dezembro 5, 2019

Carta 13 do Tarot – A Morte. O que ela significa?

A Morte é a décima terceira carta dos Arcanos Maiores do tarot.

Os temas chaves dessa carta são: Mudanças repentinas, transformações, renovação, términos ou cortes em todos aspectos, pode ser fim de um relacionamento, perda de emprego, fim de sociedade ou parceria. O fim de ciclo, mudança de entendimento, busca por algo novo, revelações.

Uma das cartas mais temidas do Tarot é, ao mesmo tempo, uma das mais belas e importantes em nossos processos espirituais.

A Morte no Tarot não significa que você ou alguém amado irá morrer. Bem, na verdade todos iremos morrer algum dia e é mais ou menos essa a raiz da mensagem que essa carta misteriosa guarda.

Digamos que todo mundo encara, em vários momentos da vida, a ideia de que a morte implacável irá chegar. Essa reflexão é chamada, tradicionalmente, de memento mori, e pode mudar totalmente os rumos da vida de alguém.

Pode parecer estranho, mas é justamente a nossa relação com a morte que determina a forma como vivemos a vida.

É por isso que essa carta no Tarot significa essencialmente transformação, metamorfose ou qualquer processo em que algo tem de morrer para deixar nascer uma outra coisa.

Entenda melhor na explicação completa abaixo!

Significados divinatórios da Morte no Tarot

a morte no tarot

Quando o Arcano 13 do tarot aparece em uma leitura, ela indica que é preciso transformar algo em sua vida. Um relacionamento amoroso pode estar chegando ao fim, um hábito precisa ser abandonado ou é hora de deixar para trás uma mágoa, uma raiva guardada.

Basicamente, a morte está pedindo que deixemos todos os pesos aos quais nos apegamos para trás.

Essa finalização, esse “deixar para trás”, no entanto, é apenas um processo de limpeza para que algo novo nasça em sua vida.

Jogar fora o que não serve mais, para alcançar a leveza real que nos permite alçar voos mais altos, liberando a energia estagnada.

Essa mudança muitas vezes é difícil. No entanto, enquanto você se apegar à um modo de vida que te faz mal, a novidade terá dificuldade de brotar em sua vida.

Para aceitar essa regeneração em sua vida, busque maneiras de aceitar o fim com generosidade e firmeza, abraçando a vida da mesma forma em que ela acontece.

O significado da morte no Tarot

O significado da Morte no Tarot traduz uma visão espiritual e transcendental da morte. Isso significa que ela não é vista como um final doloroso e trágico.

Ela continua sendo um final, mas o final de um ciclo que traz transformação e renascimento.

Segundo essa visão a morte é uma passagem, uma maneira de ultrapassarmos os limites materiais de nossa vida. Em uma perspectiva esotérica, o processo de autoconhecimento que passamos durante nossa vida deverá preparar a nossa existência para aceitar a morte de maneira que é até mesmo amorosa.

Essa pode parecer uma ideia assustadora, mas a própria natureza nos dá essa lição em seu funcionamento. É por meio da matéria morta que a vida pode surgir, nas plantas, no fluxo energético que atravessa os reinos vegetal, animal e humano.

Na ilustração dessa carta – que no Tarot de Marselha vem sem nome – podemos observar que do chão escuro nasce uma mão com um formato muito parecido com o de uma planta.

O que parece à primeira vista como algo mórbido, não passa de um símbolo do próprio funcionamento da vida.

A morte é uma libertação para quem viveu uma vida dedicada a seu destino. É por isso que durante a vida devemos deixar morrer o que não vale mais para deixar nascer o que precisamos.

Quando o significado da Morte no Tarot é bom?

A Morte pode ser uma carta totalmente positiva em uma grande diversidade de leituras. Existem muitos momentos na vida em que temos de deixar nossos pesos para trás, transformar nossas energias e a nossa personalidade para chegarmos mais perto de quem realmente desejamos ser.

Isso pode significar deixar para trás orgulhos, sofrimentos, ilusões e apegos. Essa transmutação sempre será positiva se feita com dedicação e gentileza consigo mesmo.

Quando o significado da Morte no Tarot é ruim?

Aceitar a morte pode ser uma grande dificuldade. Isso é totalmente justificado, já que é um processo muitas vezes doloroso, em que as próprias estruturas da pessoa são modificadas e muitas vezes podemos nos sentir “sem chão”.

Se essa carta aparecer invertida ou em posições desfavoráveis, é possível que a pessoa esteja com muita dificuldade para desapegar e deixar para trás suas limitações. Isso pode estar causando atraso de vida, sensação de peso e desilusão.

O significado da Morte para o amor

Se você está em uma relação amorosa que causa dor e sofrimento, é o momento de transformar essas energias de uma vez por todas ou deixar esse relacionamento para trás.

Um relacionamento amoroso deve ser necessariamente baseado em energia construtiva e apoio mútuo.

Por outro lado, se você está se sentindo insatisfeita, solitária ou de mal com o amor, lembre-se de que para amar verdadeiramente devemos nos desviar de nossa vontade de possuir e de alimentar nossa vida pela atenção de outras pessoas.

O verdadeiro amor nos conecta ao universo e permite dissolver nossas ilusões e prazeres distorcidos.

Combinações com A Morte no Tarot

A Morte + A Roda da Fortuna + 10 de Ouros: recuperação inesperada de uma crise econômica

A Morte + A Imperatriz: Eventos difíceis, envolvendo dinheiro / saúde / morte / perda de emprego / casa. Provavelmente mais de um ao mesmo tempo.

Mas assim que eles são superados, o amor verdadeiro chega.

Também pode significar que você se torna muito criativo (a) se não estiver empregando muito tempo e esforços na busca do amor da sua vida.

A imperatriz é criatividade e abundância, e a combinação pode indicar, a depender das outras cartas ao redor, superação de dificuldades para se alcançar a harmonia no lar.

A Morte + O Imperador: Ocorrerão mudanças em sua vida que irão provocar mudanças em você, e que também podem deixar feridas e ser dolorosas.

Essas mudanças podem levar ao sucesso, a uma posição melhor na sociedade ou à ajuda de um homem de autoridade.

A Morte + O Papa: Morte de todas as velhas formas e aparências e tentativa de restaurar a ordem em uma situação. Uma crise dolorosa que será lembrada mesmo depois de muito tempo.

A Morte + Os Amantes ou Os Enamorados: “Em momentos de crise, encontre o verdadeiro amor”. A combinação pode estar te dizendo isso.

Primeiro você tem que enfrentar a mudança e renascer, a fim de estar pronto para ficarem juntos da melhor forma. Percebemos que é “agora ou nunca”, a morte não deixa saída, você tem que escolher.

Também pode indicar devoção ao seu amor, que o vínculo vai durar mesmo depois de uma crise!

Há muitas outras combinações possíveis, mas aqui demos uma ideia geral.

Gostou do artigo?

Faça então uma tiragem no nosso tarot grátis ou realize uma consulta via chat com nossas consultoras.



Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

abril 8, 2021

março 29, 2021

março 24, 2021

>