agosto 23, 2021

Arnica: Quais seus benefícios e como usar

Características básicas da Arnica

Características básicas da Arnica

A Arnica é um dos remédios naturais mais usados para o tratamento de doenças comuns relacionadas com a pele, os ossos e as articulações.

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antirreumáticas, é muito utilizado para uso tópico, na forma de pomada ou óleo, em casos de edema pós-traumático, hematomas e reumatismo.

A arnica em diluição homeopática mostra-se um excelente suporte para o tratamento de distúrbios neurológicos, depressão e para reduzir as dores do parto.

Propriedades da Arnica

As principais propriedades da Arnica são: anti-inflamatória, antimicrobiana, antineurálgica, anti-traumática, analgésica.

O medicamento é comumente recomendado para uso externo em caso de hematomas, tensões, contusões, edema, dores musculares e articulares e outras manifestações decorrentes de operações cirúrgicas ou eventos traumáticos.

Também é indicado em casos de picadas de insetos, furunculose e inflamações leves da pele.

A arnica está entre os principais remédios naturais para dores nas costas

Como usar Arnica

Você pode usar o medicamento na forma de tintura (fator de diluição 1:10) para enxaguar na boca, ou como pomada ou óleo.

Contraindicações e efeitos colaterais

Contraindicações e efeitos colaterais

A arnica pode ter efeitos colaterais e contraindicações. As formulações farmacêuticas às bases devem ser aplicadas somente na pele não danificada.

Evite a ingestão da tintura, que pode ser venenosa.

Em altas concentrações, pode causar bolhas e necrose da pele. O uso prolongado pode causar o aparecimento de dermatite na forma pustulosa.

Descrição da planta

A arnica é uma pequena planta que cresce apenas em lugares altos, daí, justamente, o nome científico de sua espécie europeia, a Montana.

Justamente para algumas populações de terras montanhosas, também é conhecida como “tabaco da montanha”.

A arnica pertence à família botânica das Asteraceae e é uma planta herbácea perene, de caule ereto e pouco ramificado, que pode atingir setenta centímetros de altura.

Habitat da Arnica

Seu habitat ideal é representado por solos pobres a uma altitude entre 500 e 2.000 metros acima do nível do mar.

Nas planícies está completamente ausente. A europeia é encontrada nas montanhas dos Alpes e na Escandinávia especialmente.

A arnica brasileira (Lychnophora ericoides) foi encontrada pela primeira vez pelos colonos imigrantes italianos em Minas Gerais, Brasil, no século XVIII.

É muito similar à arnica europeia.

A arnica na medicina popular e na homeopatia

A arnica há tempos é usada pela medicina popular como remédio contra inflamações na boca e na garganta, contra picadas de insetos, contra a furunculose e contra a flebite. Aqui se vê que a sabedoria popular acabou sendo confirmada pela ciência.

No campo homeopático, é utilizada como remédio contra distúrbios inflamatórios de origem muscular, tendinosa ou esquelética e para o tratamento de hematomas, entorses, distensões, lacerações, hematomas e edemas. Além disso, na homeopatia a arnica é usada para promover a cicatrização de feridas e para neutralizar a fragilidade capilar.

Interações farmacológicas

A arnica pode interferir com:

Óleos essenciais;

Alho;

Alguns anticoagulantes.

Portanto, em caso de dúvida você pode consultar um médico de confiança ou um fitoterapeuta.

Propriedades do chá de arnica

chá de arnica

Graças às suas múltiplas propriedades, é uma planta que ajuda o nosso organismo a fortalecer as defesas imunitárias, protege a garganta de inflamações e constipações e purifica os órgãos responsáveis pela limpeza do sangue, como os rins e o fígado, devido às suas propriedades diuréticas.

Em caso de picadas de insetos ou ferimentos leves na pele, o uso externo do chá de arnica é frequentemente recomendado para aliviar a dor.

A utilidade do seu chá portanto vai muito além do simples alívio de dores musculares.

Receita do chá de arnica

O chá ou infusão à base desta planta é muito simples de preparar.

Basta obter pelo menos dois ou três gramas de flores devidamente secas e maceradas. Em uma panela com água fervente, mergulhe as folhas de arnica e deixe-as em infusão por no mínimo dez minutos, no máximo quinze minutos.

Depois é só filtrar a bebida e adicionar mel ou hortelã a gosto para dar sabor e também promover os benefícios desses dois alimentos. É aconselhável beber chá quente pelo menos duas vezes ao dia para ver seus benefícios em caso de dor de garganta.

O banho de arnica: preparo e benefícios

banho de arnica

Espiritualmente falando, o banho ajuda a desenvolver a sua intuição e também é ótimo para afastar a negatividade.

Você pode tomar este banho ao sentir muita negatividade e dores que percebe que não são apenas físicas.

Para preparar o banho você vai precisar de:

1 punhado de arnica

1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque o litro de água para ferver. Quando a água começar a ferver, apague o fogo.

Adicione a arnica a esta água.

Então você pode ir se concentrar e fazer uma breve meditação. Visualize uma energia dourada subindo pela sua coluna e limpando seus chakras e os canais de energia. Ela se espalha como uma luz líquida.

Enquanto a água esfria, você também pode fazer um pedido para Deus e para o elemental da planta. Algo em que você quer receber ajuda. Pode ser qualquer coisa em que busque positividade, em qualquer área da sua vida.

Quando água estiver morna, leve-a ao banho. Agora você vai tomar o seu banho de higiene de todos os dias.

Ao terminar o seu banho, você vai jogar essa água do pescoço para baixo.

Peça que este banho te limpe e que toda a negatividade vá embora.

Pense em coisas boas, no desenvolvimento da intuição e dos seus dons espirituais.

A partir daí evite a negatividade. Não vá assistir TV ou conversar com alguém. Prefira o descanso e se interiorizar.

O melhor, como no caso de outros banhos, e não fazer nada que te envolva com energias alheias e negativas. Isso para que o banho possa fazer melhor efeito e não haja contaminação de outras vibrações. Prefira tomar o banho à noite e ir dormir ou, se estiver sem sono, orar e meditar.

Busque sempre a interiorização e o relaxamento, pois quanto mais conseguir relaxar, melhores serão os efeitos do banho, mais benéficos para o corpo e para a mente.



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

setembro 21, 2021

agosto 2, 2021

julho 16, 2021

>