maio 19, 2020

Anis Estrelado: para que serve? Banho, defumação e amuletos.

O anis estrelado é o fruto de uma planta nativa de áreas do sul da China e do norte do Vietnã. É conhecido também como anis da China, anis da Sibéria ou funcho da China e pode trazer muitos benefícios em relação à sua saúde.

Muitas pessoas usam o anis estrelado para acrescentar mais sabor aos alimentos, mas o que elas nem imaginam é que estão ingerindo um excelente ingrediente, muito poderoso, repleto de nutrientes e totalmente capaz de beneficiar significativamente a saúde.

O anis estrelado, quando associado a uma dieta nutritiva e a um estilo de vida mais ativo, pode elevar o patamar da sua saúde e prevenir o desenvolvimento de doenças.

O anis estrelado precisa ser colhido antes de amadurecer e secado ao Sol para endurecer. E somente depois disso é que ele pode ser moído para se tornar um tempero, que é extremamente apreciado.

Na realidade, depois de endurecido, o anis estrelado pode ser usado inteiro ou moído, compondo vários pratos como um excelente tempero. Você também pode fazer um chá com anis estrelado (daremos a receita mais à frente).

Mas não é só como tempero ou para fazer chá que o anis estrelado é usado. O seu fruto contém um óleo que é muito usado para fazer enxaguantes bucais, perfumes, cremes dentais e outros tipos de cosméticos.

O anis estrelado, como o próprio nome sugere, tem um formato de estrela, um aroma inconfundível e um sabor adocicado e bem marcante similar ao da erva-doce. Essas duas especiarias têm o mesmo óleo essencial, porém no caso do anis estrelado o sabor e o aroma são mais fortes e potentes.

Mesmo assim, ele é considerado muito flexível na cozinha, pois combina facilmente com outros ingredientes, além de ser muito nutritivo e ajudar a promover a saúde através dos diversos benefícios.

O consumo de anis estrelado ajuda a abastecer o organismo com vários nutrientes que contribuem para evitar e também gerenciar alguns problemas de saúde.

O anis estrelado consegue atuar como um agente antimicrobiano e anti-inflamatório porque contém linalol, que é um álcool natural que tem essa função.

Também pode-se destacar o fato do anis estrelado ser rico em vitamina C e antioxidantes, o que ajuda a manter o sistema imunológico saudável, evitando possíveis doenças e/ou infecções.

Também vale o destaque para o poder antibacteriano que o anis estrelado possui e, justamente por isso, é muito recomendado em casos de gripe.

Mas a riqueza de benefícios proporcionada pelo uso do anis estrelado não para por aí. Vale frisar que o fruto ainda contém o anetol, que ajuda a combater o diabetes, o câncer e eventuais inflamações, e isso ao mesmo tempo que contribui na preservação da saúde do cérebro.

Princípios ativos do Anis Estrelado

Princípios ativos do Anis Estrelado

Podemos ressaltar que é possível encontrar no anis estrelado:

  • Ácido hidroxicinâmico,
  • Quercetina,
  • Terpineol,
  • Timol,
  • Ácido cafeico,
  • Kaempferol,
  • Ferro,
  • Potássio,
  • Magnésio,
  • Cálcio
  • Gorduras e fibras dietéticas.

Ou seja, só componentes que contribuem para a sua saúde.

Benefícios medicinais do Anis Estrelado

Como já mencionado acima, não são poucos os benefícios do anis estrelado para a saúde. Ele serve para prevenir infecções fúngicas; para tratar problemas de ordem respiratória; para diminuir o risco de contrair diversas doenças, entre elas o câncer; para melhorar a digestão e a circulação; para melhorar o sistema imunológico; dentre outros.

Veja abaixo uma pequena lista dos benefícios do consumo do anis estrelado:

Ajuda o organismo a se defender de bactérias

O consumo adequado do anis estrelado ajuda a evitar infecções causadas por bactérias, como, por exemplo, no ouvido, no trato urinário, no estômago, etc.

Em um estudo realizado recentemente, constatou-se que o anis estrelado é eficaz contra 67 tipos de bactérias resistentes a antibióticos, podendo inclusive inibir o crescimento da E. coli.

Diminui o risco de câncer

Por ser rico em antioxidantes, o anis estrelado pode ajudar na diminuição da incidência de células cancerígenas, melhorando as defesas do sistema imunológico, deixando-o mais forte e saudável.

Ajuda a promover um coração mais saudável

Ótimo também no combate às doenças cardíacas e no controle da pressão arterial, o anis estrelado também ajuda na estabilização do peso e nos níveis de colesterol.

Os potentes antioxidantes presentes no fruto agem de maneira a reduzir o estresse oxidativo, o que evita o acúmulo de radicais livres nocivos, o que, por consequência, melhora a saúde do coração.

Contribui com a regulação dos níveis de açúcar no sangue

Outro benefício do anis estrelado é contribuir para manter os níveis de açúcar no sangue devidamente equilibrados, ajudando a regular algumas enzimas envolvidas com o metabolismo de carboidratos.

Ajuda a prevenir infecções fúngicas

As propriedades antifúngicas do anis estrelado ajudam no tratamento de micose, comichão, pé de atleta e candidíase.

Ajuda a melhorar a circulação sanguínea

O ferro contido no fruto ajuda a potencializar a produção dos glóbulos vermelhos, aumentando os níveis de energia e melhorando a circulação e a oxigenação nos membros superiores e inferiores.

