A Justiça representa valores, éticas e a justiça universal. Suas virtudes são relacionadas ao equilíbrio e a lei. Os temas-chave desta carta são a balança entre o bem e o mal e a certeza de que por mais que o mundo seja imprevisível, tudo acontecerá exatamente como deve acontecer.

A justiça aparece no Tarot como uma mulher que segura em uma mão uma balança e na outra uma espada. No tarot de Marselha, os olhos da figura estão voltados para a frente, focados e fixos, enquanto a visão tradicional da Justiça é desenhada com olhos vendados ou fechados. A mão que segura a balança é posta na altura do coração, simbolizando a raiz de suas escolhas.

Ela não Julga pelas aparências ou por nenhum tipo de preconceito, mas apenas pelos atos e seus resultados. Por isso, a justiça traz o significado da ética, da infinita justiça divina e do balanço entre os opostos. Bem e mal, certo e errado, a luz e a escuridão.

Se fossemos salientar apenas um dos sentidos divinatórios da Justiça no Tarot, poderíamos trazer à tona a lei de causa e efeito. Todas as ações terão consequências! Por mais que a vida por vezes pareça injusta, existe uma coerência interna no funcionamento do universo que é capaz de sempre colocar os pingos nos is.

Por isso, a Justiça no Tarot está te dizendo que é preciso agir com ética e clareza nesse momento. A balança sempre se ajusta para o lado verdadeiro. Deixe para trás as paixões e emoções que estão guiando o seu caminho para ações que você sabe que não são corretas.

É um momento de se guiar pelo instinto verdadeiro do coração, pela intuição do que é o certo.

Por outro lado, se você foi vítima de uma grande injustiça ou crime, essa carta indica que é preciso cuidar de seu próprio caminho e deixar que o universo permita que os culpados recebam a carga de seus atos.

Quer entender o significado da Justiça no Tarot em profundidade? Entenda abaixo!

dúvidas no amor? faça agora uma consulta de tarot online

O significado da justiça no Tarot

A justiça é uma carta poderosa e que pode ativar uma série de reações e sentimentos nas pessoas.

Ela não traz apenas o sentido da lei externa e universal, mas pode ser vista no modo como a nossa própria mente é capaz de julgar e sentenciar. Afinal, quem nunca passou por um tribunal mental?

A questão é que se deixarmos o pensamento e as concepções sociais do que é certo e errado de lado, perceberemos que sabemos, em nosso coração, exatamente o que devemos fazer em cada situação.

Essa mensagem está embutida no simbolismo da justiça que segura a balança na altura de seu coração. Devemos sempre procurar seguir essa voz profunda, que nos conecta com o universo.

No entanto, muitas vezes seguimos outros impulsos, que já sabemos serem enganosos. Desequilibramos nossa balança e temos de lidar com as consequências. Isso gera uma consciência pesada, sentimentos de culpa e sofrimento.

Apesar disso, esse tribunal mental pode ser visto com olhos positivos se o resultado final for um encontro da pessoa com o que ela realmente acredita.

Essa é a ética mais profunda! Veja, a Justiça cuida do equilíbrio (com a balança) e da ação (com a espada). Para evitar a culpa, o arrependimento e até mesmo o desejo de vingança, mantenha-se ao máximo no seu centro, com a percepção atenta para que cada gesto esteja alinhado com o que há de mais profundo em seu ser.

Outra forma de fazer isso é utilizando o poder da razão para pensar com clareza. Quais são os prós e contras dessa situação?

Se você andou saindo da linha, fazendo besteira, essa carta está indicando o caminho: volte para o seu centro.

as melhores tarólogas da web

Quando o significado da justiça no tarot é bom?

A justiça aparece com um significado especialmente positivo para quem está em alguma crise ética na vida. Se você está em dúvida sobre o que fazer, sempre pendendo para um lado ou para o outro, essa carta está te dizendo: volte ao seu centro e faça uma escolha precisa e decisiva.

Este é um arcano exigente, que demanda foco, concentração e força. Se você está em um período em que não sabe bem o que fazer, lembre-se que a mensagem do seu coração é sempre uma boa medida. Siga a sua intuição e aja pelo que você sabe que é o correto para você.

Quando o significado da Justiça no tarot é ruim?

A Justiça pode aparecer com um sentido ruim ou difícil de aceitar, quando você está precisando equilibrar energias opostas ou cometeu algo que está te deixando com muita culpa.

A melhor saída, nesse momento, é aceitar que existe uma balança no universo. Não adianta apenas arrepender-se. É preciso levantar-se e construir as estruturas e o equilíbrio perdido.

Se a carta da Justiça aparecer invertida, ela pode indicar uma pessoa que está vacilando entre os extremos ou julgando demais os outros sem prestar atenção em suas próprias ações.

Se for o seu caso, é o momento de guardar seus pensamentos e refletir a respeito de injustiças que você tem cometido. Muitas vezes quando apontamos para os outros estamos evitando olhar para nós mesmos.

Consulte os Búzios e o tarot online via chat

Conclusão:

Aproveite seu tempo para voltar ao seu centro. Aja de acordo com o seu coração. Reflita sobre o que você acha certo e errado. Procure ser uma pessoa justa e equilibrada. Lembre-se que tudo tem efeito nesse universo.

Consulte também o nosso tarot grátis ou faça um chat em tempo real com uma das nossas tarólogas.