junho 1, 2020

Alfazema – Usos mágicos, banhos, tintura e defumação.

COMPARTILHE

A Alfazema ou Lavanda é um arbusto de porte médio da família das Lamiaceae, originária do mediterrâneo.

Você já deve ter visto imagens de Provance, uma região do sudeste da França, conhecida mundialmente pelos seus extensos campos de lavanda floridos num lindo tom lilás.  

Não fique triste pois você não precisa morar na França para poder cultivar a Alfazema, já temos plantas adaptadas que se desenvolvem bem no seu jardim ou até mesmo em vasos.

O plantio da Alfazema é realizado por sementes na primavera e sua florada acontece nos meses de outubro e novembro. A melhor época, para a colheita é quando as suas flores estão começando a abrir; ou já estão abertas. Gosta de locais ensolarados e pouca chuva.

Seu óleo essencial é extraído das suas flores.

O extrato da Lavanda é usado para fins medicinais, cosméticos e místicos.

É utilizada para perfumar, purificar, equilibrar e harmonizar a energia de pessoas e ambientes.

Nome científico: 

Lavandula angustifolia Mill.

Nome popular:  Lavanda ou Alfazema.

sumidade-florida-são-as-últimas-folhas-e-flores-de-um-galho

Parte utilizadas: Flores, folhas e sumidades floridas.

*Sumidade florida – São as últimas folhas e flores de um galho

Princípios ativos:

Óleos essenciais acetato de linalilo e linalol, Taninos 12%, Cumarinas, Princípio amargo, Saponina ácida, Resina.

Uso medicinal da Alfazema.

Uso medicinal da Alfazema

A Alfazema tem vários usos terapêuticos e medicinais, sendo utilizada como chá, Banho, óleo essencial, extrato é um calmante natural e atua em outras terapêutica como: 

Antisséptico, antibacteriana

Tônico, atua na falta de vitalidade

Antiespasmódico e tem poder relaxante sendo indicada para alívio de dores musculares, exaustão após atividade física intensa ou de tensão por preocupação.

Calmante, possui efeito sedativo leve, sendo ideal para tratar depressão, desânimo e ansiedade

Digestivo, carminativa (contra gases intestinais; antiflatulento.)

A lavanda tem sido aplicada no tratamento de reumatismo, nevralgias, dores de cabeça, excitação nervosa, insônia, vertigens, falta de apetite, má digestão, ansiedade.

Para insônia usa tomar 20 a 30 gotas da tintura de lavanda 1 hora antes de dormir.

Chá de Alfazema melhora a digestão e o sono.

O chá de alfazema é usado para tratar de problemas digestivos, contra ansiedade e insônia, como para relaxamento e nas dores musculares e de cabeça.

Para se fazer o chá é bem simples, você pode comprar já pronto em forma de saquinho em lojas de produtos naturais.

Ou utilizar as Flores da Alfazema (dá para compra pela internet e em lojas de produtos naturais) para fazer o chá, para isso siga a proporção de 10 gramas (1 colher de sopa) para 500ml de água.

Como preparar o chá de alfazema?

chá de alfazema

Despeje 10 g de flores de lavanda em uma panela com ½ litro de água e leve ao fogo. Assim que começar a fervura desligue o fogo e deixe a infusão descansar de 5 a 10 minutos.

Coe a infusão, adoce à gosto com mel e desfrute desse maravilhoso chá.

Seu uso dentro das doses preconizadas não tem contra-indicação. Recomenda-se tomar de 1 a 3 xícaras (200ml) por dia para casos de fadiga, crises nervosas, dores de cabeça ou musculares,

Nas mulheres grávidas deve-se evitar o uso em doses altas por ser estimulante uterino.

Óleo essencial de Alfazema.

O óleo essencial de alfazema pode ser encontrado em farmácias e nas casas de produtos naturais ou esotéricos.

Das folhas e flores é extraído o óleo essencial por método de destilação por arraste de vapor. Para extrair um litro de óleo são necessários 160 quilos de lavanda.

