Amuletos da sorte para utilizar no dia a dia: defesa e boas energias
Os objetos utilizados com a função de proteger as pessoas de influências negativas ou atrair boas vibrações são denominados como amuletos da sorte.
Reza a lenda que eles afastam mau olhado, doenças, má sorte, inveja, perigo e energias ruins. A palavra amuleto tem origem no latim amuletum e significa “objeto a ser usado para defesa”.
É comum utilizar pedras, moedas, símbolos místicos/religiosos, estátuas, pingentes e até mesmo plantas e partes de animais como talismãs. Diversas culturas utilizam-se desse artifício para atrair proteção, sorte, riqueza, prosperidade, saúde, amor, felicidade, etc.
Um pouco de história
Amuletos da sorte existem há milênios. No antigo Egito, por exemplo, era comum o uso. Eles representam alguma divindade, como, por exemplo, o olho de Hórus (usado até hoje). Aliás, “olhos” são muito famosos em objetos para atrair sorte.
Foi na Roma antiga que o filósofo Plínio o Velho registrou pela primeira vez o uso dos amuletos na civilização ocidental. Na obra “História Natural”, 79 d.C., ele relata três tipos muito utilizados na época: os que protegiam do mal, os com substâncias profiláticas e aqueles utilizados como remédio.
Com a disseminação do Cristianismo, o uso de amuletos da sorte era visto de forma negativa, como objetos pagãos utilizados por pessoas supersticiosas e hereges, sendo proibido ou desaconselhado o seu urso por algum tempo.
No entanto, as diferentes culturas acabaram vencendo e se mesclando à religião. Hoje em dia, há uma série de talismãs. Inclusive religiosos, como é o caso do crucifixo ou da medalha de São Bento. Abaixo listamos os mais famosos!
Amuletos da sorte famosos
Maneki Neko: os gatos da sorte orientais são muito utilizados em empresas e comércio. Posicionados sempre na entrada, com a pata direita levantada, atraem prosperidade e dinheiro; com a pata esquerda levantada, atraem visitantes; com ambas levantadas, tornam-se sinônimo de proteção.
Elefantes: também colocados na entrada, são utilizados em residências. Atraem força, poder, estabilidade e sabedoria.
Mão de Fátima ou Hamsa: proteção contra o mal, previne doenças e atrai sorte.
Ferradura: virada para baixo, atrai sorte; virada para cima, protege do mau olhado.
Filtro dos sonhos: utilizado próximo ou acima da cama para proteger de pesadelos.
Figa: traz sorte e fertilidade às mulheres; bloqueia o mau olhado e a inveja. De acordo com a cultura popular, a figa é capaz de guardar a sorte que você ainda não usou. Por isso, se você quebrá-la ou perdê-la, imagina-se que a sua sorte vai acabar.
Pé de coelho: atrai sorte.
Olho de Boi: essa semente é usada pelas pessoas e nas casas, ou em patuás, para afastar energias negativas.
Pode-se carregá-la na bolsa para atrair dinheiro
Bambu: muito utilizado na China, ele atrai sorte, dinheiro e realização. O Feng Shui ensina que deve ser colocado no setor sudeste da residência, para que a sorte seja multiplicada.
Escada: no antigo Egito, era comum colocar escadas em túmulos com o objetivo de que os espíritos fossem para o céu. Hoje ela representa sorte. Por isso não se pode passar embaixo delas.
Trevo de quatro folhas: essa planta é raríssima na natureza. O comum é encontrar trevos de três folhas. Símbolo de sorte, é considerado mágico.
Patuá: esse talismã é um conjunto de amuletos reunidos em um pingente para trazer sorte e proteção. Nele podemos ter um crucifixo, pimenta, olho grego, ferraduras, etc.
Estrela de Davi: muito disseminada na cultura judaica, ela representa o homem, seu corpo, sua alma e seu espírito. Utilizada para atrair sabedoria e purificação.
Sal grosso: traz força, proteção e purificação.
Fitinhas religiosas: tradição no Nordeste brasileiro, elas são utilizadas no corpo. Por tradição, as pessoas fazem um pedido ao amarrá-las. Utiliza-se para atrair sorte e proteção.
Pimenta: espanta todo o mal do ambiente onde está.
Sol: atrai prosperidade, sorte e proteção.
Lua: traz proteção e amor.
Pomba: traz paz e tranquilidade. Não é à toa que é o símbolo universal da paz.
Moedas: atraem negócios, prosperidade, riqueza e bens materiais.
Buda: símbolo de fortuna, paz e felicidade.
Om: originário da cultura hindu, este som é um mantra poderoso que representa a criação do Universo.
Amuletos da sorte de cada signo
Além dos amuletos da sorte citados anteriormente, temos outros que são mais específicos. O site Horóscopo Virtual fez uma relação de amuletos utilizados por cada um dos 12 signos do zodíaco. Veja aqui também:
Áries – o primeiro signo utiliza a pimenta para afastar o mau olhado e a inveja e o Sol para atrair prosperidade, proteção e sorte.
Touro – equilibrado e pé no chão, o segundo signo utiliza o trevo de quatro folhas para atrair sorte e o Buda como um ímã para a felicidade e prosperidade material.
Gêmeos – o terceiro signo utiliza o Yin Yang (Yin/preto/escuridão x Yang/branco/claridade) para obter o equilíbrio das energias. Os sinos também são usados para afastar energias negativas.
Câncer – o quarto signo utiliza o elefante para atrair longevidade, sabedoria e força. E a Lua, sua regente, para trazer alegria e sorte no amor.
Leão – o quinto signo aproveita o olho grego para proteção contra inveja e mau olhado e a figa para afastar espíritos malignos e trazer sorte.
Virgem – o sexto signo atrai paz e moderação por meio da pomba. E atrai proteção ao mesmo tempo em que repele a energia negativa utilizando a Estrela de Davi.
Libra – o sétimo signo utiliza a pirâmide para atrair foco, força e saúde. E o coração para atrair vitalidade, energia e espiritualidade.
Escorpião – o oitavo signo, e também o mais místico de todos, utiliza o Olho de Hórus para atrair força, poder, coragem e proteção. Além disso, mandalas são utilizadas para estimular a meditação e a concentração.
Sagitário – o nono signo costuma proteger suas casas com ferraduras. O talismã traz sorte e afasta feitiços. A coruja atrai sabedoria.
Capricórnio – o décimo signo abre seus caminhos e atrai conquistas materiais com as chaves. Esse amuleto também é capaz de fechar o corpo contra energias negativas. As moedas chinesas são símbolos de riqueza e fartura e são utilizadas para atrair prosperidade.
Aquário – o penúltimo signo utiliza a mão de Hamsá para proteção e para afastar doenças. O OM ajuda na evolução espiritual destes nativos tão à frente dos demais mortais.
Peixes – o último signo faz uso da cruz Ansata ou Ankh, de origem egípcia, para proteção e para atrair saúde. A borboleta é outro amuleto da sorte que traz felicidade amorosa.
E então? Gostou do nosso artigo sobre amuletos da sorte? Faz uso de algum? Comente aqui embaixo!