Aprenda como funciona a terapia que trata a energia dos ambientes.

O objetivo do Feng Shui é harmonizar o fluxo de energia dos ambientes. Somos afetados pelo lugar em que vivemos ou passamos muito tempo, por isso é importante cuidarmos para que a energia desses locais esteja sempre limpa, positiva e em movimento. As técnicas do Feng Shui trabalham na limpeza, harmonização, fluidez e conexão das energias que nos circundam através da compreensão do espaço como um todo.

Muitos ambientes possuem desequilíbrios que podem estar na bagunça, no excesso de coisas e informações, nas cores, em energias estagnadas, na falta de harmonia, em disposições desfavoráveis ou nos elementos predominantes (madeira, metal, água, fogo, terra).

O Feng Shui trabalha todos esses aspectos e traz inúmeros benefícios a um espaço:

  • Desbloqueia a energia do ambiente, remove energias estagnadas e faz com que a energia flua no espaço.
  • Alinha objetivos e sonhos do indivíduo com a energia do seu ambiente externo.
  • Potencializa a Lei da Atração (através de seus símbolos e rituais).
  • Aumenta o bem-estar dos moradores de uma casa ou dos funcionários de uma empresa.
  • Harmoniza as energias da natureza dentro de um espaço.
  • Torna os ambientes agradáveis e saudáveis, de acordo com a função que cada ambiente possui.
  • Permite que as pessoas estabeleçam novas relações com os espaços em que vivem
  • Altera padrões de energia e, assim, muda a direção que a vida da pessoa está seguindo.

1) Portas devem abrir totalmente

Todas as portas da casa devem abrir completamente, sem obstruções (como armários, mesas, cestos e objetos atrás da porta, que impedem a abertura total), para que a energia flua sem dificuldade por toda a casa. É importante que todos os dias você abra as portas e janelas da casa por pelo menos 30 minutos, para a energia entrar e circular e para que o ar seja renovado.

2) Conserte ou retire coisas quebradas

Conserte, troque ou jogue fora tudo aquilo que não funciona. Coisas quebradas não trazem energias boas para a casa e atraem estagnação e obstáculos em outras áreas da vida.

3) Coloque um lírio da paz ao lado do computador (principalmente se ele fica no quarto)

Essa planta alivia as ondas eletromagnéticas emitidas pelo computador.

4) Tire aquilo que não tem utilidade e evite os excessos

Para abrir espaço para oportunidades e permitir a entrada de energia de renovação. Se seu ambiente é cheio de objetos, bagunça e tralhas, sua vida vai ser cheia de coisas bagunçadas e inúteis também.

5) Decore com objetos que tenham significado para você e te tragam boas sensações

Tenha quadros, estátuas, enfeites, fotos etc que te passam lembranças ou emoções positivas. Quando você olha para aquele objeto, ativa instantaneamente uma determinada área da sua mente e vibra naquela sintonia (Lei da Atração!). Analise os objetos que estão à sua volta e deixe à vista aqueles capazes de reproduzir o padrão vibratório que você deseja para a sua vida.

6) Evite ficar posicionado de costas para a porta

Sofás, escrivaninhas e camas em que você fica de costas para a porta (sem ver quem entra no ambiente) te deixam desprotegido.

7) Mantenha o fogão sempre limpo

Para o Feng Shui, o fogão é o maior símbolo da prosperidade da casa. É importante mantê-lo limpo e não usá-lo como “armário” de panelas, travessas etc.

8) Use amarelo no ambiente de estudo/trabalho

Amarelo é a cor do foco e da concentração, ótimo para ambientes em que você faz atividades que pedem a mente atenta. Porém, cuidado com o excesso, pois o amarelo pode estimular demais e te deixar cansado.

9) Não guarde aquilo que você não usa por medo de um dia precisar

Quem guarda coisas que não usa pensando que pode ter um problema, empobrecer e um dia precisar daquilo e não conseguir ter novamente, atrai essa vibração de falta e escassez para sua vida.

10) Não deixe as passagens bloqueadas por móveis, objetos, plantas

Passagens bloqueadas dificultam o fluir da energia.

11) Tenha plantas, flores e objetos naturais

É sempre bom ter coisas naturais dentro de casa, principalmente plantas bonitas e bem cuidadas, pois elas trazem energias positivas para os ambientes e purificam o ar.

12) Mantenha sua casa sempre cheirosa (sem exageros)

Odores têm o poder de alterar as funções da mente humana (positiva ou negativamente). Aromas agradáveis ativam o bem-estar, mas não exagere.

13) Evite o branco total em um ambiente

A cor branca em exagero dá a sensação de falta de motivação e esperança, então equilibre o branco com outras cores. As paredes podem ser brancas, mas invista em cores na decoração.

14) Cuide bem da mesa de jantar

A mesa de jantar simboliza a harmonia familiar. Deixe-a sempre bonita e arrumada, sem defeitos (como vidro quebrado, por exemplo).

15) Banheiros devem ser bem limpos, organizados e iluminados

Banheiros devem sempre passar sensação de limpeza e frescor, pois é a área onde nos limpamos.