A Justiça representa os valores, a ética e a justiça universal. Suas virtudes estão relacionadas ao equilíbrio e à lei. Os temas-chave desta carta são a balança entre o bem e o mal e a certeza de que, por mais que o mundo seja imprevisível, tudo acontecerá exatamente como deve acontecer.
A justiça aparece no Tarot como uma mulher que segura em uma mão uma balança e na outra uma espada. No tarot de Marselha, os olhos da figura estão voltados para a frente, focados e fixos, enquanto a visão tradicional da Justiça é desenhada com olhos vendados ou fechados. A mão que segura a balança é posta na altura do coração, simbolizando a raiz de suas escolhas.
Ela não Julga pelas aparências ou por nenhum tipo de preconceito, mas apenas pelos atos e seus resultados. Por isso, a justiça traz o significado da ética, da infinita justiça divina e do balanço entre os opostos. Bem e mal, certo e errado, a luz e a escuridão.
Se fôssemos salientar apenas um dos sentidos divinatórios da Justiça no Tarot, poderíamos trazer à tona a lei de causa e efeito. Todas as ações terão consequências! Por mais que a vida por vezes pareça injusta, existe uma coerência interna no funcionamento do universo que é capaz de sempre colocar os pingos nos is.
Por isso, a Justiça no Tarot está te dizendo que é preciso agir com ética e clareza nesse momento. A balança sempre se ajusta para o lado verdadeiro. Deixe para trás as paixões e emoções que estão guiando o seu caminho para ações que você sabe que não são corretas.
É um momento de se guiar pelo instinto verdadeiro do coração, pela intuição do que é o certo.
Por outro lado, se você foi vítima de uma grande injustiça ou crime, essa carta indica que é preciso cuidar de seu próprio caminho e deixar que o universo permita que os culpados recebam a carga de seus atos.
Quer entender o significado da Justiça no Tarot em profundidade? Entenda abaixo!
O significado da justiça no Tarot
A justiça é uma carta poderosa e que pode ativar uma série de reações e sentimentos nas pessoas.
Ela não traz apenas o sentido da lei externa e universal, mas pode ser vista no modo como a nossa própria mente é capaz de julgar e sentenciar. Afinal, quem nunca passou por um tribunal mental?
A questão é que se deixarmos o pensamento e as concepções sociais do que é certo e errado de lado, perceberemos que sabemos, em nosso coração, exatamente o que devemos fazer em cada situação.
Essa mensagem está embutida no simbolismo da justiça que segura a balança na altura de seu coração. Devemos sempre procurar seguir essa voz profunda, que nos conecta com o universo.
No entanto, muitas vezes seguimos outros impulsos, que já sabemos serem enganosos. Desequilibramos nossa balança e temos de lidar com as consequências. Isso gera uma consciência pesada, sentimentos de culpa e sofrimento.
Apesar disso, esse tribunal mental pode ser visto com olhos positivos se o resultado final for um encontro da pessoa com o que ela realmente acredita.
Essa é a ética mais profunda! Veja, a Justiça cuida do equilíbrio (com a balança) e da ação (com a espada). Para evitar a culpa, o arrependimento e até mesmo o desejo de vingança, mantenha-se ao máximo no seu centro, com a percepção atenta para que cada gesto esteja alinhado com o que há de mais profundo em seu ser.
Outra forma de fazer isso é utilizando o poder da razão para pensar com clareza. Quais são os prós e contras dessa situação?
Se você andou saindo da linha, fazendo besteira, essa carta está indicando o caminho: volte para o seu centro.
Quando o significado da justiça no tarot é bom?
A justiça aparece com um significado especialmente positivo para quem está em alguma crise ética na vida. Se você está em dúvida sobre o que fazer, sempre pendendo para um lado ou para o outro, essa carta está te dizendo: volte ao seu centro e faça uma escolha precisa e decisiva.
Este é um arcano exigente, que demanda foco, concentração e força. Se você está em um período em que não sabe bem o que fazer, lembre-se que a mensagem do seu coração é sempre uma boa medida. Siga a sua intuição e aja pelo que você sabe que é o correto para você.
Quando o significado da Justiça no tarot é ruim?
A Justiça pode aparecer com um sentido ruim ou difícil de aceitar, quando você está precisando equilibrar energias opostas ou cometeu algo que está te deixando com muita culpa.
A melhor saída, nesse momento, é aceitar que existe uma balança no universo. Não adianta apenas arrepender-se. É preciso levantar-se e construir as estruturas e o equilíbrio perdido.
Se a carta da Justiça aparecer invertida, ela pode indicar uma pessoa que está vacilando entre os extremos ou julgando demais os outros sem prestar atenção em suas próprias ações.
Se for o seu caso, é o momento de guardar seus pensamentos e refletir a respeito de injustiças que você tem cometido. Muitas vezes quando apontamos para os outros estamos evitando olhar para nós mesmos.
Combinações com a carta A Justiça do Tarot
A Justiça + O Louco: O que é certo é certo, e isso levará a um novo começo. A Justiça traz o que você merece, mas qualquer pessoa que agiu usando os outros terá um carma ruim. Nossa força e nossas escolhas resolverão situações difíceis.
A Justiça + O Mago: Pessoa justa e capaz. Ótima combinação no amor.
A Justiça + A Sacerdotisa: recompensa cármica por agir de maneira justa e pura. No amor, as ações serão verdadeiramente puras da parte de ambos. Se você foi legal, conseguirá coisas boas. A pessoa é muito intuitiva e sempre escolhe com cuidado em todos os assuntos.
A Justiça + A Imperatriz: Tudo acontece de acordo com uma ordem divina (recompensa cármica). Período de abundante criatividade e muita alegria em família. Você amará sua família, seu corpo e outras pessoas notarão isso. Você agiu corretamente no passado (caso contrário, a Imperatriz não teria se seguido à justiça).
A Justiça + O Imperador: Certeza. O que é certo acontecerá. Uma questão legal será resolvida positivamente. Amor sincero.
A Justiça + O Papa: Relacionamento justo, com grande potencial. Pode significar o retorno de um amor passado e casamento. E/ou um amor responsável e planos de casamento.
É uma das melhores combinações para o casamento ou para um relacionamento de longo prazo. Outras boas cartas são O Mundo e O Sol, A Imperatriz, o Mago e Os Amantes.
Nas finanças, depois de uma longa espera, você receberá o que lhe cabe e quem sabe a aprovação de um homem de poder. Ele lhe dirá o que fazer e os planos que deverá colocar em prática.
No amor, podemos ter aqui o retorno de um relacionamento, e as coisas acontecem como o esperado (a combinação também pode significar moralidade excessiva. Observe as cartas ao redor para ver se é esse o caso).
Conclusão:
Aproveite seu tempo para voltar ao seu centro. Aja de acordo com o seu coração. Reflita sobre o que você acha certo e errado. Procure ser uma pessoa justa e equilibrada. Lembre-se que tudo tem efeito nesse universo.