Ajuda a combater a gripe

O anis estrelado contém ácido xiquímico, componente utilizado pelas indústrias farmacêuticas para preparar medicamentos contra a gripe, que, combinado com a quercetina – também encontrada no fruto – , aumenta a produção de células imunológicas, o que ajuda no combate à gripe.

Melhora a qualidade do sono

Principalmente em casos de insônias ou outros distúrbios do sono, pois possui propriedades sedativas, isso em função dos antioxidantes e do magnésio, que estimulam os neurotransmissores, induzindo-os ao relaxamento e ao sono.

Retarda o envelhecimento

Isso em função do alto nível de vários antioxidantes que combatem o estresse oxidativo, contribuindo com a elasticidade da pele, prevenindo rugas e ajudando no trato de cicatrizes e manchas, deixando você com um aspecto mais jovial.

Ajuda na digestão

Além de melhorar a digestão, o consumo de anis estrelado ainda é eficiente para ajudar a diversificar a flora intestinal e para combater o inchaço e os gases.

Interação com os hormônios

Como fornece mais energia, nos homens o anis estrelado pode ter também um efeito afrodisíaco, aumentando o desejo sexual.

Já nas mulheres, é benéfico no controle das alterações de humor, na TPM e no equilíbrio do fluxo menstrual.

Chá de Anis Estrelado

Chá de Anis Estrelado

Existem várias maneiras de se usar o anis estrelado, e uma delas é fazendo um simples chá.

Coloque uma xícara de chá de água para ferver. Desligue após começar a fervura e coloque 2 frutas de anis estrelado. Abafe e deixe em imersão por cerca de 15 minutos. Retire o anis e adoce com mel à gosto. Beba ainda quente.

Pode-se tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

Além do chá, o anis estrelado pode ser usado como tempero em sopas, caldos ou ensopados, bem como em grelhados. Usa-se também no café, em sobremesas ou na confecção de biscoitos.

Detalhe: Você pode encontrar o anis estrelado em pó ou inteiro em lojas de produtos naturais ou até mesmo em alguns mercados.

Vale lembrar que o ideal é o anis estrelado chinês, e não o japonês, que é tóxico se ingerido. Como não temos produção local, os importadores só embarcam o chinês, que é o que usamos.

Usos mágicos do anis estrelado.

Podemos utilizar o anis estrelado em banhos, defumações, amuletos e em práticas terapêuticas.

Ele age na atração da sorte, na prosperidade, na liberação de cargas psíquicas e emocionais

Defumação com anis estrelado.

A defumação pode ser feita somente com o anis estrelado ou em combinação com outras ervas ou resinas como capim santo, canela, pó de café, palha de alho, casca ou folhas de laranjeira, açúcar.

Sozinha ou em combinação, servirá para atrair boas vibrações, boa sorte e abundância e para diluir as cargas negativas.

Para fazer a defumação, o procedimento é bem simples.

Em uma panela, frigideira velha ou turíbulo, coloque um pouco de carvão aceso (pode acender o carvão na boca do fogão), abra todas portas e janelas da casa, comércio ou escritório e do fundo para a frente vá espalhando a fumaça, rezando e fazendo seus pedidos. Defume e reze em todos os ambiente e preferencialmente envolva as pessoas que estiverem no local, defumando-as também.

Após finalizar a defumação, deixe a panela na porta de entrada até o carvão se apagar e depois jogue as cinzas e sobras em um jardim ou canteiro.

Banho com anis estrelado

O banho de anis estrelado é muito fácil de fazer e tomar.

Basta ferver de 3 a 5 frutas (estrelas) por 5 minutos. Então deixe descansar até chegar a uma temperatura agradável para a pele.

Depois do banho de higiene, jogue da cabeça para baixo (harmoniza também o chacra da coroa). Mas você pode jogar do pescoço para baixo se preferir.

Os aromas e propriedades desta planta são excelentes para um banho que se destina a eliminar mágoas, ranços e sentimentos de posse

Então você já vê que é indicado para casos amorosos que precisam de uma força. Mas também para limpar campos vibratórios negativos.

As melhores Luas são a Crescente e a Cheia se o propósito for aumentar sorte e prosperidade e a Minguante se o intento do banho for banimento ou eliminação de negatividades.

Amuletos com o anis estrelado

Como uma planta mágica, você pode fazer uso dela como amuleto, carregando-a consigo na bolsa ou carteira, ou numa medicine bag (usada no xamanismo: é uma bolsinha presa por um cordão ao pescoço, onde são colocados objetos de poder).

O ideal é fazer um saquinho de pano ou embrulhar bem em um guardanapo para carregar a planta junto de você. Pode ser usada sozinha, assim como associada com outras ervas, cristais, decretos e símbolos escritos.

Você pode recorrer às seguintes combinações e estratégias:

  • Anis estrelado, canela em pau e folha de louro: Potencializa a prosperidade, os bons negócios, os lucros e o comércio.
  • Anis estrelado, cravo-da-índia e dente de alho: Serve como proteção contra inveja, maledicências, fofocas e pragas.
  • Anis estrelado dentro da fronha do travesseiro: Proporciona bom sono e sonhos lúcidos.
  • O óleo essencial do anis estrelado é muito usado na aromaterapia e auxilia na meditação e na libertação de padrões, despertando novos insights. Esse óleo pode ser usado em difusores ou através de incenso.

Gratidão a todos! Espero que tenham gostado.

Comentem aqui e compartilhem em suas redes sociais.




Veja também...

junho 1, 2020

maio 4, 2020

setembro 10, 2019

>