida tão profundamente enraizada no presente que nossas existências se tornam escravas dos ciclos da natureza e das circunstâncias externas.

Todos os seres contêm este grande princípio dentro de si, como duas metades. Todo homem tem energia feminina, e toda mulher tem energia masculina. No sexo, vemos a interação dessas energias. Em nossos humores, ações, atitudes e personalidades, vemos a dança dessas energias dentro de nós, e nisso reside parte da beleza da vida e da geração dela.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.


Compartilhe!


VT-Post-Vanessa-Ramos

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.


Veja também...

julho 23, 2020

julho 10, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>