As dores nas articulações é um distúrbio constante, não relacionado a uma determinada época do ano, e que pode afetar homens e mulheres.
Na maioria das vezes, é consequência de uma doença autoimune chamada artrite, que se manifesta como inflamação e dor nas articulações.
A dor nas articulações traz desconforto, inflamação e dor. Este é um problema muito comum e pode ocorrer em qualquer pessoa, independentemente da idade e do sexo.
Esse tipo de dor pode ser aguda, crônica, leve ou intensa, impossibilitando o uso das articulações.
Artrite e gota são as duas principais causas de dor, mas também podem resultar de tensão muscular, ossos quebrados ou deslocados, bursite ou fibromialgia.
Remédios naturais para a dor
Alguns remédios naturais, além de uma dieta saudável, podem ajudar a aliviar as dores nas articulações em caso de artrite.
Vamos descobrir juntos!
1) Garra-do-diabo (harpago) – contra dores nas articulações
Suas propriedades são conhecidas por seus benefícios também em caso de dores nas costas, artrose e ciática.
É facilmente encontrado na medicina fitoterápica na forma de óleo essencial ou como pomadas e tinturas que podem ser usadas diretamente na parte dolorida.
Também é possível preparar um chá.
Para fazer o chá de garra-do-diabo, basta introduzir 1 colher (de chá) das raízes secas em uma panela.
A seguir despeje 1 xícara de água.
Deixe ferver por quinze minutos em fogo baixo, esfrie, coe e beba de 2 a 3 xícaras por dia.
2) Arnica montana – contra dores nas articulações
Eficaz no tratamento de entorses, traumas e dores musculares, esta planta pode ser utilizada como compressa a ser feita com a tintura mãe em solução 10-20%, adicionando água e glicerina ou adquirindo o produto pronto em uma farmácia de fitoterapia.
3) Combinação de camomila, alecrim e lavanda – contra dores nas articulações
Uma combinação muito útil para o tratamento das dores nas articulações é aquele à base de óleos essenciais de camomila romana (4 gotas), alecrim (5 gotas) e lavanda (5 gotas), todos diluídos em cerca de um litro de água quente.
Depois de misturado tudo, basta pegar um pano e mergulhar na solução, mantendo-o onde for necessário até que esfrie.
Utilizar resfriado em caso de inflamação e deixe agir por pelo menos 20 minutos.
4) Envoltório de argila verde – contra dores nas articulações
Esta compressa muito útil contra dores nas articulações é feita combinando uma quantidade suficiente de água com pó de argila para torná-la turva, mas não excessivamente líquida.
Depois de pronta, deve ser aplicada com pano quente sobre a área dolorida e deixada agir por algumas horas.
Em caso de inflamação, evite usar pano quente, como no caso do emplastro de óleo essencial, pois pode ser contraproducente.
A argila verde possui um pH neutro, grande função absorvente, combate edemas e é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante.
É indicada também em tratamentos dermatológicos para peles oleosas e acneicas e é usada na fabricação de produtos destinados ao tratamento de cabelos oleosos.
5) Infusão de sabugueiro – contra dores nas articulações
A infusão de sabugueiro pode ser preparada infundindo 4 colheres de sopa de suas flores em um litro de água fervente por cerca de 15 minutos.
Filtre e beba o chá, de preferência pela manhã e à noite.
Caso possa colher as flores e queira secá-las, você deve guardá-las em recipientes isolados do ar porque absorvem com facilidade a umidade e ficam podres.
6) Gengibre – contra dores nas articulações
O gengibre é um analgésico natural, em alguns casos até melhor do que medicamentos comuns, como o ibuprofeno e a cortisona.
O extrato de gengibre não causa efeitos colaterais e pode agir positivamente para aliviar a dor e a inflamação.
Já se demonstrou também que o gengibre tem um efeito positivo para inibir o câncer e enfraquecê-lo (não de curá-lo, atenção, mas é excelente como remédio natural de apoio).
Esse efeito foi observado em casos de câncer de próstata, gastrintestinal, pancreático e hepático.
A pesquisa mostrou como certas substâncias contidas nele são capazes de inibir o crescimento das células nocivas e, ao mesmo tempo, simular a morte celular programada.
Também parece que o efeito tóxico não é exercido sobre as células saudáveis.
Além disso, recentemente um grupo de pesquisadores do Instituto Hormel (Universidade de Minnesota) destacou as propriedades antitumorais dessa especiaria nos casos de carcinomas colorretais.
Tomar gengibre todos os dias, de fato, teria uma função protetora contra os cânceres colorretais.
Ann Bode, a investigadora responsável pelo estudo, disse: “Às plantas da família do gengibre são atribuídas poderes preventivos e terapêuticos, bem como uma atividade anticancerígena.”
Entre as muitas virtudes, o gengibre também é usado para reduzir náuseas. Graças às suas propriedades, é tradicionalmente utilizado como um tônico digestivo.
É muito apreciado no caso de enjoos da gravidez (pesquisas também mostraram que o consumo de gengibre reduziu estatisticamente a sensação de vômito).
Para isso, basta uma infusão de preparada com 5 gramas de raiz de gengibre em 1/2 litro de água.
Mastigar a raiz é eficaz tanto contra as náuseas quanto contra dores no corpo.
E estudos recentes demonstraram que o gengibre, graças às suas fortes propriedades anti-inflamatórias, alivia também as dores de cabeça, reduz com eficiência as dores nos músculos e alivia a inflamação do estômago e do esófago.
Em suma, é algo que não pode faltar na sua dieta.
7) Azeite extravirgem – contra dores nas articulações
O azeite de oliva extravirgem contém substâncias que são úteis para inibir as enzimas responsáveis pela inflamação, assim como fariam os medicamentos apropriados.
Por este motivo recomenda-se massagear as articulações com azeite virgem extrasimples, de preferência prensado a frio.
Massageie as articulações com 2 ou 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem duas vezes ao dia. Não se esqueça também de usá-lo cru como condimento.
8) Hortelã e eucalipto – contra dores nas articulações
Os óleos essenciais de hortelã-pimenta e eucalipto têm propriedades analgésicas. A sensação de frescor criada por sua combinação pode dar alívio em pouco tempo e ajudar a aliviar a dor.
Para uma mistura ainda mais eficaz, mescle:
– 5-10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
– 5-10 gotas de óleo essencial de eucalipto
– 1-2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Despeje os óleos essenciais num frasco de vidro e dilua-os com azeite extravirgem ou outro óleo vegetal à sua disposição.
Mantenha o preparado longe da luz e massageie-o nas articulações quando sentir dor.
Gostou do texto? Comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais!