Amuletos da sorte para utilizar no dia-a-dia: defesa e boas energias

Os objetos utilizados com a função de proteger são denominados como amuletos da sorte. Reza a lenda que eles afastam mau-olhado, doenças, má sorte, inveja, perigo e energias negativas. A palavra amuleto tem origem no latim “amuletum” e significa “objeto a ser usado para defesa”.

É comum utilizar pedras, moedas, símbolos místicos/religiosos, estátuas, pingentes e até mesmo plantas e parte de animais como talismãs. Diversas culturas utilizam-se desse artifício para atrair proteção, sorte, riqueza, prosperidade, saúde, amor, felicidade, etc.

Um pouco de história

Amuletos da sorte existem há milênios. No antigo Egito, por exemplo, era comum o uso. Eles representam alguma divindade, como, por exemplo, o olho de Horus (usado até hoje). Aliás, “olhos” são muito famosos em objetos para atrair sorte.

Foi na Roma antiga que o filósofo Plínio o Velho registrou pela primeira vez o uso dos amuletos na civilização ocidental. Na obra “História Natural”, 79 d.C., ele relata três tipos muito utilizados na época: os que protegiam do mal, os com substâncias profiláticas e aqueles utilizados como remédio.

Com a disseminação do Cristianismo durante muitos séculos, o uso de amuletos da sorte era visto de forma negativa, como objetos pagãos utilizados por pessoas supersticiosas e hereges, sendo proibido o seu uso por séculos.

Mas, as culturas acabaram vencendo e se mesclando a religião, e, hoje em dia, há uma série de talismãs. Inclusive, religiosos, como é o caso do “crucifixo”. Abaixo listamos os mais famosos!

Amuletos da sorte famosos

Maneki Neko: os gatos da sorte orientais são muito utilizados em empresas e comércio. Posicionados sempre na entrada, com a pata direita levantada atrai prosperidade e dinheiro; com a pata esquerda levantada atrai visitantes; com ambas levantadas é sinônimo de proteção.

Elefantes: também colocados na entrada, são utilizados em residências. Atrai força, poder, estabilidade e sabedoria.

Mão de Fátima ou Hamsa: proteção contra o mal, previne doenças e atrai sorte.

Ferradura: virada para baixo atrai sorte; virada para cima protege do mau-olhado.

Filtro dos sonhos: utilizando próximo ou acima da cama para proteger de pesadelos.

Figa: traz sorte e fertilidade às mulheres; bloqueia o mau-olhado e a inveja. De acordo com a cultura popular, a figa é capaz de guardar a sorte você ainda não usou. Por isso, se você quebrá-la ou perdê-la, imagina-se que a sua sorte vai acabar.

Pé de coelho: atrai sorte.

Nazar/Olho Turco/Olho Grego: extremamente popular em casas, comércios, empresas e para proteção pessoal, esse talismã atrai sorte e elimina o mau-olhado.

Olho de Boi: essa semente é usada nas casas para afastar energias negativas.

Bambu: muito utilizado na China ele atrai sorte, dinheiro e realização. O Feng Shui ensina que deve ser colocado no setor Sudeste da residência para que a sorte seja multiplicada.

Escada: no antigo Egito era comum colocar escadas em túmulos com o objetivo de que os espíritos fossem para o céu. Hoje ela representa sorte. Por isso não se pode passar embaixo delas.

Trevo de quatro folhas: essa planta é raríssima na natureza. O comum é encontrar trevos de três folhas. Símbolo de sorte é considerado mágico.

Patuá: esse talismã é um conjunto de amuletos reunidos em um pingente para trazer sorte e proteção. Nele pode ter crucifixo, pimenta, olho grego, ferraduras, etc.

Estrela de Davi: muito disseminada na cultura judaica ela representa o homem, seu corpo, sua alma e seu espírito. Utilizada para atrair sabedoria e purificação.

Sal grosso: traz força, proteção e purificação.

Fitinhas religiosas: tradição no nordeste brasileiro, elas são utilizadas no corpo. Por tradição as pessoas fazem um pedido ao amarrá-las. Utiliza-se para atrair sorte e proteção.

Pimenta: espanta todo mal do ambiente onde está.

Sol: atrai prosperidade, sorte e proteção.

Lua: traz proteção e amor.

Pomba: traz paz e tranquilidade.

Moedas: atraem negócios, prosperidade, riqueza e bens materiais.

Buda: símbolo de fortuna, paz e felicidade.

Om: originário da cultura hindu, este som é um mantra poderoso que representa a criação do Universo.

Talismãs de cada signo

Além dos amuletos da sorte citados anteriormente, temos outros que são mais específicos. O site Horóscopo Virtual fez uma relação de amuletos utilizados por cada um dos 12 signos do zodíaco. Veja:

Áries – o primeiro signo utiliza a pimenta para afastar o mau olhado e a inveja e o sol para atrair prosperidade, proteção e sorte.

Touro – equilibrado e pé-no-chão, o segundo signo utiliza o trevo de quatro folhas para atrair sorte e o Buda como um ímã para a felicidade e prosperidade material.

Gêmeos – o terceiro signo utiliza o Yin Yang (Yin/preto/escuridão x Yang/branco/claridade) para obter equilíbrio das energias. Os sinos também são usados para afastar energias negativas.

Câncer – o quarto signo utiliza o elefante para atrair longevidade, sabedoria e força. E a lua, sua regente, para trazer alegria e sorte no amor.

Leão – o quinto signo aproveita o olho grego para proteção contra inveja e mau-olhado e a figa para afastar espíritos malignos e trazer sorte.

Virgem – o sexto signo atrai paz e moderação por meio da Pomba. E atrai proteção ao mesmo tempo em que repele a energia negativa utilizando a Estrela de Davi.

Libra – o sétimo signo utiliza a pirâmide para atrair foco, força e saúde. E o coração para atrair vitalidade, energia e espiritualidade.

Escorpião – o oitavo signo e também o mais místico de todos, utiliza o Olho de Hórus para atrair força, poder, coragem e proteção. Além disso, mandalas são utilizadas para estimular a meditação e a concentração.

Sagitário – o nono signo costuma proteger suas casas com ferraduras. O talismã traz sorte e afasta feitiços. A coruja atrai sabedoria.

Capricórnio – o décimo signo abre seus caminhos e atrai conquistas materiais com as chaves. Esse amuleto também é capaz de fechar o corpo contra energias negativas. As moedas chinesas são símbolos de riqueza e fartura e são utilizadas para atrair prosperidade.

Aquário – o penúltimo signo utiliza a mão de Hamsá para proteção e para afastar doenças. O OM ajuda na evolução espiritual destes nativos tão a frente dos demais mortais.

Peixes – o último signo faz uso da cruz Ansata ou Ankh, de origem egípcia, para proteção e para atrair saúde. A borboleta é outro amuleto da sorte que traz felicidade amorosa.

amuletos da sorte