janeiro 18, 2021

A prece de Cáritas

Texto da Prece de Cáritas

Deus nosso Pai,

que Sois todo poder e bondade,

A prece de Cáritas

dai força àqueles que passam pela provação,

dai luz àqueles que procuram a verdade,

e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus, dai ao viajante a estrela Guia,

ao aflito a consolação,

ao doente o repouso.

Pai, dai ao culpado o arrependimento,

ao espírito, a verdade,

à criança o guia,

ao órfão, o pai.

Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.

Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e

esperança para aqueles que sofrem.

Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores,

derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.

Deus,

um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra,

deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e

todas as lagrimas secarão,

todas as dores acalmar-se-ão.

Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,

como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha,

nós Vos esperamos com os braços abertos.

Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição,

queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.

Deus,

Dai-nos a força no progresso de subir até Vós,

Dai-nos a caridade pura,

Dai-nos a fé e a razão,

Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas

O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.

Como se originou a Prece de Cáritas?

A prece de Cáritas é uma oração que vem sendo praticada ao longo de muitas gerações pelos mais variados indivíduos e grupos espiritualistas, espíritas, umbandistas e outros.

É uma oração das mais eficazes, mesmo para quem ainda tem pouca prática na espiritualidade, atraindo boas vibrações e proteção espiritual para quem a pronuncia. Não é preciso ser treinado e experiente para pronunciá-la e obter frutos positivos, basta a intenção de um coração puro e firme.

Deve-se recitá-la portanto com firmeza e fé, com a mente disposta à prece e à comunhão com Deus.

Mas quem foi Cáritas?

A prece de Cáritas

Segundo conta a história de origem desta prece, Cáritas era um mentor que interagia com este nosso plano por meio da médium Madame W. Krell, integrante de um grupo espírita da cidade de Bordeaux, na França.

Outras psicografias conhecidas de Madame W. Krell são “A esmola espiritual” e “Como servir a religião espiritual”.

As mensagens que Madame W. Krell psicografava em transe podem ser encontradas todas no livro Rayonnements de la Vie Spirituelle (“Radiações da Vida Espiritual”), publicado no mês de maio do ano de 1875 também na cidade de Bordeaux.

Madame W. Krell foi uma das maiores psicógrafas de todos os tempos na história do espiritismo.

A prece de Cáritas foi psicografada em uma noite de Natal, em 25 de dezembro de 1873.

Foi ditada por Cáritas, que como o nome indica era um espírito que prezava a caridade, o serviço ao próximo, o amor de Deus aos homens e dos seres humanos entre si.

Qual a utilidade da Prece de Cáritas?

Não há um objetivo fixo e estático para a Prece de Cáritas.

Faça a oração buscando sentir uma elevação da sua alma. Você pode visar sua elevação e purificação, ou ambas as coisas. Tenha em mente também o amor próprio e a caridade às outras pessoas.

Leia algumas frases com todo o foco e começará a sentir logo uma aura de proteção ao seu redor caso se concentre. Se quiser você pode visualizar uma luz branca ou dourada à sua volta enquanto faz a prece.

O mais importante é que realize a Prece de Cáritas de coração, sentindo a vibração dentro de você, não de um jeito mecânico, simplesmente fruto de decoreba caso a tenha memorizado. Lembre-se que Deus não liga para decoreba, e sim para o que se sente.

É melhor ler e não memorizar se for para decorar sem se envolver com sinceridade. Muitas vezes se recita por exemplo o Pai Nosso sem se sentir realmente a oração, apenas pela memória, como fomos ensinados desde pequenos. Isso retira a eficácia da oração, e vale para qualquer prece, tanto para a de Cáritas como para qualquer outra que conhecer.

Considerando a beleza e a força da Prece de Cáritas, valorize todo o amor, a proteção e a compreensão que emanam dela.

A Prece de Cáritas é uma oração muito difundida, conhecida por inúmeras pessoas, especialmente entre as que já frequentaram ou frequentam centros espíritas.

É uma oração que visa tocar a profundidade do espírito e também pode ser recitada para se alcançar paz e tranquilidade.

Quem foi o espírito Cáritas?

espírito Cáritas

Acredita-se que Cáritas ou Cárita (dependendo da tradução, a grafia do nome muda) teria sido a mártir Irene, executada na Roma antiga, no ano de 305.

Era a época das perseguições aos cristãos, levadas adiante pelo imperador Diocleciano, antes que a religião de Cristo triunfasse no Império Romano.

Uma citação de Cáritas    

“A esmola, meus amigos, algumas vezes é útil, porque alivia os pobres. Mas é quase sempre humilhante tanto para quem dá, quanto para quem a recebe. A caridade, pelo contrário, liga o benfeitor e o beneficiário e, além disso, se disfarça de tantas maneiras! A caridade pode ser praticada mesmo entre colegas e amigos, sendo indulgentes uns para com os outros, perdoando-se mutuamente suas fraquezas, cuidando de não ferir o amor-próprio de ninguém.”

Cáritas (Lyon, 1861)

Sobre a Médium

A Madame Krell é muito pouco lembrada nos dias de hoje, mas podemos dizer que foi uma das principais médiuns psicográficas de toda a história do Espiritismo, talvez atrás apenas de Kardec e de Chico Xavier..

Alguns dos maiores nomes da poesia francesa foram psicografados pela Madame Krell. E com uma perfeição que levava até os mais céticos a ficarem embasbacados.

Krell recebia psicografias de Dumas (autor de “Os Três Mosqueteiros”), Lacordaire, Lamennais, Pascal, do grande escritor grego Esopo, de Fénelon e de muitos outros autores, como Lamartine, André Chénier, Alfred de Musset, Edgard Allan Poe e Saint-Beuve.

Psicografava em transe.

A Prece segundo o Evangelho, de Allan Kardec

Aproveitemos este artigo sobre a Prece de Cáritas para encerrarmos relembrando também outra importante prece, que, mais breve, é em parte comparável à Prece de Cáritas se considerarmos as boas vibrações e a proteção que pode trazer para nós:

Prece segundo o Evangelho

“Sim! Invoquemos com amor a graça de Jesus, supliquemos com humildade a misericórdia de Deus, para que, de posse do Evangelho, recebamos a sua força — possamos dar batalha a todos os sentimentos que não falem do seu nome, propagar pelo exemplo a sua palavra, único meio de chegarmos ao nosso desiderato sem agravar a responsabilidade, que porventura atualmente pese sobre cada um de nós, na distribuição da sua doutrina. 

Invoquemos o seu amor para que tenhamos força no coração e luz na inteligência, para que nos esclareça os ditames da consciência no terreno calmo e sereno aonde o Espírito vai, segundo a sua palavra, fecundando as boas sementes pelo trabalho contínuo das ações, com a enxada das virtudes. 

Procuremos por essa graça, que invocamos, dar o justo valor ao sentimento a que chamamos caridade — chave com que abrimos as portas do céu —, isto é: chave com que alcançamos a paz da consciência, o templo do amor, o sacrário da justiça, o tabernáculo da fé!”

Encare esta outra prece, leitor, como um brinde para você. Pronuncie-a com fé, alternando-a com a Prece de Cáritas, e obterá com certeza bons resultados espirituais em sua vida!


Veja também...

outubro 18, 2021

outubro 15, 2021

outubro 11, 2021

Já consultou nossas Tarólogas?

Faça sua consulta agora mesmo!

A partir de R$ 1,97/min

taróloga com anel de aranha