maio 7, 2020

Anjo Gabriel – história, simbologia, orações

Sempre que se fala e se pensa no Anjo Gabriel, ou Arcanjo Gabriel, logo associamos sua imagem à entrega de mensagens e boas novas divinas.

O nome Gabriel vem do hebraico e pode ter dois significados:

  1. “Deus é meu protetor”; ou ainda
  2. “Homem de Deus”.

Mas no fundo, o Anjo Gabriel tem como principal missão ser o anunciador das revelações de Deus.

Ao lado de Miguel e Rafael, Gabriel forma a famosa tríade dos anjos mais conhecidos.

Mas hoje, vamos falar exclusivamente um pouco mais sobre o Arcanjo Gabriel e suas importantes aparições na Terra para cumprir os mais diversos propósitos de Deus.

Suas energias e vibrações são orientação, proteção, visão, profecia e purificação.

Simbologia do Anjo Gabriel

anjo gabriel

Nas imagens, ou pinturas Ele é representado com lírios em uma das mãos ou com uma pena de escrita representando a harmonia, pureza e a comunicação da vontade de Deus respectivamente.

Em algumas representações Ele tem uma trombeta que pode ser mais uma vez interpretado como o mensageiro Divino.

Outros símbolos que podemos encontrar, são o ramo de oliveira que representa a piedade, a paz e prosperidade e traz também a tocha como simbolo de crescimento, vitória, proteção e iluminação .

A história e as aparições do Anjo Gabriel

Como já dissemos, São Gabriel Arcanjo é muito conhecido pelas pessoas por ser o anunciador, por excelência, das revelações divinas.

Muitos ainda ‘traduzem’ o seu nome como o “Guerreiro de Deus”, porque o seu nome é formado por duas palavras:

Geber, que significa guerreiro; e

El, que significa Deus.

E ainda vale frisar que, nas religiões abraâmicas, o seu significado é “um anjo que serve como mensageiro de Deus”.

Enfim, parece que o propósito deste “mensageiro de Deus” é sempre o mesmo, independentemente da tradução mais correta ou de sua variação.

Outro ponto que vale destaque é o fato do Arcanjo Gabriel ser também conhecido como o chefe dos quatro anjos favorecidos e como o espírito da verdade.

Tanto que algumas doutrinas o Anjo Gabriel é visto como a própria personificação do Espírito Santo.

O Arcanjo Gabriel, assim como São Miguel Arcanjo, também é chamado pelo nome na Bíblia, e, como ocorre com o primeiro, as suas passagens para o cumprimento dos propósitos de Deus aqui na Terra são muito bem detalhadas nas escrituras sagradas.

No entanto, em algumas tradições, o Anjo Gabriel é considerado um arcanjo, enquanto que em outras ele é considerado o anjo da morte.

A primeira aparição de Gabriel, já no Antigo Testamento, pode ser observada no Livro de Daniel. Neste trecho da Bíblia, ele surge para trazer boas notícias ao profeta Daniel por parte de Deus.

Entrando nos detalhes, o Anjo Gabriel fornece explicações a Daniel sobre a visão que ele teve anteriormente, assim como sobre o bom destino do povo de Israel enquanto ele esteve exilado.

Agora falando do Novo Testamento, a aparição do Anjo Gabriel se dá para anunciar a gravidez de Isabel, a mulher do profeta e sacerdote Zacarias. O Anjo Gabriel informa, como consta no Livro de Lucas, que Isabel daria à luz João Batista.

E talvez o mais famoso anúncio e aparição do Arcanjo Gabriel, conhecido pela maioria das pessoas, seja como o interlocutor da mensagem divina à Maria, na qual ele veio avisar que ela, cheia de graça, havia sido a escolhida de Deus para ser a mãe de Jesus.

Depois disso, o Anjo Gabriel ainda foi o responsável pela maior das notícias bíblicas que foi a encarnação e o nascimento do filho de Deus, que veio a este mundo para a salvação da humanidade.

Essa história também é contada no Livro de Lucas, no Novo Testamento.

A devoção ao Anjo Gabriel

A devoção ao Anjo Gabriel

Muito ainda se pergunta a que se deve a devoção ao Gabriel Arcanjo.

Dentro do catolicismo, por exemplo, o Anjo Gabriel, que também é chamado de São Gabriel Arcanjo, é padroeiro:

  • Da diplomacia;
  • Dos carteiros;
  • Dos internautas;
  • Dos radialistas; e
  • Dos operadores de telefonia.

O dia 29 de setembro é a data que se comemora o dia do São Gabriel Arcanjo , curiosamente o mesmo dia dos Anjos Miguel e Rafael.

Na verdade, a história do São Gabriel Arcanjo é o que mais dá motivos para ser devoto a ele, justamente por ser um mensageiro de Deus; por estar sempre na presença de Deus; por receber as missões diretamente de Deus; por ser portador de boas notícias; e também por ter o poder de tomar uma forma parecida com a de um homem.

Mas, a crença mística de que o São Gabriel Arcanjo é a personificação de boas notícias e mensagens talvez seja o principal ponto para a devoção a este arcanjo, e até por isso, ele é bem visto em simpatias e vários rituais.

O Anjo Gabriel em outras religiões

Em cada uma das quatro religiões descritas abaixo, o Anjo Gabriel, ou Arcanjo Gabriel como alguns preferem, é visto de uma maneira diferente.

– Na religião cristã, o Arcanjo Gabriel é visto como o anunciador da Palavra; aquele que anuncia a encarnação do Verbo de Deus; aquele que traz a justiça e a verdade para o mundo dos homens, assim como o amor e a fraternidade.

– Já no Islã, o Arcanjo Gabriel é visto como o verdadeiro “espírito repleto de Fé” que dita o Alcorão a Maomé. É mencionado, por exemplo, na Sura 2: 97-98. Nesta, é dito que Allah (Deus) se tornará um inimigo de todos os que o rejeitarem e rejeitarem seus anjos, incluindo Gabriel.

– No Judaísmo, o Arcanjo Gabriel é visto como o Príncipe do Fogo; aquele capaz de destruir as cidades decadentes de Sodoma e Gomorra, justamente por ele ser um anjo de esperança e de misericórdia. Também é visto, quando necessário, como um guerreiro ou o anjo da vingança.

– Na Umbanda, há a associação com Iemanjá, que no sincretismo afro-católico é Nossa Senhora da Conceição, a mãe de Cristo.

Ela tem sua energia conectada ao Anjo Gabriel, lembrando que foi Ele quem comunicou á Mãe Maria a vinda do Cristo Jesus (Oxalá).

O Anjo Gabriel é parte da falange de Iemanjá e da linha das águas, sendo também o mediador da linha de Oxalá.

Qual o aspecto do Arcanjo Gabriel?

De acordo com o livro de Daniel (capítulo 8), o anjo Gabriel se parece com um homem.

Na arte cristã, Gabriel às vezes é representado com traços e características ora masculinos, ora femininos. Às vezes também aparece como um híbrido.

Seu papel de anjo anunciador é característico de sua representação.

É caracterizado pelo lírio branco com o qual é retratado quando o nascimento de Jesus é anunciado a Maria.

A cor branca é aqui um símbolo de espiritualidade e pureza.

2 Orações ao Anjo Gabriel

Orações ao Anjo Gabriel

Uma das orações mais conhecidas no catolicismo, a Ave Maria, existe graças ao São Gabriel Arcanjo, pois é citada uma parte de sua mensagem: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).

Quando fizer sua oração ao Anjo Gabriel peça para compreender os caminhos da sua vida; para saber os motivos e a missão de vida; ter sabedoria para interpretar os acontecimentos que te rodeiam, seus sonhos, intuições; para que as mudanças que estão por acontecer sejam bem aceitas e que venham para melhorar você e todos a sua volta.

Outra forma de atuação do Anjo Gabriel é a proteção e purificação de pessoas, mente, corpo e ambientes. Assim quando sentir que está com pensamentos negativos; sente-se pesado ou cansado, com sentimentos de rancor, magoas, medo, toxinas emocionais de todos o tipo; ou quando
sentir negatividade, deslealdade, perigo no trabalho/em casa/em qualquer ambiente que saiba que necessita de Luz e Proteção você poderá utilizar essas 2 orações

Oração de proteção do Anjo Gabriel.

“São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. São Gabriel Arcanjo, rogai por nós. Amém.”

Oração do Anjo Gabriel para Alcançar Graça

“Portador das boas novas, das mudanças,
Da sabedoria e da inteligência.
Arcanjo da Anunciação trazei todos os dias
Mensagens boas e otimistas.
Fazei com que eu também seja um mensageiro,
Proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo.
Concedei-me o alcance de meus objetivos. Que assim seja”

O Arcanjo Gabriel é o dirigente do Paraíso. É o príncipe dos anjos. Ajudando a humanidade em sua evolução.

Trabalha no desenvolvimento da sabedoria, proteção, intuição e a harmonia; acalma os relacionamentos, promove encontros; indica o bom caminho e as boas escolhas para nossa vida.

Gratidão, São Gabriel Arcanjo.

Gostou do nosso artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais!



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

outubro 2, 2020

junho 18, 2020

abril 7, 2020

>