Massagem com óleo essencial de lavanda

O óleo de Lavanda é excelente para massagem, devido às suas propriedades analgésicas, relaxantes e estimulantes de circulação periférica. Por ser muito concentrado, deve ser diluído em óleo vegetal, para evitar irritações na pele. Cerca de 30 gotas do óleo essencial de lavanda para cada 100 ml de óleo vegetal é uma boa proporção para a aplicação em massagens.

Como fazer tintura de Alfazema ou Lavanda

Como fazer tintura de Alfazema ou Lavanda

Você também pode extrair a tintura de alfazema de forma bem tranquila, veja o que você vai precisar.

– 300 gramas de sumidades floridas da planta.

– 1 litro de álcool de cereais.

– Vidro grande ou garrafa (2 litros) com tampa.

Coloque as sumidades floridas de alfazema no vidro ou garrafa e complete com álcool de cereais 80º, feche e guarde por 10 dias em um local abrigado da luz.

Depois de deixar descansar por 10 dias coe separando o líquido dos sólidos, nessa fase você terá uma tintura de alfazema puríssima que pode ser utilizada de forma tópica, para limpeza de superfícies ou de ambientes, podendo ser usado com um pano ou com um spray.

Para tomar a tintura por via oral, dilua de 15 a 30 gotas em um copo de água.

Banho de Alfazema limpeza e equilíbrio dos Chakras

O banho acalma os sentimentos, limpa a aura e equilibra os chakras.

Para o banho é necessário apenas galhos, ou flores de alfazema e água. Levar ao fogo e ao ferver desligue. Após seu banho de higiene jogue a infusão já morna da cabeça para baixo.

Pode adicionar outras ervas complementares como manjericão, louro, canela, hortelã, folha de laranjeira, alecrim. A Alfazema já é ótima e aliada a mais essas ervas você fará um banho com muitos aromas e vibrações que irão te deixar leve e feliz.

Defumação com Alfazema

A defumação com alfazema tem o objetivo e acalmar as tensões e energias do ambiente.

Pode ser feita através das tradicionais varetas de incenso ou jogando as flores e folhas de alfazema (sozinhas ou com outras ervas e resinas) sobre carvão incandescente.

Comece a defumação do ambiente mais distante da entrada da casa, escritório ou comércio, indo em direção da entrada, rezando, visualizando a limpeza e cura das energias pessoais e do ambiente.

Sachês aromatizadores para gavetas ou travesseiro.

Sachês aromatizadores para gavetas ou travesseiro.

O perfume da Lavanda ou Alfazema é um ótimo aromatizador que deixará seus armários, gavetas ou mesmo o ambiente (colocando em vasos) com um cheirinho deliciosos.

Também pode ser colocado em travesseiros e almofadas para melhorar o sono, evitar pesadelos, trazer relaxamento na hora de dormir.

Para isso basta fazer sachês utilizando saquinhos de pano. Indico usar saquinhos de 10 cm x 10 cm.

Coloque 30 gramas de flores de alfazema nos saquinhos e costure para as flores não saírem dos sachês. O perfume irá se espalhar em suas gavetas, travesseiros e armários trazendo equilíbio e leveza.

Outra dica bacana é carregar um saquinho com lavanda na bolsa, assim você estará mais conectada aos seus centros de equilíbrio, menos propensa as irritações do dia a dia.

Para aromatizar e embelezar o ambiente coloque as hastes de flores de Alfazema em vasos espalhados pela casa ou escritório, além de deixar qualquer lugar lindo e perfumado você também poderá receber a vibração positiva que essa planta irradia.

A Alfazema na umbanda.

O perfume Seiva de Alfazema é muito utilizado nas giras, nos benzimentos com as entidades e oferendas.

Orixás ligados a essa planta: Oxalá, Iemanjá e Oxum

Gênero: Masculino 

Planeta: Mercúrio 

Elemento: Ar

Categoria da erva: Erva Morna ou Equilibradora / Erva Irradiadora.

Indicada para: Acalmar o espírito, tranquilizar em situações difíceis, alcançar a harmonia e equilíbrio.

Cores: Tem ação através da cor azul-claro quase púrpura.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.


Compartilhe!



Veja também...

maio 19, 2020

maio 4, 2020

setembro 10, 2019

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >