A importância do fígado
Sintomas como inchaço abdominal e dificuldade para perder peso, acompanhados de fadiga e nervosismo, nem sempre são atribuíveis à intolerância alimentar ou a outros distúrbios, mas podem levar à intoxicação hepática.
A limpeza do fígado é muito importante para manter um correto estado de saúde e prevenir inúmeras doenças.
Na verdade, é o órgão mais importante para filtrar resíduos e toxinas do corpo, mas não só. Alguns estados de ânimo não físicos, como depressão, fadiga crônica e mau humor, costumam estar associados a um fígado pesado e lento.
Não por acaso, na medicina tradicional chinesa, o fígado está associado a emoções negativas como raiva e irritação. Ligado portanto ao estresse.
E é por isso que purifica-lo equivale a garantir um correto estado de saúde física, psicológica e emocional.
Ele intervém no metabolismo dos alimentos, medicamentos, toxinas e serve para filtrar qualquer substância introduzida no corpo.
Se houver muitas substâncias tóxicas, o fígado fica cansado e não consegue fazer seu trabalho adequadamente. A consequência são distúrbios e doenças de vários tipos.
Quando este precioso órgão está inflamado, ele desempenha suas funções com dificuldade, e vários sintomas, não apenas físicos, podem ocorrer.
Do fígado, as toxinas não filtradas podem atingir qualquer órgão e sistema, sobrecarregando-o e inflamando-o. Em suma, é um círculo vicioso. Às vezes, o fígado está sobrecarregado com toxinas, mas não apresenta sintomas específicos.
Se for sintomático, porém, no nível físico, pode ocorrer dor na parte superior do abdome que pode atingir a região lombar, como uma dor reflexa.
Quando muito intoxicado, o fígado pode parecer aumentado devido à gordura e resíduos.
Quando e por que limpar o fígado é importante.
Entre os sintomas característicos de um mau funcionamento do fígado (e, portanto, com necessidade de limpeza) está a náusea, com direito a uma boca amarga, muitas vezes presente nas primeiras horas da manhã.
Devemos lembrar que o fígado realiza sua tarefa purificadora principalmente à noite. Isso explica o enjoo matinal.
Um fígado pesado também pode causar uma sensação de mal-estar e fadiga geral, que pode persistir mesmo após as refeições.
A sonolência pós-refeição clássica é um sinal típico de um fígado cansado. Outros sintomas característicos que indicam que precisaremos desintoxicar o fígado são: dor de cabeça, halitose, dificuldade para digerir, problemas de peso, distensão abdominal, prisão de ventre e / ou disenteria com fezes de cor muito clara.
Outros sintomas de um fígado que precisa ser desintoxicado são visíveis através da observação de pele opaca e acinzentada ou se aparecerem manchas pigmentadas anormais.
Na presença de doenças mais graves (hepatite), a tez pode adquirir uma tonalidade amarelada.
As patologias do fígado podem ser muitas: hepatite, cirrose, cálculos biliares, infecções, etc.
A essas condições podem ser adicionados sintomas psíquicos como irritabilidade, falta de concentração, falta de motivação, fadiga crônica, depressão.
É aconselhável realizar ciclos de purificação do fígado em caso de enfermidades, ou para prevenção e desintoxicação todas as primaveras e todos os outonos, durante dois meses.
Esse hábito saudável ajuda a prolongar a vitalidade desse órgão e a retornar à saúde. Vamos ver agora alguns dos remédios naturais mais eficazes para limpar o fígado naturalmente!
1. Água com limão de manhã cedo
Este é o remédio mais simples. Beber um copo de água quente e meio limão espremido de manhã com o estômago vazio é uma maneira natural de limpar.
Este remédio também ajuda a regular o pH interno e a manter o intestino limpo, junto com o fígado.
2. Cúrcuma, a especiaria dourada para o fígado
A cúrcuma é uma especiaria que estimula a função hepática e é um bom remédio anticolesterol. A bebida que propomos é um bom desintoxicante e é recomendada para diminuir o excesso de colesterol.
É preparada adicionando duas colheres de chá de cúrcuma em pó, uma de gengibre e uma pitada de pimenta do reino a 100 ml de leite de coco e meio copo de água quente.
Adoce com mel e beba durante pelo menos duas semanas.
Alternativamente, suplementos à base de cúrcuma podem ser usados.
Só não recomendamos este preparado em caso de hemorroidas, gravidez, úlceras, pedras, hemofilia.
3. A alcachofra, um remédio clássico
A alcachofra é o remédio mais conhecido e usado para a purificação do fígado. Ele desempenha uma função diurética bastante importante que permite a eliminação de pedras de colesterol.
É usado para estimular a secreção da bile e a drenagem dos dutos hepáticos.
Também é indispensável em caso de esteatose hepática (fígado gorduroso).
O princípio funcional é a cinarina.
Geralmente, recomendamos cápsulas ou a tintura-mãe diluída em um bom copo de água ou suco de frutas em vez de beber a infusão, que tem um sabor bastante forte e amargo.
4. O Alecrim, muito mais que um bom aroma.
Na fitoterapia, o alecrim é considerado um remédio tônico e purificante.
Para purificar o fígado, sua melhor forma é o extrato, que pode ser tomado antes das refeições, com um pouco de água, também para regular o apetite.
5. Aloé, o suco amargo bom para o fígado
O suco de Aloé é uma das bebidas desintoxicantes mais usadas para a purificação do fígado e dos intestinos.
Com o seu sabor amargo, típico dos purificadores, desempenha várias funções: acalma a mucosa do estômago, promove a limpeza intestinal e ajuda o fígado a eliminar as suas toxinas. É excelente tomar um copo, antes das refeições, durante pelo menos dois meses.
6. As virtudes do suco de maçã
O suco de maçã, é rico em inúmeras substâncias benéficas para o fígado, em particular a pectina e o ácido málico.
O suco de maçã é usado em várias técnicas de limpeza do fígado, mas também é eficaz por si só.
O importante é se curar com pelo menos dois copos de suco de maçã puro por dia, durante um mês.
7. Gengibre, um bom desintoxicante do fígado
O gengibre é capaz de regular os níveis de colesterol e de limpar o fígado dos resíduos acumulados.
O chá gengibre é desintoxicante e dissolve as pedras do fígado.
O preparo é simples: você precisa de uma colher de chá de gengibre em pó ou, em alternativa, 2 cubinhos de cerca de 1 cm de cada lado de gengibre fresco.
Os cubos podem reter a casca, e basta furar a superfície com uma pequena faca para que os princípios ativos sejam liberados na infusão em um tempo menor.
Se preferir, você também pode cortar o gengibre fresco em rodelas finas, cinco são o suficiente.
Então você tem que ferver por cerca de quarenta minutos no equivalente a um copo d’água.
Desligue, deixe em infusão por alguns minutos, filtre e beba.
Acabamos de ver então 7 formas de limpar seu fígado!
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais!